24 de outubro de 2015

Atrás das Cortinas 01: Yoko Kanno



Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)

Esse é o post de estreia de Tadashi Katsuren, o mais novo membro do Animecote - acessem a página da equipe para saber mais a seu respeito.

*****

Estrelando a primeira postagem do Atrás das Cortinas, e também minha estreia como redator do Animecote, falaremos sobre Yoko Kanno! Este quadro visa fazer uma breve apresentação de grandes nomes da indústria do Anime e do Mangá.


**********


Yoko Kanno


Por Tadashi Katsuren

Musicista, compositora e produtora; Yoko Kanno nasceu em 1964 em Sendai, Japão. Famosa por produzir e compor inúmeras músicas e trilhas sonoras para animações, filmes, jogos e séries, seu vínculo com a música desenvolveu-se desde a infância, onde teve seu primeiro contato advindo dos cânticos católicos que ouvia na creche. Em entrevista com o autor e produtor musical Akihiro Tomita, Yoko brinca: “Minha creche era católica, e o professor não tocava Órgão muito bem, então eu tocava no lugar”. Na mesma entrevista, Yoko Kanno confessava que suas primeiras e mais inocentes criações musicais surgiam de impressões de observações básicas e rotineiras como “Nossa, que dia lindo!” ou “Como a primavera é maravilhosa”.

Com uma infância e adolescência regada a música clássica e concursos musicais, Yoko Kanno teve uma conturbada relação com os pais, que forçavam-na a caminhar em direção à música clássica, chegando até a proibi-la de assistir televisão, ler mangás ou escutar qualquer outra coisa que não fosse do gênero. O grande salto de Yoko Kanno se inicia após ingressar na faculdade de Waseda cursando Literatura, onde distanciou-se das influências parentais e começou a conhecer o mundo por outros olhos. Foi durante a faculdade que Yoko Kanno realizou seu primeiro grande trabalho de composição musical para enredo e ambientação. A companhia Koei (atual Koei Tecmo Games), contratou seus serviços para a construção de algumas faixas para seu novo jogo “Nobunaga’s Ambition(1986); em entrevista, Yoko novamente brinca: “Koei na época era apenas uma pequena empresa, e eu não imaginava que o seu jogo iria bombar”.

Após mais alguns anos trabalhando com composição musical para jogos, Yoko Kanno finalmente tem seu trabalho que a destacou no mercado musical em que atuava. Sendo seu primeiro grande trabalho para uma animação, Yoko Kanno foi a compositora do anime "Macross Plus(1994), incorporando ritmos como tecno, trance e tribal em sua criação.

Yoko confessou ficar muito atraída pela personagem Sharon Apple no anime, “já que ela era uma idol virtual que usava de sua música e voz para controlar as pessoas, eu pensei, ‘Ok, vamos fazer uma lavagem cerebral na galera!’”, diz a própria compositora, que teve um trabalho minucioso e detalhado para realizar a criação da trilha sonora do mundo de Macross, estudando até mesmo os ciclos e tendências musicais de sua época para realizar a criação. Belo exemplo a ser citado desta trilha sonora é a música “Voices”, que encerra a série com chave de ouro. 

Mais adiante, Yoko Kanno fez história novamente no mundialmente aclamado e premiado "Cowboy Bebop(1998), onde atua como compositora e diretora de trilha sonora em toda a série juntamente da banda Seatbelts. Dentre seus muitos pontos de destaque para a época, tal qual sua animação e enredo, a trilha sonora fora igualmente elogiada, sendo ponto de referência até hoje.


Em CowBe, Yoko marcou muitas cenas e sequências usando gêneros da Black Music, como Soul, Blues e Jazz. Carregada de inúmeras faixas aclamadas e conhecidas, a animação tem melodias lentas e sentimentais como “Blue” e “The Real Folk Blues”, até faixas que mergulharam no Blues e no Jazz para serem criadas, tais quais “Tank!” e “Spokey Dokey”.

O diretor da animação é o mesmo que dirigiu e escreveu “Macross Plus”, Shinichiro Watanabe – que futuramente será foco de outro “Atrás das Cortinas”. Watanabe disse em entrevistas que “ela se inspirava por conta própria, seguia seus próprios pensamentos e devaneios para depois vir até mim dizendo coisas como ‘Essa é a música que precisamos para Cowboy Bebop’ com uma música nova em mãos que compôs inteiramente sozinha”.  O diretor confessou que, muitas vezes, buscava inspiração para criar as cenas e segmentos do anime enquanto escutava as músicas da compositora. Ele levava as cenas criadas dessa forma até Yoko Kanno, que se inspirava nelas para criar ainda mais músicas. Em alguns pontos da criação da animação, Yoko Kanno simplesmente surgia com músicas prontas sem a produção ter sequer pedido para que ela o fizesse.

Vários outros trabalhos da autora são conhecidos e elogiados, valendo muito a pena citar sua atuação na composição da trilha sonora de “Ghost inthe Shell: Stand Alone Complex (2002) e conseguintes continuações, como também “Escaflowne(2000) e “Genesis of Aquarion/Sousei no Aquarion(2005). Destaque para sua direção de trilha sonora do anime de gênero musical “Kids on the Slope/Sakamichi no Apollon (2012), também dirigido por Watanabe, que conta a história do jovem estudante Kaoru, pianista de música clássica, explorando o Jazz depois de tornar-se amigo do baterista Sentaro. Durante a animação, Yoko Kanno aproveita-se do tema da obra para explorar o Jazz em sua raiz, usando referências de grandes nomes do gênero como Bill Evans e Chet Baker. Suas últimas atuações no cenário das animações japonesas datam na direção musical do anime “Terror in Resonance/Zankyou no Terror(2014) e da composição de tema musical do anime “Aquarion Logos, ainda em lançamento.



Pessoalmente, quando se trata do cenário musical das animações japonesas, eu costumo sempre colocar Yoko Kanno como um ícone a ser seguido. Não se prendendo em gêneros musicais, a própria já disse em entrevista: “Não costumo dividir música em gêneros musicais quando estou compondo, simplesmente busco criar a música que se aproxima mais dos sentimentos que quero alcançar, não importando em qual gênero esteja”. Seguir e acompanhar seus trabalhos, é sempre a garantia de que um anime, se não oferecer nada de mais, pelo menos terá uma Trilha Sonora decente.

Um grande abraço, e até a próxima.

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Valeu Pelo Post,
    Não conhecia Yoko Kanno, interessante e muito boas as obras, exceto Aquarion Logos kkkkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Yoko é uma das musicistas favoritas de todo mundo aqui do Animecote. Eu não vi Aquarion Logos, mas desconfio que a trilha seja muito boa ao menos. Um outro anime que não tah no texto, mas que vae a pena dar uma olhada na trilha que ele fez é o Macross Seven.

      Ah, dar uma olhada se puder no Podcast SMA 35 em que homenageamos a Yoko Kanno - https://yopinando.wordpress.com/2014/10/21/sobre-musicas-e-animes-35-yoko-kanno/

      Excluir
    2. Macross Seven também é bom, mas na verdade eu queria falar Macross Frontier. Ah! ela também cuida da música em darker than black.

      Excluir
  2. Profissional impressionante, surgia com músicas prontas para o trabalho, mesmo que não tivessem requisitado ainda!

    ResponderExcluir
  3. Vou dar uma olhada neste musicas e animes ^^.
    Estou tentando acompanhar o Macross desde seu inicio e estou na primeira obra que tá no meu On Hold(Não consigo engolir alguns personagens, mas a ideia da série é boa), um dia eu chego no Macross frontier kkkk.
    Sobre Darker Than Black não vi ainda ^^.

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS