4 de agosto de 2014

Resenha: Ristorante Paradiso

Ristorante Paradiso

Ano:2009
Diretor: Mitsuko Kase
Estúdio: David Production
Episódios:11
Gênero: Slice of life, Romance


(Essa  resenha foi publicado originalmente no site Animehaus no dia 10 de Setembro de 2010)
Ristorante Paradiso, também conhecido como Rispara, é uma série animada pelo estúdio David Production e foi exibida pelo canal Japonês Fuji TV durante a madrugada, mais precisamente no programa semanal Noise. A série televisiva foi adaptada do mangá de Natsume Ono, o qual teve quatro volumes lançados entre 2005 e 2009.


O enredo de Ristorante Paradiso não é lá muito diferente de outros animes que existem por aí. Porém, como o foco da obra recai sobre o aprendizado dos personagens e seus relacionamentos entre si, isso faz com que, mesmo com um enredo básico, o anime tenha um toque de originalidade. A história se passa na Itália, mais precisamente na cidade de Roma. Graças a esse fato, os cenários de fundo são belos e criativos, o que torna mais fácil a sensação de se estar em um local histórico.

Nicoletta é a protagonista da série, ela foi abandonada pela mãe quando criança, e viveu toda a sua adolescência com a avó. Mas ao atingir a maioridade, Nicoletta resolveu fazer uma visita a sua mãe em Roma. Chegando na cidade, Nicoletta ficou apaixonada pela rotina dos moradores, e acabou descobrindo o motivo pelo qual sua mãe a tratava de maneira tão indiferente. Acontece que Olga (mãe de Nicoletta) está namorando, e o felizardo não gosta de mulheres com filhos, o que fez com que Olga mentisse sobre Nicoletta. Finalmente foi feito um pacto entre mãe e filha e ambas começaram a fingir serem apenas amigas e nada mais. Em troca do silêncio de Nicoletta, Olga conseguiu um jeito de deixar a filha viver em Roma e trabalhar no restaurante de seu amante.
Casetta dell´Orso é um pequeno restaurante situado em uma esquina bem escondida no centro de Roma. A idéia de um comércio aconchegante apenas para pessoas selecionadas, que buscam um local calmo e encantador para comer os melhores e mais sofisticados pratos da cidade, atrai muita gente interessante. Uma das principais características do Casetta dell´Orso é que todos os funcionários são homens na casa dos 50 anos de idade e todos são obrigados a usar óculos. A única exceção é Nicoletta: ela é a única mulher trabalhando no restaurante. Os episódios vão contando a vida de cada funcionário do restaurante, apresentam seus relacionamentos amorosos e os momentos difíceis que passaram até chegarem onde estão.

Cada personagem tem uma personalidade única e isso deixa o anime mais realista. Santo Cláudio Paradiso é um dos garçons do restaurante, ele atrai a atenção de muitas mulheres, principalmente das mais jovens. Isso provavelmente se deve ao seu cavalheirismo e jeito de falar educado e suave. Pode se dizer que os protagonistas da série são Nicoletta e Santo Cláudio, fato que no segundo episódio já pode se perceber. Os diálogos e situações apresentados no anime prendem a atenção pelas sutilezas. A vida em Roma se mostra agradável e feliz através dos funcionários do restaurante.

Não sei se devido ao ritmo lento ou à falta de ação, mas a verdade é que Ristorante Paradiso cai bastante de qualidade a partir da segunda metade da série. As inúmeras conversas sobre o mesmo assunto se tornam maçantes e previsíveis, as situações apresentadas já não possuem um argumento tão concreto como anteriormente, e até mesmo os personagens perdem um pouco das suas características.

Os gráficos de Ristorante Paradiso são belos e suaves, a interação de computação gráfica com 2D ficou muito boa, o traço dos personagens também possui uma identidade própria. Uma curiosidade sobre a personagem Nicoletta: ela é bem parecida com a Nodame do anime Nodame Cantabile! Não sei se foi proposital, mas que é muito semelhante, isto é. O tema de abertura "Marigold", música que mistura pop com jazz, o contrabaixo possui uma sonoridade forte e ao mesmo tempo suave, o que torna a música agradável aos ouvidos.

Apesar da queda de rendimento que acontece no meio da série, Ristorante Paradiso ainda assim consegue ser original e divertido, vale a pena assistir o dia-a-dia dos funcionários do restaurante mais charmoso de Roma. Já na abertura do anime, percebe-se o que está por vir. Então, desejo um "Buon Appetito" a todos que embarcarem nessa obra cheia de sutilezas.


Nota: 75%
Posição no MAL: 1344
Bebop



Lista de resenhas do blog: Resenhas, X-Dez e Especiais

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS