17 de dezembro de 2012

ESPECIAL: Temporada de Inverno (2012/2013)



Geralmente considerada a mais fraca em se tratando de qualidade e quantidade, a temporada de inverno que se iniciará em breve parece não dar, numa primeira impressão, uma expectativa muito alta quanto às suas estreias; mas, seja por conta de sua origem inusitada, de seu enredo inicial curioso ou por quem está por trás da obra, aparecem aqui e ali alguns títulos, no mínimo, interessantes, que valem uma conferida.


Novas animações das estimadas SHAFT e Kyoto Animation, protagonista com amnésia e anime onde foi possível aos fãs escolherem através de enquetes no celular o destino e a aparência das personagens são alguns dos destaques, junto a continuações de animes de sucesso recente como “Chihayafuru”, “Boku wa Tomodachi ga Sukunai” e “AKB0048”. Garotas publicando uma revista de mangá, garotas participando de um clube de mangá – malditas coincidências... -, garotas escalando montanhas ou apenas cantando ou controlando máquinas, hikikomoris, detetives, pseudo-incesto entre irmãos (dessa vez baseado em um guia de viagem!) ... Mais de trinta animações estreiam a partir do final desse mês, e todas elas possuem a seguir informações adicionais não inclusas na cartela do Neregate, que também mostra quais serão os OVAs, Movies, Specials e OADs a serem lançados durante a temporada.

...

Cada anime possui breves comentários pessoais meus com descrição das sinopses, uns maiores, outros menores - futuramente o Bebop poderá adicionar também opiniões suas sobre algumas séries. Na base do achismo e de dados variados, os convido a quebrar a cara junto comigo quanto ao que esperar pelo que está por vir, pois quem acompanha animes com regularidade está mais do que acostumado a ver séries subestimadas num primeiro instante surpreenderem mais tarde e vice-versa. Além disso, como este post está sendo feito com certa antecedência, muitos dados novos surgirão ou terão de ser corrigidos; dessa forma, manterei abaixo uma relação das atualizações realizadas aqui.


Todo anime tem em seu título um link que o leva à sua respectiva página no MyAnimeList.

As datas de estreia se referem ao dia exato da primeira exibição do anime, não importando o horário. Ex: em alguns sites colocam que anime X estreará dia 2 de janeiro, sendo que sua estreia será à 1:00 da manhã já do dia 3; mas aqui a data estará como dia 3 de janeiro mesmo.



(abra em uma nova aba para visualização completa)



***************


Atualizações:
06/01: Adicionado o trailer de "Doki! Doki! Precure" (fecho por aqui as atualizações).
02/01: Corrigido o formato de "Jigoku Youchien" (será ONA, não TV).
01/01: Confirmado e adicionado "Jigoku Youchien".
01/01: Confirmado e adicionado "Line Offline: Salaryman". 
01/01: Corrigidas as datas de estreias de "D.C.III ~Da Capo III~" e "Senran Kagura".
29/12: Adicionado o trailer de "Yama no Susume".
24/12: Adicionado o trailer de "Minami-ke Tadaima".
22/12: Adicionado novo trailer de "Sasami-san@Ganbaranai" (o anterior foi bloqueado).
22/12: Confirmado e adicionado "gdgd Fairies 2" (de novo, quem esperava por isso?).
22/12: Adicionado comentários do Bebop em algumas poucas obras.
21/12: Adicionado novo trailer de "Tamako Market" (o anterior foi bloqueado).
21/12: Adicionado o trailer de "Ai Mai Mi".
20/12: Informações adicionais em "Ganbare! Lulu Lolo - Tiny Twin Bears" (quem esperava por isso?).
20/12: Aviso quanto às datas de estreia dos animes, colocado logo acima.
20/12: Informação adicional em "Yama no Susume".
19/12: Adicionado o trailer de "Love Live! School Idol Project".
19/12: Adicionado o trailer de "AKB0048 Next Stage".
18/12: Adicionado o trailer de "Cardfight!!Vanguard: Link Joker-hen".
18/12: Adicionado o trailer de "D.C.III ~Da Capo III~".
18/12: Adicionado o trailer de "Zettai Karen Children: The Unlimited - Hyoubu Kyousuke".
18/12: Adicionado o trailer de "Boku wa Tomodachi ga Sukunai Next".
18/12: Corrigidos alguns erros de digitação.



***************




Ai Mai Mi
Formato: TV (3 min. por episódio)
Data de estreia: 03/01
Diretor: Itsuki Imazaki
Estúdio: Seven
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
De onde saiu: Mangá, 2 volumes, em andamento
Site oficial: Clique aqui

Trailer: Clique aqui

Do mesmo estúdio que produziu as séries curtas “Recorder to Randoseru” e “Morita-san wa Mukuchi”, “Ai Mai Mi” será outro anime com episódios de três minutos cada, que contará o dia a dia de quatro garotinhas membros de um clube de mangá. Baseado em tirinhas 4-koma, sinopses indicam que o anime terá um quê de “nonsense”, mostrando as protagonistas em situações absurdas quando não estão desenhando. Se o seu tamanho não empolga, a Seven, contudo, tem exibido uma boa qualidade na produção dessas suas pequenas animações, o que deverá render um anime levemente adorável.



***************



AKB0048 Next Stage
Formato: TV
Data de estreia: 06/01
Diretor: Shoji Kawamori (“Aquarion”, “Macross Frontier”)
Estúdio: Satelight
Gênero: Música / Sci-fi
De onde saiu: Baseado no grupo de ídolos AKB48
Site oficial:
Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Segunda temporada da animação musical inspirada no grupo de ídolos AKB48. No primeiro anime, após uma guerra interplanetária que forçou os humanos a saírem da Terra, a sociedade atual proibiu expressões artísticas por achar que elas “perturbam o coração”; porém, passados quarenta e oito anos, o lendário grupo AKB48 é ressuscitado como a tropa interplanetária AKB0048, formado por garotas que carregam o título e o espírito dos membros originais. Vistas como heroínas por alguns e terroristas por outros, elas devem pegar em armas para proteger seus fãs e levar a música aonde quer que eles estejam.

A equipe segue a mesma, com Shoji Kawamori na direção e a muito criticada – e com méritos - Mari Okada na montagem do roteiro.



***************



Amnesia
Formato: TV
Data de estreia: 07/01
Diretor: Yoshimitsu Osashi (“Galaxy Angel”, “Sacred Seven”, “Witchblade”)
Estúdio: Brains Base
Gênero: Romance
De onde saiu: Visual novel para PSP
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Tal como o titulo sugere, em um dia qualquer a protagonista acorda sem memórias de seu passado. Um rapaz surge diante dela, dizendo que é um “espírito” chamado Orion. Mais tarde, ela recebe uma ligação cujo número desconhece, e acaba se encontrando com outro rapaz que diz ser seu namorado, apesar de ela não reconhecer seu rosto.

Um dos animes mais aguardados da temporada, e, em igual medida, um dos que tem o maior potencial de causar decepção. E por um simples detalhe: é adaptação de um “otome game”, jogo voltado às mulheres, no qual você controla uma garota quase sempre bobinha e apática e tem à sua disposição um Harém com belos garotos de diferentes personalidades. Se ele for fiel ao jogo, será visto muito mais diálogos açucarados e uma história cotidiana, na qual a personagem principal vai conhecendo aos poucos cada rapaz, do que ação ou um enredo minimamente inventivo, como sugere a sinopse. Na temporada de verão passada mesmo “Arcana Famiglia” (que vinha de um “otome game” com uma premissa interessante) iludiu muita gente, que apostava de que seria um bom anime; mas, após alguns episódios, só se via xingos e reclamações a seu respeito...

E a situação de “Amnesia” não se distancia tanto disso. Se “Arcana Famiglia” ostentava um visual bonito e chamativo, Brains Base fez o mesmo com “Amnesia” e, por bem ou por mal, a qualidade técnica está garantida, tendo um “character design” realmente atraente – principalmente se você for mulher. Mas é um anime feito sob encomenda para acompanhar o lançamento do novo jogo da franquia ano que vem, e a Brains Base tem criado algumas animações questionáveis nos últimos dois anos. Seria o mesmo que esperar sair algo bom de uma visual novel voltada ao público masculino: ah, sim, há vários títulos ótimos, mas a grande maioria beira o ápice da mediocridade. Adoraria estar errado quanto ao que escrevi, porque a sinopse me cativou, e de qualquer forma acompanharei o anime para ver como se sai. De ponto positivo nisso tudo, fica o diretor, Yoshimitsu Osashi, que tem trabalhos razoáveis e divertidos em seu currículo.



***************



Data de estreia: 08/01
Diretor: Hirofumi Ogura (“Kuroshitsuji II”)
Estúdio: TMS Entertainment
Gênero: Fantasia
De onde saiu: Jogo de pachinko
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Inspirado em um jogo de pachinko que teve seu “character design” feito por Monkey Punch (criador de “Lupin III”), a história original segue Roman, um ladrão fantasma que age durante a noite no período Genroku (1688-1704). No anime, o cenário mudará para a era Bakumatsu (1853-1867), e Roman será um ladrão que rouba de volta objetos preciosos tomados injustamente de outras pessoas, devolvendo-os aos seus donos originais.

Jogos de pachinko não são exatamente a melhor fonte para um anime ("Rio: Rainbow Gate"), mas os traços característicos de Monkey Punch por si só são convidativos, pois destoam do que é normalmente visto. Tem ar de história aventureira leve e moralista com uma comédia simples em seu interior - sua premissa dá a entender isso, a não ser que tenha uma pegada mais adulta que nem "Mine Fujiko to Iu Onna", outra animação de Monkey Punch feita pela TMS Entertainment esse ano.. Corre por fora, pode tanto surpreender quanto passar despercebido. O roteiro ficará nas mãos de Tatsuto Higuchi, roteirista de alguns episódios em “Hanasaku Iroha”, “Phi Brain: Kami no Puzzle” e “Toradora!”.

Bebop:
Eu tenho uma certa tendência a gostar de animes sobre jogos e jogatinas, e talvez seja por isso que estou com uma boa expectativa em relação a Bakumatsu. Na verdade a culpa disso é de Kaiji, pois depois dele passei a me interessar nesse tipo de obra. Não tenho nenhuma idéia de como será essa série, apenas acho a soma de um jogo tão comum + fantasia + Lupin de barba podem resultar em algo no minímo diferente. É bem provável que eu quebre a cara, mas a primeira vista me parece um bom anime.



***************



Beast Saga
Formato: TV
Data de estreia: 13/01
Diretor: Katsumi Ono (“Hataraki Man”)
Estúdio: Synergy SP
Gênero: Ação / Si-fi
De onde saiu: Franquia multi-mídia
Site oficial: Clique aqui

Do mesmo estúdio produtor das séries “Beyblade” e “Cross Fight B-Daman” – e que atualmente está lançando “Initial D Fifth Stage” -, “Beast Saga” é outra daquelas franquias infantis que vendem de tudo, e o anime é mais uma extensão disso. A história se passa em um planeta distante chamado “Beast”, onde três tribos de animais, a Tribo do Mar, a da Terra e a do Céu, lutam em defesa de sua honra. Cada qual possui e protege uma reserva infinita de poder chamada “Godlot”. E é isso. Continue a leitura.



***************



Boku no Imouto wa "Osaka Okan"
Formato: TV (5 min. por episódio)
Data de estreia: 22/12
Diretor: Koutarou Ishidate (“gdgd Fairies”)
Estúdio: Charaction
Gênero: Comédia
De onde saiu: Série de guias de viagem
Site oficial: Clique aqui

Um garoto que revê a lindinha irmã após dez anos longe dela, e que percebe o quanto ela mudou nesse tempo. Adaptado de uma popular e humorística série de livros que “ensina” a lidar com pessoas de Osaka (não é difícil ver em animes piadas exageradas em relação ao dialeto dos moradores dessa região), essa animação em flash, bem... É um curta em flash feito por um estúdio pra lá de desconhecido, você não espera nada de mais por ela, a não ser que seja no mínimo engraçadinha. Os personagens ao menos são bonitinhos, pena que não se moverão muito... Cheiro de pseudo-incesto no meio.



***************



Data de estreia: 11/01
Diretor: Toru Kitahata (“Koi to Senkyo to Chocolate”)
Estúdio: AIC Build
Gênero: Comédia / Ecchi / Romance
De onde saiu: Light novel, 8 volumes, em andamento
Site oficial: Clique aqui

Trailer: Clique aqui

Sequência da série de 2011 “Boku wa Tomodachi ga Sukunai”, onde um grupo de estudantes solitários e desajustados cria um clube com o intuito de aprenderem a fazer amigos – e, no decorrer disso, se vê um Harém de muito fanservice e uma historinha de desenvolvimento bastante irregular durante a maior parte do tempo, mas que ao menos é bem humorada. Sob nova direção (Kitahata dirigiu apenas “Koi to Senkyo to Chocolate”) e permanecendo o lindo “character design”, caso a segunda temporada não “se esqueça” da história até o último episódio praticamente, e nem fique inventando de quando em quando um inexistente triângulo amoroso, já dará para ser melhor que sua antecessora, o que não é muito difícil. Pois é, pois é, fanservice acima de tudo aqui (e nem acho ruim...), mas a ideia deste anime bem que tem potencial para um pouco mais do que isso...



***************



Data de estreia: 13/01
Diretor: Hatsuki Tsuji
Estúdio: TMS Entertainment
Gênero: Ação / Aventura
De onde saiu: Inspirado em um jogo de cartas
Site oficial: Clique aqui

Trailer: Clique aqui

Baseado em um jogo de cartas que contou com Akira Itou (“Yu-Gi-Oh!”) e Satoshi Nakamura (“Duel Masters”) no processo de criação, “Cardfight!! Vanguard” alcança a sua terceira temporada, que teve início em janeiro de 2011. A equipe de produção segue a mesma.





***************



Chihayafuru 2
Formato: TV
Data de estreia: 12/01
Diretor: Morio Asaka (“Aoi Bungaku”, Cardcaptor Sakura”, “Chobits”, “NANA”)
Estúdio: Madhouse
Gênero: Drama / Jogo / Romance
De onde saiu: Mangá, 18 volumes, em andamento
Site oficial: Clique aqui

Segunda temporada do anime adaptado de um mangá josei de karuta, um tipo de jogo de cartas. Não vi ainda a primeira, exibida entre final de 2011 e início desse ano, então não posso falar nada a respeito. Segue o mesmo nome, Morio Asaka, na direção, contudo o roteirista Naoya Takayama saiu e deu espaço a Ayako Katoh e Yuuko Kakihara.



***************




Data de estreia: 04/01
Estúdio: Zexcs
Gênero: Ação / Comédia / Mistério
De onde saiu: Mangá
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Seu enredo inicial é, por assim dizer, sedutor àqueles que procuram por uma trama mais “nonsense”: o detetive Hiroshi Inaba é um ser artificial, criado através da união dos genes de um humano e um lobo. Sendo capaz de obter informações ao examinar e experimentar o cabelo das pessoas, ele também adquire ataques especiais dependendo do tipo e cor de cabelo que saboreia. Antes um oficial da polícia, atualmente Inaba gerencia um escritório particular, tendo como ajudantes o secretário sádico e cross-dresser (“trap” para você) Yuuta – que é frequentemente confundido por uma garota, para variar – e o adolescente Kei, além de em muitos casos contar com o apoio de seu ex-parceiro policial, Ogino.

Na maioria dos capítulos do mangá, Inaba e seus colegas tentam a todo custo – e falhando sempre, lógico – prender o arqui-inimigo do detetive, o perigoso Don Valentino; uma ovelha maldosa que adora (literalmente) o sabor do dinheiro, e que possui subalternos nada convencionais.

A ver pela sinopse e trailer, “Cuticle Tantei Inaba” dá a impressão de carregar uma comédia não só esquisita, mas inclusive um pouco maliciosa – nada comparado a um “Yondemasu yo, Azazel-san.”, entretanto, que envolve detetives degenerados que firmam contratos com demônios pervertidos. É um anime que parece prometer um bom número de risadas se não for retardado demais; porém, só a existência da Zexcs na sua produção – estúdio de baixíssimo nível técnico que detona o material das obras originais – já desanima bastante. É ver com certa desconfiança, mas desde agora Don Valentino é um dos meus vilões animais favoritos (não que eu tenha muitos também)...

Bebop:
Não gosto do estilo de character design usado nessa série, porém gosto muito de comédias. O estúdio não me apetece muito, mas já assisti algumas obras medianas dele e como essa série é de comédia, isso não chega a interferir muito na qualidade final. De início essa temporada não parece ter uma grande comédia como algumas que tiveram em 2012, por isso estou querendo acreditar que Cuticle Tantei Inaba vai me fazer dar algumas risadas...assim espero.



***************



D.C.III ~Da Capo III~
Formato: TV
Data de estreia: 05/01
Diretor: Ken’ichi Ishikura
Estúdio: Kazami Gakuen Koushiki Douga-bu
Gênero: Comédia / Drama / Ecchi / Romance
De onde saiu: Visual novel
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Terceira temporada da série “Da Capo” – a segunda foi exibida em 2008. É adaptação direta da visual novel lançada em abril deste ano, “Da Capo III”.






***************



Doki! Doki! Precure
Formato: TV
Data de estreia: 03/02
Estúdio: Toei Animation
Gênero: Fantasia / Mahou Shoujo
De onde saiu: Franquia Pretty Cure
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui
Décima temporada da franquia Pretty Cure, iniciada em 2004 – com exceção de duas temporadas, as demais são independentes entre si. Novas personagens, novos mascotes (e que mascotes feios), “nova” história... É a vaga de “mahou shoujo” sendo preenchida por mais um ano.





***************




Ganbare! Lulu Lolo - Tiny Twin Bears
Formato: TV

Data de estreia: 17/01
Diretor: Tetsuro Kodama
Estúdio: Fanworks
Gênero: Comédia
De onde saiu: Livro infantil

Site oficial: Clique aqui

Está aqui por estar. Anime voltado às crianças, que narra a vida de dois irmãos ursos trabalhadores, o de cor laranja Lulu e o de cor amarela Lolo. Alegrias, tristezas, lições de moral, tudo que um bom anime infantil deve ter. Próximo.





***************




gdgd Fairies 2
Formato: TV (15 min. por episódio)
Data de estreia: 10/01
Diretor: Souta Sugahara
Estúdio: Strawberry Meets Pictures

Gênero: Comédia / Fantasia
De onde saiu: Animação original
Site oficial: Clique aqui

Trailer: Clique aqui

Continuação da primeira temporada, que foi exibida em 2011. É uma animação totalmente em CG que conta a vida de três fadinhas moradoras da Floresta das Fadas, mostrando elas em atos e conversas aleatórias. Não se engane achando que é algo voltado diretamente às crianças, pois a temporada anterior era exibida durante a madrugada - amáveis otakus lolicons... Anime de público muito restrito, mas que teve uma boa recepção ano passado.



***************



GJ-bu
Formato: TV
Data de estreia: 10/01
Diretor: Yoshiyuki Fujiwara
Estúdio: Dogakobo
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
De onde saiu: Light novel, 2 volumes, em andamento. Spin-off de outra light novel, essa já finalizada, com 9 volumes
Site oficial: Clique aqui

Autointitulado como “o primeiro romance em 4-koma”, GJ-bu se iniciou em 2010 no formato de uma light novel que teve nove volumes, e que consistiam de diversos contos de quatro páginas narrando a vida de vários estudantes do ensino médio. Um spin-off lançado a partir de abril desse ano (que é de onde o anime se baseia), “GJ-bu Chutobu”, tem como protagonista a enérgica Kasumi Shinomiya, irmã de Kyouya, personagem principal da primeira novel. Imitando o irmão, que tem no ensino médio um clube sem atividades específicas chamado “Good Job Club”, Kasumi funda o mesmo clube no fundamental, tendo como únicas integrantes nele duas amigas suas, a canadense – que se comunica usando somente uma lousa - Geraldine e a esperta Sera.

Dogakobo (“Natsuyuki Rendezvous”, “Yuruyuri”) vindo em dose dupla com animes de garotinhas – procure por “Mangirl” mais abaixo. Conferi algumas imagens da light novel e, se for fiel a ela, o anime tem muitas chances de ser, pelo menos, um dos mais moe da temporada, juntamente com o próprio “Mangirl” – parece que após o sucesso de “Yuruyuri” Dogakobo vai explorar o quanto pode esse subgênero. Há boatos de que será uma série de episódios curtos, mas não há dados oficiais disponíveis.


Correção tardia: Notícias postadas em sites de confiança como o Anime News Network se mostraram equivocadas, pois a história de "GJ-bu" se baseia mesmo na primeira novel, tendo Kyouya Shinomiya como protagonista, e não sua irmã. Mas uma coisa estava certa, certíssima... É mesmo o mais moe da temporada, que personagens mais bonitinhos!

Mas o anime em si é chato...



***************



Data de estreia: 06/01
Diretor: Osamu Yamasaki (“Hakuouki”, “Itazura na Kiss”), Mitsue Yamazaki
Estúdio: Studio DEEN
Gênero: Ação / Fantasia
De onde saiu: Mangá, 3 volumes, em andamento
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Cinco anos atrás, quase toda a população da vila de Ootsuka morreu por conta de uma praga; somente três crianças, uma garota e dois rapazes, sobreviveram, e após isso passaram a morar em uma igreja. Um deles, Shino, tem controle sobre o poder da Murasame, uma espada demoníaca que dizem “conter vida”. A rotina pacata desses jovens é interrompida quando a Igreja Imperial tenta tomar posse dessa arma.

Adaptação de um mangá “shoujo” que, por sua vez, reinventa o clássico e longo romance samurai “Hakkenden” - que foi publicado entre 1814 e 1842 -, adicionando-lhe um toque sobrenatural. Anime claramente voltado ao público feminino (Studio DEEN, oras, é o que mais fazem, e o diretor Osamu tem prática nisso) assim como a obra original, com personagens masculinos lindos e uma relação íntima entre os protagonistas. Seu trailer é um dos mais sonolentos, dando sinais de algo extremamente genérico; mesmo lendo outras sinopses que vão além nos “spoils” (veja cartela do Neregate),  não anima um mínimo que seja. De personagens “bishounens” a personagens “bishounens”, sou muito mais os que vêm a seguir.




***************



Hetalia:The Beautiful World
Formato: TV (5 min. por episódio)
Data de estreia: 25/01
Diretor: Hiroshi Watanabe (“Jigoku Shoujo Mitsuganae”, “King of Bandit Jing”, “Video Girl Ai”)
Estúdio: Studio DEEN
Gênero:  Comédia
De onde saiu: Mangá, 5 volumes, em andamento
Site oficial: Clique aqui

Quinta temporada da série que mostra países antropomorfizados em bonitos rapazes, que carregam em si estereótipos de suas respectivas nações – um Itália bobão, um Japão reservado, um Estados Unidos egocêntrico, um Canadá ignorado por todos etc. Mais humor politicamente incorreto coberto por uma alegre embalagem, e agora sem Bob Shirohata no comando, diretor das temporadas anteriores.



***************



Ishida to Asakura
Formato: TV (2 min. por episódio)
Data de estreia: 06/01
Diretor: Pippuya
Estúdio: Hotline
Gênero: Comédia
De onde saiu: Mangá, 2 volumes, finalizado
Site oficial: Clique aqui

Único que vem de um mangá já concluído, e cujo alvo demográfico é o seinen. A história é basicamente uma comédia surreal sobre a amizade de dois estudantes, Asakura – que sonha se tornar no futuro um professor em uma escola para garotas – e Ishida – que deseja se tornar um florista ao lado de Asakura. Soa ligeiramente legal e idiota, no bom (?) sentido, mas o estúdio a cargo da adaptação tem apenas uma – péssima – animação em seu histórico, o curto “Shiba Inuko-san”.

Curiosidade: esse é o segundo anime do diretor (ou diretora?) Pippuya, e o primeiro também falava a respeito da relação entre dois homens, ainda que de uma forma deveras diferente: o OVA de comédia “shounen-ai” “Kachou no Koi”, de 2010, tinha como protagonista um homem de 33 anos que nunca namorou, e que termina por perceber que é gay quando conhece o novo funcionário do local onde trabalha... 

Bebop:
Não sei se é para rir ou para chorar com essa imagem de divulgação. Só pelo character design o personagem parece ser alguém com atitude e também carismático, ao mesmo tempo que aparenta ser bem tosco. Essa mistura geralmente me agrada. Juntando isso ao fato da série ser de comédia, então é provável que as risadas estejam por vir. Estou apostando minhas fichas nessa série como a melhor comédia da temporada.




***************




Jigoku Youchien
Formato: ONA (12 min. por episódio)

Data de estreia: 08/01
Estúdio: Kasuga Soft
Gênero: Comédia

Site oficial: Clique aqui



Episódios curtos que mostrarão o dia a dia de travessas crianças demônio em um jardim de infância. Me atrai pela aparente fofura.





***************

 

Kotoura-san
Formato: TV
Data de estreia: 11/01
Diretor: Masahiko Ohta (“Minami-ke”, “Mitsudomoe”, “Yuruyuri”)
Estúdio: AIC Classic
Gênero: Comédia / Romance
De onde saiu: Mangá, 2 volumes, em andamento
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Nessa comédia romântica, a protagonista de quinze anos Kotoura Haruka é capaz de ler a mente das pessoas; tal habilidade, porém, tem lhe causado constante sofrimento, chegando a provocar até a separação de seus pais. Se mudando para uma nova escola e tentando ficar longe dos outros, Kotoura, contudo, acaba conhecendo Manabe Yoshihisa, rapaz que aceita e aprecia sua habilidade, e assim ela começa a interagir e fazer amizades com sua ajuda.

Comentários afora mostram que “Kotoura-san”, ainda que pareça uma comédia romântica comum, terá junto elementos de fantasia em seu interior - mas talvez isso seja somente por causa do fato de Haruka poder ler mentes? -, uma mescla que pode dar um bom resultado por conta dos envolvidos em seu projeto, o roteirista Takashi Aoshima e o diretor Masahiko Ohta. O primeiro foi responsável pelo roteiro do simpático e ingênuo anime de vampiros “Karin”, e o segundo, por sua vez, tem grande experiência em obras que abordam o cotidiano e a relação amena entre personagens, pois em seu currículo se encontram as duas temporadas de “Mitsudomoe” e “Yuruyuri”, e a primeira de “Minami-ke”- todos “slice-of-life” de garotinhas. Sensação de anime caloroso e pretensiosamente inocente a caminho, cheio de bochechas vermelhas e momentos embaraçosos.



***************


Line Offline: Salaryman
Formato: TV (3 min. por episódio)
Data de estreia: 08/01
Estúdio: Shogakukan Music and Digital Entertainment
Gênero: Comédia

Site oficial: Clique aqui



Serão episódios curtos que se passarão na empresa fictícia Line Corporation, narrando a rotina de seus bizarros funcionários. Há o chefe de seção narcisista que é filho do presidente, o subchefe que nunca está presente, mas de algum modo sempre tem seu trabalho feito, o calmo de bom coração, a que não para de fazer dietas e ganhar peso... Daqueles animes que muito dificilmente você sequer verá alguém pegar para traduzir.





***************

 

Data de estreia: 06/01
Diretor: Takahiko Kyogoku
Estúdio: Sunrise
Gênero: Música
De onde saiu: Animação original, surgida de um projeto multimídia entre empresas de diferentes ramos
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui 

“Love Live! School Idol Project” teve início em 2010 na revista “Dengeki G's Magazine” e, desde então, graças à parceria entre uma gravadora e o estúdio de animação Sunrise (que parece ter se afeiçoado a animes de garotinhas), foram lançados vários CDs de música e clipes animados sobre um grupo fictício de ídolos, formado por nove meninas que tentam salvar sua escola de ser fechada por falta de alunos – a ideia é se tornarem famosas para atrair novos estudantes. Agora é a vez de uma série de TV, repleta de música pop e rostinhos bonitos.

O mais interessante (a única coisa interessante...) nessa obra é a interatividade dos criadores com o público: enquetes feitas pelo celular definiam a popularidade das garotas, bem como estilo de cabelo e vestuários. Isso influenciou inclusive nos clipes animados da Sunrise, pois as mais populares garantiam posições de maior destaque nas apresentações – menininhas dependentes dos caprichos de seu fãs, ó mundo artístico cruel. Fora isso, tem um público restrito e, pelo menos aqui no ocidente, passará batido, que nem metade dos animes que estrearão.



***************



Mangirl!
Formato: TV (3 min. por episódio)
Data de estreia: 03/01
Diretor: Nobuaki Nakanishi (“Koihime Musou”, “Sumomo Momomo”)
Estúdio: Dogakobo
Gênero: Comédia / Slice-of-Life
De onde saiu: Mangá, 1 volume, em andamento
Site oficial: Clique aqui

Mais um "slice-of-life" de garotinhas baseado em tirinhas 4-koma. E, dessa vez, a indústria editorial se rendeu ao moe! Quatro meninas sem experiência alguma no ramo decidem publicar uma nova revista de mangás, tendo como líder a ingênua Hana. Se o estúdio Dokagobo não chama muito a atenção, e a duração dos episódios deixa implícito que será uma animação bastante limitada em diversos aspectos, o visual das personagens, ao menos, é certeza de que se mostrará atraente e agradável – pois o “character design” aqui ficou a cargo de Yasu, autor dos traços suaves de “Joshiraku” e “Toradora!”. “Slice-of-life” de garotinhas me encantam, não importando se estas vão apenas à escola diariamente, participam de um clube ou publicam um mangá (desde que não seja BL!); logo, estou no aguardo.



***************



Maoyuu Maou Yuusha
Formato: TV
Data de estreia: 05/01
Diretor: Takeo Takahashi (“Aki Sora”, “Spice and Wolf”, “Yosuga no Sora”)
Estúdio: ARMS
Gênero: Aventura / Fantasia / Romance
De onde saiu: Romance, 5 volumes, em andamento
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Baseado em um romance que teve início no fórum 2channel em 2010, e que por ora tem cinco volumes publicados.

A história é centrada nos personagens Maou (Rainha Demônio) e Yuusha (Herói), que vivem em um mundo ondem humanos e demônios estão em guerra. Após uma longa jornada Yuusha invade o castelo de Maou para derrota-la, mas fica surpreso ao vê-la pedir por sua ajuda, propondo uma aliança. Ela argumenta e explica como a guerra criou uma sociedade humana melhor e próspera, pois eles se uniram para enfrentar um inimigo em comum; dessa forma, Maou adverte Yuusha de que, caso a batalha contra os demônios chegue ao fim, isso desencadeará uma guerra civil entre os humanos de proporções nunca vistas antes. Convencido pelas palavras dela, Yuusha decide se juntar a Maou em seus planos.

Ah, a série de livros é muito elogiada e tem ótimas vendas, com fãs avisando de que a história foca mais em áreas como política e economia do que em ação ("Spice and Wolf"?), e a ideia inicial é estimulante (particularmente me atraí o fato de os personagens não terem nomes próprios, e sim serem denominados por suas ocupações ou títulos); mas a Arms está por trás de sua produção, e somente isso já é o suficiente para esfriar os ânimos. Afinal, trata-se de uma ex-produtora de hentais, e que hoje faz um anime atrás do outro cheio de peitos à mostra – nesse ano nos presenteou com “Hagure Yuusha no Estetica” e “Queen’s Blade: Rebellion”, para se ter uma noção. O quanto que esse histórico do estúdio pode influenciar na trama original é o que me preocupa, isso sem falar na questão técnica - mas pelos trailers “Maoyuu Maou Yuusha” dá a sensação de que fugirá do nível habitualmente baixo da Arms.

Mas, deixando isso de lado, um detalhe curiosíssimo no elenco de seiyuus chama a atenção: Yuusha e Maou serão dublados, respectivamente, por Ami Koshimizu e Jun Fukuyama. Este par já foi protagonista em outros dois animes muito populares; Lawrence e Holo em “Spice and Wolf” (que tem o mesmo diretor, Takeo Takahashi), e Lelouch e Kallen Stadtfeld em “Code Geass”. Dá para esperar uma boa química e uma relação de altos e baixos entre a Rainha Demônio e o Herói. Se a descoberta do estúdio me desapontou, a junção desses dois excelentes nomes em um novo anime me dá alguma reanimada.



***************



Minami-ke Tadaima
Formato: TV
Data de estreia: 06/01
Diretor: Keiichiro Kawaguchi (“Hayate the Combat Butler”, “Kowarekake no Orgel”, “Nyan Koi!”, “Sket Dance”)
Estúdio: feel.
Gênero: Comédia / Slice-of-life
De onde saiu: Mangá, 10 volumes, em andamento
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui
Quarta temporada da série iniciada em 2007, que narra o dia a dia das irmãs Kana, Chiaki e Haruka. Será o terceiro estúdio e o quarto diretor diferentes no comando desse anime; logo, vá saber o que sairá disso – na verdade dá para saber sim, pois lançaram um OVA em outubro ("Minami-ke Omatase") e este teve boas vendas, porém comentários negativos. Keiichiro Kawaguchi é um nome muito competente em animações desse tipo, ao passo que, de Asread para feel, praticamente não muda nada.

Curiosidade: com essa série “Minami-ke” se torna, ao lado de “Hidamari Sketch”, a franquia mais duradoura de "slice-of-life" de garotinhas, tendo cada uma quatro temporadas – duradoura, não lucrativa, pois nisso “K-ON!” é imbatível. Ridículo... A SHAFT tem de criar logo a quinta temporada de Miyak... Digo, “Hidamari”, para desempatar...

Bebop:
Elas estão de volta! Quase quatro anos após a última série das irmãs, finalmente a família Minami-ke está reunida novamente. As duas primeiras temporadas me agradaram muito, enquanto a terceira só teve salvação por causa da personagem Kana, que é a minha favorita da série. Não espero nada demais dessa nova temporada, e prevejo um grande potencial a ser uma temporada bem fraca, mas ainda assim assistirei pelas piadas da Kana. Vai ser bom matar a saudade de Slice of life. Bons tempos...



***************



Data de estreia: 12/01
Diretor: Keizou Kusakawa (“Asura Cryin’”, “Campione!”, “Dog Days”, “Magical Lyrical Nanoha A’s”)
Estúdio: Diomedia
Gênero: Comédia / Fantasia
De onde saiu: Light novel, 5 volumes, em andamento
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Cansado e indiferente com tudo à sua volta, Izayoi Sakamaki recebe um envelope que, ao ser aberto, o transporta para um mundo alternativo. Lá ele descobre que há outros dois jovens “problemáticos” iguais a ele, que chegaram do mesmo modo: a calada You Kasukabe e a bonita, mas arrogante, Asuka Kudou. Uma garota de nome Kuro Usagi foi quem os chamou, para que possam libertar a comunidade “Sem Nome” de um demônio.

História inicial bem... Né? E levando em conta que vem da Diomedia, que tem “Astarotte no Omocha” e “Campione!” como últimas produções – além de “Shinryaku!? Ika Musume”, esse já melhorzinho  -, não dá para esperar muito. Em contrapartida, o trailer dá uma empolgada por seu ritmo frenético. Conseguir ser pior que “Campione!”? Impossível (assim espero)...



***************



Data de estreia: 06/01
Diretor: Kanta Kamei (“Usagi Drop”, “Tales of Vesperia: The First Strike”)
Estúdio: A-1 Pictures
Gênero: Comédia / Romance
De onde saiu: Mangá, 5 volumes, em andamento
Site oficial:
Clique aqui
Trailer:Clique aqui

O jovem Keita começa o ensino médio com a intenção de ingressar em uma universidade de medicina, e, por conta do divórcio de seus pais e por querer manter suas boas notas, ele evita de todo modo relacionamentos amorosos. Porém, o retorno e as investidas de Masuzu, garota popular que se encontrava no exterior, faz Keita entrar à força em uma relação falsa entre eles, sendo assim obrigado a fingir que é seu namorado após sofrer chantagens. Não sabendo do que acontece, a amiga de infância de Keita, Chiwa, passa a admitir seus sentimentos e confronta Masuzu em busca da afeição de seu amigo.

Em um primeiro momento “Ore no Kanojo” não causa muito impacto; triângulo amoroso, amiga de infância, aluna popular que se apaixona pelo protagonista bobo...  Mas a A-1 Pictures tem criado uma base sólida de fãs por conta de suas bem sucedidas produções genéricas recentes, exibindo em quase todas uma arte bonita e muito acima da média. Ademais, o diretor do doce “Usagi Drop”, Kanta Kamei, dirige sua segunda série de TV, o que dá uma esperança quanto ao anime ser algo além de “mais uma” comédia romântica, a não ser que a própria obra original, que confesso desconhece mesmo sendo popular, não tenha um bom material mesmo. Não fica entre os que mais aguardo, mas pelos motivos citados o deixarei em segundo plano - porque a história e os trailers realmente não me interessaram em nada.



***************



Puchimas!: Petit iDOLM@STER
Formato: TV (2 min. por episódio)
Data de estreia: 01/01
Diretor: Mankyuu (“30-sai no Hoken Taiiku”, “Tono to Issho”)
Estúdio: Gahtering
Gênero: Comédia / Música / Slice-of-life
De onde saiu: Animação original
Site oficial: Clique aqui

Episódios especiais de “The iDOLM@STER”, anime de 2011 (adaptado de um jogo) que mostra a rotina da pequena agência 765 Production e suas doze garotas aspirantes a ídolos. Em “Petit iDOLM@STER” o local passa a receber a visita de pequenas criaturas chamadas “Puchidoru”, que se assemelham às meninas da agência. Muita fofura e comédia, sem esquecer a música.




***************



Sasami-san@Ganbaranai
Formato: TV
Data de estreia: 11/01
Diretor: Akiyuki Shinbou (“Bakemonogatari”, “Mahou Shoujo Madoka Magica” , “Sayonara Zetsubou Sensei”)
Estúdio: SHAFT
Gênero: Comédia / Romance
De onde saiu: Light novel, 9 volumes, em andamento
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Após a hikikomori lindíssima do não menos lindíssimo “Denpa Onna to Seishun Otoko” a SHAFT vem com outra garota formosa que sofre desse problema - o que é um escapismo gigante, mas, ah, quem se importa? Sasami é zelosamente cuidada pelo seu irmão, Kamiomi, professor na escola onde ela inicialmente se recusa a ir. Enquanto passa seus dias em casa acompanhando o mundo exterior através de um programa de computador criado pelo irmão, este último se encontra preso em uma espécie de comédia romântica com as três belas irmãs Yagami, que têm entre 9 e 31 anos.

Os segundos finais de um dos trailers, que mostra garotas usando foguetes e escudos de energia, deixa claro que você não se deve levar pela sinopse tão aparentemente banal, mesmo que seja propaganda enganosa - afinal, se trata de SHAFT e Akiyuki Shinbou, cuja última obra (“Hidamari Sketch x Honeycomb”, ainda em exibição) pode não ter atendido às expectativas, mas antes disso criaram simplesmente o maior sucesso de vendas de 2012, “Nisemonogatari”. Um baile de cores berrantes, efeitos visuais e narrativos variados e trilha sonora excêntrica lhe aguardam para fazer essa história ser mais sedutora do que de fato é, recursos do estúdio que justificam o tanto de fanboys e haters à sua volta.

De qualquer forma, apenas por causa dos nomes envolvidos, é promessa de ser um dos melhores títulos – ou uma das maiores decepções, em caso contrário - da temporada. Pesa contra a questão do tamanho de sua obra original, sendo que o anime não deverá passar de 12-13 episódios, padrão do estúdio desde 2006.



***************



Senran Kagura
Formato: TV
Data de estreia: 07/01
Diretor: Takashi Watanabe (“Boogiepop Phantom”, “Freezing”, “Ikkitousen”, “Shakugan no Shana”, “Slayers”)
Estúdio: Artland
Gênero: Ação / Comédia / Ecchi
De onde saiu: Jogo para Nintendo 3DS
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui e aqui (o segundo tem dois trailers juntos)

Houve uma época em que ninjas serviam os poderosos e eram contratados para missões de inteligência, destruição ou assassinato; os tempos podem ter mudado, mas a necessidade por seus serviços continua. Em uma escola particular se encontram quatro garotas que treinam secretamente para se tornarem ninjas: Asuka, Katsuragi, Ikaruga e Yagiyuu. Cada uma possui um pergaminho de uma técnica secreta que devem proteger a todo custo, e o anime apresenta a tumultuosa vida escolar delas enquanto perseguem o caminho ninja.

É o seu “meninas lutando e roupas se despedaçando” da temporada, um tema vital que há um bom tempo não passa sequer um ano sem ser explorado – e ele vem de um jogo em que ocorre exatamente isso, mulheres vão lutando e as roupas vão se rasgando no processo. O trailer se esforça para exibir o que o anime tem de melhor: seios sendo apalpados, intimidade excessiva entre garotas, pedaços de tecido desaparecendo e revelando partes sensuais de esbeltos corpos femininos... Ah, e tem lutas também, e algo que se assemelha a comédia.

Takashi Watanabe é um excelente diretor – não que isso vá fazer muita diferença aqui -, e ele esteve no comando do que podem ser consideradas duas das melhores animações nesse estilo, “Ikkitousen” e “Freezing”. O roteirista, Takao Yoshioka, é outro experiente no assunto, pois foi responsável pelos roteiros (e esses animes tinham isso?) de “Queen’s Blade” e “Highschool DxD”. Promessa de, pelo menos, uma boa série ecchi, e sei que muitos aí (eu!) procuram por isso, nem que seja para reclamar depois sobre o quanto o anime é ruim.

Bebop:
De cara esse anime me lembrou Ikkitousen, que aliás acabei de lembrar que ainda não terminei de assitir a primeira temporada que comecei há uns quatro anos...O_O
Voltando a "Kagura", não acho que vai ser uma obra decente, até porque o "figurino" das meninas não é (eu sei que a piada foi péssima ^^), mas esse tipo de visual me faz lembrar obras como Tenjou Tenge e vagamente algumas coisas do tipo Go Nagai. Irei assistir, até porque tem comédia, ação e ecchi. Combinação que muito me agradava nos anos noventa. Veremos que bicho vai dar.


***************



Senyuu.
Formato: TV (4 min. por episódio)
Data de estreia: 09/01
Diretor: Yutaka Yamamoto (“Fractale”, “Kannagi: Crazy Shrien Maidens”)
Estúdio: Ordet
Gênero: Ação / Aventura / Comédia / Fantasia
De onde saiu: Mangá
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

O demônio Rchimedes retorna a Terra após ter sido selado mil anos atrás por um grande herói. O rei decreta que os descendentes desse herói devem derrotar o demônio, e assim 75 pessoas se apresentam como tais. A história segue a jornada do Herói número 45, Alba, e um guerreiro do palácio real incumbido de monitorá-lo, Ross.

Iniciado como uma web comic em 2010, e começando no mesmo ano a sua serialização na revista Jump Square, a versão animada cobrirá o primeiro arco do material online. A ver pelos trailers, será uma aventura heroica cheia de comédia pastelão e humor gráfico, um estilo carente nas últimas temporadas. O que é certeza (mas não que vá prejudicar um anime desses) é a animação de baixo orçamento, feita por Ordet, mesmo estúdio que produziu aquele anime com sequências toscas em CG, “Black Rock Shooter”, e que nesse ano criou ainda o especial sentimentalista “Blossom” – um curta que tem o terremoto de 2011 como tema. Um dos “anime pipoca” de ação que mais anseio, juntamente com “Cuticle Tantei Inaba”.




***************



Tamako Market
Formato: TV
Data de estreia: 10/01
Diretora: Naoko Yamada (“K-ON!”)
Estúdio: Kyoto Animation
Gênero: Comédia
De onde saiu: Animação original
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Em se tratando de estúdios superestimados que possuem um fandom estabelecido, se a nova produção da SHAFT está, por ora, passando um pouco despercebida, a animação original da Kyoto Animation rapidamente se tornou o “hype” da temporada - e isso porque as informações a seu respeito surgiram há poucos dias, com uma sinopse que tem causado barulho entre os fãs.

Tamako Kitashirakawa é uma estudante do primeiro ano do ensino médio cujos pais possuem uma loja de mochis – bolinhos de arroz – no distrito comercial da cidade em que moram. Ela os ajuda cuidando dos negócios e criando novos tipos de mochis, enquanto participa na escola do clube de badminton com suas amigas Midori e Kanna. Tamako é ainda amiga de infância de Mochikura (ou Mochizo, há informações que se contradizem nisso), garoto filho de um casal que também gerencia uma loja de mochis, o que faz a família dos dois jovens se verem como rivais e passarem por várias discussões.

Na véspera do ano novo Mochikura decide presentear Tamako com algo que jamais pôde dar a ela antes; porém, o surgimento repentino de uma ave no distrito comercial fará com esse ano se inicie de uma maneira muito diferente do normal...

Esse gancho pode ser algo de fato incrível, ou pode ser absolutamente nada: mas eis a Kyoto com o seu fofo (se bem que está enjoando, personagens parecem todos iguais...) “character design”, feito por Yukiko Horiguchi, a mesma responsável pelos de “K-ON!” e “Lucky Star”. Dirigindo a animação teremos outro nome vindo do anime das garotas cantoras, Naoko Yamada, e por fim Reiko Yoshida ficará a cargo do roteiro, papel que desempenhou em séries como “Bakuman”, “Ao no Exorcist”, “Ghost Hunt” e “Romeo x Juliet”. Independente da história (mas espere, clube de badminton?!) e da importância dessa ave – fontes oficiais dizem se tratar de uma cacatua... – na mesma, “Tamako Market” vem como um dos nomes mais fortes dessa temporada, pois de qualquer modo a Kyoto jogará na indústria mais garotinhas enjoadamente lindinhas num anime caloroso e tecnicamente impecável, que possivelmente manterá o bom retorno financeiro que o estúdio vem tendo há um bom tempo com suas animações (excluindo disso “Nichijou”, infelizmente) – visto, principalmente, que há nomes confiáveis no projeto. Igual à SHAFT, haters gonna hate, mas tem dado certo e esses clones moes continuarão brotando por várias temporadas.

Bebop:
Não quero falar muito desse anime, pois sei que muita gente vai fazer isso. Só quero dizer que irei assistir e tenho 99% de certeza que vai ser mais um K-ON! da vida. Não desgosto do estilo, mas a Kyoto abandonou de vez a criatividade. Cadê as inovações que vi em Haruhi, Air, e no próprio K-ON?
Ainda espero assitir algum anime de ação com a qualidade atual desse estúdio, mas ta difícil sair das garotinhas.



***************



Vividred Operation
Formato: TV
Data de estreia: 11/01
Diretor: Kazuhiro Takamura (“Strike Witches”)
Estúdio: A-1 Pictures
Gênero: Ação / Sci-fi
De onde saiu: Animação original
Site oficial: Clique aqui
Trailer: Clique aqui

Pouco material se tem sobre seu conteúdo. O que se sabe é que a personagem principal, de nome Aka Isshiki, é uma garota de 14 anos que vive com a irmã e o avô e tem uma vida pobre em diversos aspectos. Se passando em um mundo pacífico e de avançada tecnologia, o anime terá outras quatro heroínas, que travarão lutas contra alienígenas usando trajes especiais.

Mais do mesmo. Após ver os trailers, “Vividred Operation” parece nada além de uma versão reformulada de “Strike Witches”, com muitas garotinhas batalhando e mostrando a calcinha sempre que possível, numa “yuri vibe” altíssima. Não é de se espantar, uma vez que Kazuhiro Takamura só dirigiu justamente as duas temporadas e o filme dessa franquia, que, no Japão pelo menos, teve grande sucesso. A única diferença visível por enquanto é que a A-1 Pictures fará um trabalho artístico mais caprichado; porém, tirando isso, será possivelmente outro anime bastante otaku e fetichista, dentre os vários que há nessa temporada - mas que dará um retorno quase certo, o que importa em primeiro lugar. Outros nomes que chamam a atenção são os dos roteiristas Shigeru Morita e Hiroyuki Yoshino, que desempenharam a mesma função em animes como “Rinne no Lagrange”, “Accel World”, “My-Hime” e “IDOLM@STER: XENOGLOSSIA” – ou seja, se encontram em um campo muito conhecido por eles.

Com esse e “Ore no Kanojo” a A-1 Pictures não causa uma boa primeira impressão: mas, se premissas atraentes se mostram horríveis episódios depois, talvez o oposto ocorra aqui – apesar de eu achar pouco provável, especialmente no caso de “Vividred”.



***************



Yama no Susume
Formato: TV (5 min. por episódio)
Data de estreia: 03/01
Diretor: Yusuke Yamamoto (“Aquarion Evol”, “B Gata H Kei”, “Welcome to NHK”)
Estúdio: 8-bit
Gênero: Slice-of-Life
De onde saiu: Mangá, 1 volume, em andamento
Site oficial: Clique aqui

Trailer: Clique aqui

O cenário escolar sai de foco e temos em seu lugar as montanhas: ao passo em que Aoi é sociável e ama montanhismo, sua amiga de infância Hinata, por outro lado, é mais reservada, e ironicamente sofre de acrofobia – medo de altura. Entretanto, ambas decidem escalar uma montanha, para que possam vislumbrar o pôr-do-sol que viram juntas quando eram mais jovens.

A sinopse, os traços – cujo “character design” é de autoria de Yuusuke Matsuo, que fez o mesmo no OVA de “Black Rock Shooter”  –, as personalidades aparentes das protagonistas e o elenco de seiyuus, como Asumi Kana e Ogura Yui, jogam a ideia de que este será um anime muito, mas muito inocente e doce, e possivelmente lento e sonolento. Vindo da 8-bit (“Aquarion Evol”, “Infinite Stratos”, “Busou Shinki”), as expectativas são baixas, mas o ambiente fora do comum – o moe atingindo alturas maiores! Que piada horrível! – me agradou.

Bebop:
Das séries curtinhas, essa foi a que mais me chamou atenção. O diretor tem trabalhos sólidos e o formato de slice of life em 5 minutos me agrada. Certamente assistirei.


***************


Data de Estreia: 08/01
Diretor: Shishou Igarashi
Estúdio: Manglobe
Gênero: Ação / Comédia
De onde saiu: Animação com história original, mas é um spin-off de um anime adaptado de um mangá que tem 31 volumes, e que está andamento
Site oficial: Clique aqui

Trailer: Clique aqui

Spin-off da série de 2008 que conta a história de uma organização que previne crimes antes de eles ocorrerem, com a ajuda de crianças dotadas de percepção extra-sensorial (ESP). A animação focará em Hyoubou Kyousuke, personagem secundário no primeiro anime.





**********



Animações mais esperadas pela comunidade do MyAnimeList (de acordo com o total de usuários que já adicionaram cada anime às suas listas) (números do dia 17/12):

Boku wa Tomodachi ga Sukunai Next - 8,433
2º Chihayafuru 2 - 4,799
3º Maoyuu Maou Yuusha - 3,815
4º Sasami-san@Ganbaranai - 3,785
5º Ore no Kanojo to Osananajimi ga Shuraba Sugiru - 3,644
6º Amnesia - 3,584
7º Vividred Operation - 2,841
8º Minami-ke Tadaima - 2,699
9º Tamako Market - 2,361
10º Senran Kagura - 1,982


Outras apostas:



Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. A overdose de MOE nesta temporada é bem obvia.
    O que mais impressiona é que não haverá nenhum anime baseado em um mangá Shoujo e não haverá nenhuma serie de grande Hype voltado mais para a ação. Os maiores Hypes são todos MOEs mesmo.
    Fico feliz com a volta do incrivel HAGANAI (Bom D+) e da "carismatica" Chihaya.

    Ainda bem que meus favoritos Psycho-Pass, Shin Sekai Yori e Robotics;Notes terão um segundo cour, pois fico mais feliz desta forma. Ainda continuarei com Little Busters também, mas só porque dizem que tudo fica melhor no segundo cour.

    Estou triste pelo hiatus de Girls und Panzer (até porque o ultimo episodio acabou de um jeito fodastico), qual será o problema que levou a isto? Um pena mesmo, mas fico feliz que mesmo tendo acontecido tudo isto os fãs japoneses não se importaram tanto e as vendas de BDs estão altissimas (sendo o anime mais vendido da temporada nas pre-vendas). De certo, compreenderam a situação da melhor maneira possivel.

    Eu já fiz minhas escolhas para a proxima temporada:
    Sasami-san@Ganbaranai
    Vivid Red Operation
    Tamako Market
    Kotura-san
    Mondaijitachi ga Isekai
    Seran Kagura
    Ore no Kanojo to Osanana
    Maoyuu Maou Yuusha

    ResponderExcluir
  2. Boku wa Tomodachi ga Sukunai por ser continuação
    Maoyuu Maou Yuusha por ter tido uma boa impressão
    Tamako Market, Sasami-san@Ganbaranai e Vividred Operation pelos estúdios xD

    São os que me interessaram.

    Tem menos nomes promissores essa, mas como as ultimas tinham muitas e aparentemente estão decepcionando (to bem atrasado hehe, vi pouquissimos animes do ano), não acho que seja necessariamente um mal sinal... só não é bom :)



    ResponderExcluir
  3. Nossa, tantos animes interessantes que estão por vir! *--* Dá vontade de assistir vários!
    Até agora estou certa de que vou assistir Love Live!, por seu character design moe e suas músicas adoráveis. Também Amnesia, pois amo a arte de Mai Hanamura, sem falar que a heroína da série é linda :3
    Talvez também me interesse por Tamako Market, já que gosto dos temas comércio, compra e venda. e_e
    E você, Erick?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, "slice-of-life" de garotinhas me cativam, mesmo achando ruim serem lançados tantos, já que acaba surgindo muita coisa fraca... Mas mesmo assim aguardo por "Ai Mai Mi" (gostei das outras duas séries curtinhas feitas pelo mesmo estúdio), "GJ-bu", "Mangirl!" e "Yama no Susume". Além desses têm as continuações de "Hetalia" e "Boku wa Tomodachi", "Bakumatsu" por causa do "character design" de Monkey Punch, "Cuticle Tantei Inaba" pela sinopse louca, "Kotoura-san" por conta do diretor, "Maoyuu Maou Yuusha" e "Senyuu." pelos temas que me atraem...

      Sem esquecer "Sasami-san" e "Tamako Market, por ser de estúdios "must watch" =d.

      Enfim, se apegando a alguns detalhes aqui e ali acaba sendo fácil se interessar por muita coisa ^^

      Excluir
  4. Alguma informaçao sobre o anime Blood Lad?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por enquanto sei apenas que esse anime será lançado em 2013, mas sem data específica. O estúdio será o Brain's Base.

      Excluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS