8 de outubro de 2014

Resenha: Urayasu Tekkin Kazoku

Urayasu Tekkin Kazoku


Ano: 1998
Diretor: Akitaro Daichi
Estúdio: Studio DEEN
Episódios: 3
Duração: 7 minutos
Gênero: Comédia, Ação

(Essa  resenha foi publicado originalmente no site Animehaus no dia 18 de Junho de 2010)


Urayasu Tekkin Kazoku é uma adaptação do manga Super Radical Gag Family, e embora o anime possua uma quantidade acima da média de episódios, ainda assim não foi possível reproduzir todas as histórias do mangaka, o que acaba deixando um gostinho de quero mais para as pessoas que assistirem apenas ao anime. 

O responsável pela direção de Urayasu é Akitaro Daichi. Diretor e criador do dramático Now and There, Here and There, Daichi tem a habilidade de captar a essência dos personagens, o que o torna um diretor eclético, pois independentemente do gênero da obra em que está trabalhando, ele sempre consegue passar muita emoção através dos personagens, seja em drama ou em comédia. Daichi já dirigiu diversas obras como: Kureneko, Kodocha, Jubei-chan - Secret of the Lovely Eyepatch, Jubei-Chan 2: The Counter Attack of Siberia Yagyu, Gag Manga Biyori, Fruits Basket, Kazamakaze Tsukikage Ran e Magical School Lunar. Daichi ainda conta com um grande anime na sua lista de trabalhos, Grave of the Fireflies, no qual ele foi o responsável pelo enquadramento das cenas. "Esta história emocionante acontece em uma cidade bem normal de uma família bem comum com uma vida bem calma" É com essa explicação sarcástica que o narrador abre o anime (e como esse narrador é chato, hein?).

O enredo do Urayasu se desenrola em torna da família Oosawagi, mostrando o dia-a-dia dos integrantes da família e os seus vizinhos estranhos. Cada personagem tem o seu momento de "glória", principalmente as crianças de Urayasu, que infernizam seus pobres professores durante e após as aulas. Ah, quase esqueci de dizer que Urayasu é o nome da cidade onde os Oosawagis vivem: e como essa cidade é louca.

Como o anime possui muitos personagens, vou começar apresentando a família Oosawagi. Oosawagi Kotetsu é o filho do meio da família, dono de uma cara de idiota bem particular; Junko é mãe de Kotetsu, aparentemente é uma dona de casa comum, mas lembre-se que as aparências enganam; Yuuta é o caçula, como ele ainda é um bebê, todos da família depositam suas esperanças nele, já que os outros não passam nem perto de ter alguma chance de se dar bem na vida; vovô Kintetsu, um típico velhinho japonês; Sakura Nee-Chan, a irmã mais velha que é apaixonada por um garoto incrivelmente esquisito; Daitetsu é o chefe da casa, um pai muito estressado e boca suja; o último membro da família é o segundo irmão cujo nome ninguém fala, já que todos o desprezam pelo fato dele ser um otaku extremo. Esses são apenas os personagens da família Oosawagi: ainda existem muitos outros interessantes, como o menino Jin, Akane-chan e o professor Harumaki, o personagem mais cômico da série.
Urayasu tem uma certa qualidade graças à originalidade de seus personagens. Alguns episódios são hilários, enquanto outros são uma bela porcaria. O enredo parece uma montanha-russa, de tantos altos e baixos que possui, mas ainda assim, vale a pena assisti-lo, pois os momentos engraçados são realmente magníficos. O tipo de humor usado no anime é sarcástico e muito escatológico, coisas nojentas acontecem o tempo todo, fezes e mais fezes enchem a tela com uma coloração rosada, existe até mesmo um cowboy que tem problema no estômago e, quando menos se espera, ele destrói uma casa inteira com seus dejetos. Outra peculiaridade em Urayasu são os pequenos clipes musicais que os personagens protagonizam. Um dos mais hilários é o clipe sobre a tampa de batom no "pintinho" do Kotetsu, a música é intitulada de "Chin chinchin". Cenas de nudez e coincidências mirabolantes acontecem aqui e ali na cidade de Urayasu, mas o que eleva e muito o besteirol desse anime é o professor Harumaki.

Quando o protagonista do episódio for o azarado professor, é gargalhadas na certa: ele é um dos melhores personagens de comédia de todo o universo animado. Apesar de ser um anime original e divertido, Urayasu Tekkin Kazoku tem alguns problemas, como piadas repetitivas e clipes musicais de quinta categoria. Porém, o que derruba o anime é o narrador. É muito chato alguém narrar um fato que você está vendo, ou seja, se uma pessoa está puxando o cabelo de outra não é necessário que exista um narrador falando "- Olha, ela está puxando o cabelo dele!", imaginem ouvir isso durante um episódio inteiro! É irritante! Que bom que a partir da metade do anime, esse maldito narrador diminui muito sua aparição, e os episódios ficam bem mais agradáveis de se assistir. Os gráficos são muito bons, o velho traço dos anos 90 está presente firme e forte, os closes são ótimos, eles deixam os personagens mais feios e esquisitos do que já são. As músicas são simples e engraçadas. O tema de abertura mescla o clipe da banda SHEEP com os personagens do anime correndo sem parar, ficou perfeito.

Para quem curte uma boa comédia, daquelas quase sem censura, não vejo motivos para não assistir Urayasu Tekkin Kazoku (e, se possível, ler o mangá), pois animes com esse tipo de humor dificilmente voltarão a aparecer com a censura de hoje em dia, a não ser em algum OVA. Dica do Dr. Rodrigo: "Está entediado ou de mal humor? Assista Urayasu Tekkin Kazoku e melhore o seu dia. Mas, antes, tire as crianças da sala."


Nota: 71%
Posição no MAL: 2147
Bebop



Lista de resenhas do blog: Resenhas, X-Dez




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS