14 de abril de 2013

Entrevista com Reki Kawahara (autor de Sword Art Online)





Em mais uma entrevista traduzida do site 
Anime News Network, Reki Kawahara, autor dos populares "Sword Art Online" e "Accel World", entra em cena para responder algumas questões envolvendo a criação de suas histórias.
  

Curta e sem ir muito a fundo nas perguntas e respostas, essa entrevista (postada pelo ANN no dia 12 de abril e realizada por Lynzee Lamb, confira aqui o texto original) atrai mais justamente por se tratar de um dos animes mais amado e odiado dos últimos anos. E somente por conta disso que preferi traduzi-la logo, deixando de lado outras entrevistas postadas no site nas últimas semanas - entrevistas essas que chegam a ser bem mais detalhadas e interessantes. Elas em breve também serão traduzidas, mas por ora fiquem com Kawahara e suas “light novels” sobre realidade virtual.




**********


ANN: Obrigado por arranjar tempo para encontrar-se comigo hoje. Eu gostaria de lhe fazer algumas perguntas sobre suas “light novels” atuais, “Sword Art Online” e “Accel Wold”, e as respectivas adaptações delas. Que envolvimento você teve no processo de adaptação de cada série, em fatores como escolha de equipe?

Kawahara: Eu estava envolvido no roteiro, havia uma reunião a respeito disso toda semana. Ia lá e verificava se o cenário e a história estavam corretos e se era o que eu queria. Além disso, sempre participei das sessões de gravação, para certificar-me de que as terminologias especiais fossem pronunciadas corretamente.


Você está trabalhando em duas séries ao mesmo tempo, ao escrever as “light novels”. Acha desafiador escrever duas histórias populares dessa maneira?

Antes de tudo, trabalho em ambas as séries simultaneamente, mas também de forma permutável. Às vezes, eu tenho dificuldade em mudar minha mente de “SAO” para “Accel World” ou de “Accel World” para “SAO”. Ao mesmo tempo, após a animação ter começado, surgiram diversos pedidos de entrevistas e convites para escrever contos, e isso tornou tudo ainda mais complicado. Eu tive que mudar minha mente rapidamente, não foi algo fácil.


Em “Sword Art Online”, alguns dos episódios na metade do anime foram baseados em contos. Houve um personagem em particular dessas histórias que você gostava muito e por conta disso queria que aparecesse na adaptação animada?

Bem, primeiramente, quando foi definida a animação, a produtora pediu para que eu escrevesse mais e ampliasse os contos, pois havia a necessidade de se fazer isso para criar uma animação de 25 minutos. Em segundo lugar, quando cheguei aqui, em Seattle (cidade de Washington, EUA, local onde ocorreu o evento de anime Sakura-con entre os dias 29 e 31 de março), participei da estreia (dublada em inglês) e do grupo de discussão. Descobri que Agil e Klein, os dois personagens masculinos, são muito populares. Por isso, eu quero escrever alguns contos baseados neles.


As protagonistas tanto de “Sword Art Online” quanto de “Accel World”, Asuna Kuroyukihime, eram, a meu ver, mulheres muito fortes e capazes. Que tipo de inspiração você teve para cria-las? Elas são baseadas em alguém que você conhece na vida real?

Não há nenhum personagem inspirado em alguém da vida real. Eu não costumo criar um personagem, cenário, ou qualquer coisa antes de começar a escrever. Conforme fui escrevendo a história, as meninas foram se tornando o que elas são hoje. Então, de alguma forma, eu não sei exatamente como, mas de alguma forma, uma ideia subliminar minha ou alguma emoção escondida monta as personagens para serem fortes e capazes.



Ah, entendo. Eu pensei que talvez elas pudessem até ter alguma referência histórica. Inclusive, estava pensando que Kuroyukihime me lembrava, eu estou tentando recordar o termo correto, a bela mulher tradicional japonesa ("yamato nadeshiko", possivelmente), mas ela também me lembra, talvez, “Tales of Genji(obra literária do século XI)... a mãe dele? Ela é uma personagem muito forte também.

Pode lembrar um pouco, agora que penso nisso. Mas eu não acho que, neste caso em particular, fiz tais personagens me baseando em mulheres históricas. Ah, porque quando estava no colégio eu me especializei em História Mundial em vez de Japonesa. [* Nota: Em escolas japonesas, os alunos geralmente podem optar por estudar História Mundial ou História Japonesa]


Para trabalhos futuros, você pretende continuar escrevendo sobre realidade virtual? Com que outras ideias ou projetos que lidar futuramente?

Depois de terminar as duas séries, “Accel World” e “Sword Art Online”, eu quero tentar algo diferente do sci-fi.


Há “light novels” de seus iguais no ramo que você lê atualmente e que lhe dão inspiração?

Depois de me juntar à marca Dengeki Bunko da ASCII Media Work (editora que publica suas "light novels", e Dengeki Bunko é uma marca voltada ao público masculino), eu não conseguia ler os trabalhos de outros escritores, porque após lê-los eu podia visualizar o escritor. Não é de “light novel”, mas admiro Stephen King. Eu posso tentar escrever uma história de terror.


Ambas as séries lidam com jogos online e personagens que estão procurando escapar do mundo real por diferentes razões. Haruyuki é intimidado, mas uma vez online ele pode ser quem quiser, então ele procura se refugiar dessa maneira. Você acha que é um sentimento comum aos jovens de hoje? Acha que se trata de um problema atual?

Se eu pensar sobre isso, posso cogitar que é porque o jogo online era alvo da sociedade. Como se os jovens usassem isso como fuga, não indo dessa forma à escola ou ficando em casa sem ir a lugar nenhum. Esses são grandes problemas e por vezes jogos online eram apontados pela sociedade como causadores disso. Então pensei: "Isso não é verdade." Eu posso ter refletido em mostrar isso de um ponto de vista mais positivo em minhas "light novels".



Em um vídeo recente, uma entrevista no Sakura-Com com Aniplex, você disse que gastou algum tempo em “Diablo III” e gostou disso. Qual é a sua classe favorita? 

Ah, Caçador de Demônios (“Demon Hunter”).


Você tem alguma mensagem para seus fãs americanos? 

Eu fiquei muito impressionado ao ver fãs americanos que amam “Sword Art Online” e “Accel World”. Era mais do que eu esperava e fiquei mesmo bastante impressionado. Tanto eu como a ASCII Media Works desejamos trabalhar com uma editora para publicar a versão em inglês (das “light novels”).



**********


Meu perfil no MyAnimeList, com indicações semanais de matérias diversas sobre o mundo otaku feitas por este e outros sites;
http://myanimelist.net/profile/DarDrak

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Nem sabiam que ambos novels eram do mesmo autor.

    Faço parte dos que hypam SAO (e nem sou fã de jogos :s), mas incoerentemente não cheguei até o final de Accel World por ter ficado de saco cheio da história na segunda metade hehe

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS