10 de março de 2014

Resenha: Spice and Wolf 1 e 2

Spice and Wolf
Ano: 2008
Título alternativo: Ookami to Kooshinryoo
Diretor: Takeo Takahashi
Estúdio: IMAGIN
Episódios: 13
Duração: 24 min
Gênero: Aventura / Romance / Fantasia

(Essa resenha foi publicada originalmente no site Animehaus em 12 de março de 2010)

1° Temporada

"Spice and Wolf" também conhecido como "Ōkami to Kōshinryō", é um anime de fantasia, aventura, drama e um pouco de romance. Esse review tratará da primeira temporada, porém existe uma segunda temporada intitulada "Spice And Wolf II", cuja resenha está logo após essa.

Spice and Wolf se passa na Idade Média e possui cenários característicos da época, como grandes igrejas e pequenas vilas de moradores. Todo o conjunto remete a um cenário histórico estilizado com influências européias. Além das construções medievais, também existe muita natureza no anime, florestas e vastos campos abertos estão por toda parte, o que acaba facilitando tanto o trabalho dos pastores da região quanto dos lobos famintos por ovelhinhas.

Kraft Lawrence é o protagonista masculino da série. Ele é um jovem de vinte e cinco anos de idade e viaja pelo mundo negociando mercadorias desde os dezenove anos. O trabalho de Kraft é chamado de mascate. Um mascate nada mais é que um tipo de comerciante que compra algo em uma cidade por um preço e vende o mesmo produto mais caro em outra cidade que não possua tal produto. Às vezes também são feitas trocas, e os seus clientes geralmente são senhores feudais. O sonho de Kraft é ter a sua própria loja, e é por isso que ele se tornou mascate, pois deseja juntar dinheiro suficiente para conseguir abrir seu próprio negócio. Certa noite, ao chegar na cidade de Pasroe, Kraft encontra uma deusa pagã dormindo dentro de sua carroça. Ela se chama Holo, a deusa da boa colheita. Holo é uma loba que pode se transformar em humana, mas suas orelhas e sua cauda continuam fazendo parte do seu corpo mesmo quando transformada. Holo é a protagonista feminina do anime, ela tem mais de seiscentos anos de idade, apesar de sua aparência de quinze. Apesar de ter a responsabilidade de vigiar a cidade, Holo, depois de tanto tempo, deseja voltar para sua terra natal, uma cidadezinha ao norte chamada Yoitsu. Ela acredita que as pessoas de sua cidade natal já a esqueceram, e a sua vontade é entrar novamente na lembrança dessas pessoas com a promessa de boas colheitas. Ela também quer viajar pelo mundo para ver como as coisas mudaram desde a última vez em que viajou por aí.

Com todos esses objetivos, Holo não quer ficar nem um minuto a mais na pequena cidade de Pasroe, e faz um trato com Kraft Lawrence. Ele deve levá-la até Yoitsu e, em troca, ela irá ajudá-lo nas negociações. Com toda a experiência que possui, Holo certamente será de grande ajuda a Kraft. O tema central do anime são as negociações que ocorrem entre Kraft e os senhores feudais, mas aventura e romance também fazem parte dessa série, o que acabou deixando o anime um pouco rápido demais. Por envolver tantas coisas, ficaria difícil trabalhar bem todos esse gêneros em apenas treze episódios, e provavelmente isso acabou levando a segunda temporada. As transações econômicas são ótimas, nesse ponto o anime passa um realismo impressionante, até parece que estamos assistindo a um pregão da bolsa de valores. Os diálogos também são pertinentes, possuem desenvoltura e confiança, o que é indispensável para se fazer um bom negócio. Já a parte romântica deixa muito a desejar. Apesar de não ser o tema principal, poderia ter sido melhor desenvolvido, e uma vez que o gênero esta presente, não poderia ter sido tão jogado ao acaso como foi. Algumas cenas são totalmente dispensáveis, e os diálogos amorosos são fracos.

A trilha sonora é mediana, o tema de abertura é belo e suave, já a música de encerramento é sem graça, bem comum. A trilha que rola durante o anime é boa, pois consegue dar o clima certo às cenas. A dublagem e o traço também são de um bom nível. O que realmente chama mais a atenção tecnicamente são os cenários: são simples, mas passam perfeitamente a ideia de se estar na Idade Média. Não chegam a ser tão realistas quanto os cenários de Berserk, mas foram bem trabalhados.

Com o tema econômico como diferencial, "Spice and Wolf" se sai bem no quesito inovação. O problema é o romance de quinta categoria que tentaram empurrar ao anime. Garanto que teria sido muito melhor sem esse romance piegas, chega a dar raiva de tão infantil que é. Bom, pelo menos a grande maioria do anime trata do que deve tratar. Infelizmente a nota não será tão alta, graças ao problema já citado, pois se não fosse por isso, esse anime certamente estaria em um nível maior. Espero que a segunda temporada corrija todos os erros apresentados por aqui.

Nota: 78%
Posição no MAL:  151
http://myanimelist.net/anime/2966/Ookami_to_Koushinryou



 Spice and Wolf 2

Ano: 2009
Título alternativo: Ookami to Kooshinryoo 2nd
Diretor: Takeo Takahashi
Estúdio: Brains Base / Marvie Jack
Episódios: 12
Duração: 24 min
Gênero: Aventura / Romance / Fantasia


(Essa resenha foi publicada originalmente no site Animehaus em 11 de março de 2011)

2° Temporada

A franquia de Spice and Wolf cresceu após a exibição da primeira temporada do anime. Além do mangá e da "light novel", agora também existem dois games para Nintendo DS e mais dois Ovas sobre a série.

O enredo desta nova aventura de Horo e seu parceiro Kraft Lawrence é o mesmo que o anterior, a única diferença é que agora eles estão mais perto de chegar ao seus objetivos. Por isso, para quem quiser conhecer o enredo e os personagens, peço que leiam a resenha de "Spice and Wolf" aqui no Animehaus. Então irei direto ao ponto! A segunda temporada de Spice and Wolf é a continuação direta da primeira, e, diga-se de passagem, bem mais elaborada e madura que a anterior. O que contribuiu para que essa nova temporada se sobressaísse sobre a primeira foi, principalmente, a maneira como a dupla de protagonistas interage entre si, e também com os personagens secundários. O maior problema que a série tinha foi muito bem resolvido, pois não existe mais aquele romance infantil de antes. Os diálogos e as cenas que apresentam alguma demonstração de afeto passaram da fase de piegas para um nível mais maduro, e isso deu um enorme salto de qualidade para o conjunto da obra.

Em Spice and Wolf II o grande destaque fica por conta das negociações do mercado financeiro. Existem muitas táticas para se negociar e algumas delas são tão arriscadas que podem custar a própria vida dos envolvidos. Toda essa parte econômica dá um charme especial à série, além de gerar diálogos inteligentes e sofisticados entre os espertos negociantes. É divertido ver como um tenta ser mais malandro que outro. Poucos defeitos foram apresentados nessa nova série, alguns pequenos tropeços no enredo e um ou outro problema de sequência de cenas. Tirando isso, a qualidade é superior ao que já foi feito antes, embora a ação tenha sido deixada um pouco de lado. O foco central ficou mais nos relacionamentos entre as pessoas, o que tornou a série ainda melhor. A mudança do estúdio de animação foi bem positiva, pois o Brain's Base deu um banho no Imagin, com movimentos cheios de fluidez e um visual mais próximo ao da Idade Média. As canções são belas e simples, mas o que mais chama atenção na parte musical são as trilhas de tensão nos momentos cruciais das apostas.

O anime chega ao seu ultimo episódio com muita elegância e objetividade, porém não consegue fechar com chave de ouro. O ritmo lento do capitulo final destoa completamente do restante da série, mas tem um ponto positivo nisso: o final fica em aberto, deixando especulações para uma possível continuação.


Nota: 84%
Posição no MAL:  99
http://myanimelist.net/anime/5341/Ookami_to_Koushinryou_II


 



Comente com o Facebook:

2 comentários:

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS