13 de julho de 2016

Comentários semanais: Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu #15


Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)

Eu sou Tadashi Katsuren, e estas são as impressões semanais do episódio 15 de Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu. Não quero enrolar tanto, porque o episódio ainda está fresco e há muito o que falar, e vocês também não devem estar a fim de enrolação depois desse episódio.



Subaru encontra mortas Rem e logo depois Ram, e ambas aparentemente tentaram proteger as crianças do vilarejo que vieram buscar socorro na mansão de seu lorde. O estado mental de Subaru está seriamente debilitado, e isso só piora conforme ele avança adiante para dentro da mansão e testemunha traços de morte. Finalmente, ele repara numa passagem secreta aberta atrás de uma estante de livros, cujo corredor gelado o leva até uma porta fechada; antes de conseguir abri-la, o provável feitiço que estava dentro daquele corredor age no protagonista, e esse congela até a morte, para voltar no seu primeiro ciclo.

Esta parte do episódio pode ser rapidamente resumida: Subaru volta no tempo apenas o suficiente para o momento em se reabilita sob os cuidados de Crusch e seus subordinados. O seu estado mental se encontra no limite da sanidade, caindo pra insanidade. O resto dos dias se passa com Rem e Subaru se despedindo de sua anfitriã para retornar para a mansão, na busca de alguma solução melhor para este súbito mal de Subaru, que o deixa apático e sem demonstrar nenhuma reação a qualquer coisa. Chegando próximo ao destino, Rem sente o perigo vindo também de sua ligação com Ram, e no exato momento em que ela encontra-se com os encapuzados, que agora estão nomeados como Cultistas da Bruxa. - confirma-se também que foram eles que destruíram a vila de Ram e Rem, como citado no post anterior de comentários semanais, e que ainda roubaram o chifre de Ram naquela ocasião.  Durante o combate que se sucede, os cultistas raptam Subaru e deixam a gêmea de cabelos azuis para trás.

Corta-se a cena e encontramos agora Subaru acorrentado para encarar o antagonista e vilão da série. Estamos diante do Arque Bispo do Pecado, representante da Preguiça, Betelgeuse Romanée-Conti - importante mencionar também que este personagem cogita a possibilidade de Subaru ser o Orgulho, provavelmente dentro desse mesmo esquema dos pecados capitais. Vemos agora uma conversa unilateral de Betelgeuse com Subaru, ao tempo que flagramos a loucura do antagonista e a inanidade do protagonista aturdido mentalmente. A conversa é interrompida quando Rem aparece no local para resgatar Subaru, ela avança em sua direção apenas até o momento em que o vilão ataca, usando uma magia que denomina Domínio/Poder da Preguiça, Mão Não-Vista/Invisível (Authority of Sloth, Unseen Hand). E com isso, ele levanta Rem no ar e a quebra - em seguida Subaru sai de seu transe de não agir apenas para enlouquecer e tenta se soltar das correntes para agredir o Betelgeuse.

Por fim, dando Rem como morta, o antagonista se retira junto de seus seguidores: Neste momento, o corpo de Rem volta a se mexer, indo em direção a Subaru. A menina de cabelos azuis guardou suas últimas forças para conseguir chegar até o protagonista e destruir as correntes que o prendiam, ao tempo que confessa seu amor e morre em seus braços. Subaru carrega Rem em direção à mansão, apenas para encontrar Ram morta no mesmo lugar onde sua irmã morreu da vez anterior. O episódio se encerra com um monstro gigante se levantando de dentro da mansão, para matar o rapaz cortando sua cabeça - e fazendo-o mais uma vez voltar no tempo, agora com uma atitude diferente.





Enfim! Vamos lá!

- A série tomou uma bela atitude, em que devo parabenizar com louvor as decisões do diretor e também o roteiro original, caso ele siga desta exata forma. Foram gastos exatos quatro episódios consecutivos para construir a escada que Subaru, como protagonista, deve escalar: O episódio 12 ainda com a vontade inabalada, desobedecendo as ordens de Emilia; logo depois suas capacidades são contestadas no episódio 13, onde se agarra à sua mesquinhez de ainda achar-se mais do que deve e dessa forma perdendo a confiança da garota, algo que o empurra para a queda; durante o episódio 14 o vemos definhado, prendendo-se à própria arrogância numa tentativa de não perder-se no desespero de estar errado em suas atitudes, para tudo ser destruído no fim do episódio; e por fim o 15, no qual testemunhamos o tamanho de seu abalo, até encontrarmos o ponto de partida para que ele pudesse subir novamente, na figura de Rem. Eu, que critiquei bastante a falha da personalidade hiperativa e animada de Subaru no início, agora dou o braço a torcer que mesmo assim houve um desenvolvimento bem estruturado em cima do personagem principal.


Entendam, esta não e a primeira vez que Subaru se vê sem chão. No arco anterior ele também esteve sem ação em um de seus ciclos, ao qual só acordou para a realidade depois de reparar nas personagens que dependiam de suas ações. Foram dois episódios, na época, para se firmar a queda do rapaz, e as sua tentativas exageradas no ciclo seguinte, que culminaram na cena ao colo de Emilia. Agora, foram quatro episódios. Se da primeira vez a questão era o medo de morrer e a falta de vontade de continuar tentando, agora o problema de Subaru encontra-se na sua falta de capacidades que vão além de sua habilidade em voltar da morte, somado ao fato de que apenas ele sabe disso. Foram ótimos episódios gastos para dar sustância e firmeza para um protagonista que no começo parecia cheio de si em excesso. Eu fico um tanto consternado com o tanto de gente criticando o personagem, ao mesmo tempo que também me vejo feliz com isso - é claro que ele está num estado deplorável e digno de crítica, mas isso nem de longe significa que o anime esteja ruim. Ainda mais considerando que esse desespero de Subaru tem fundamento, não é algo simplesmente jogado.


Vamos teorizar um pouco agora: O detalhe de Betelgeuse ter se intitulado como Preguiça, um Arque Bispo do Pecado, nos leva à conclusão de que temos outros seis personagens que caminham neste mundo com poderes voltados às trevas e provavelmente faccionando com a Bruxa, uma vez que todos são cultistas dela. Isso nos dá uma margem de antagonistas impossíveis de serem abrangidos com o devido cuidado apenas no que resta dos 25 episódios - vamos crer, portanto, que mesmo que o anime tenha um final, este não será o desfecho do enredo principal. Também dentro deste mesmo ponto: O fato de Subaru ser cogitado como um dos Arque Bispos do Pecado, o Orgulho, é algo bem importante de se mencionar. O que isso nos leva a crer? Que além de ter sido trazido pela bruxa, ele também tem poderes de alto nível dados por ela? Que Subaru serve a ela inconscientemente? Surgem novas dúvidas em simultâneo a outras antigas que são sanadas.


A afirmação de Rem de que estes inimigos são cultistas da bruxa e de que eles também foram as pessoas que atacaram sua vila são bem valiosas, além do fato de que, segundo suas palavras, o culto roubou o chifre de sua irmã, que na época era considerada um prodígio. Isso terá reverberações futuras? Acho que sim. Estas ligações são bastante preciosas de serem feitas a esta altura do campeonato, já que nós, como espectadores, esperamos que o anime se encerre bem, mesmo que haja margem para futura continuação. No mais, Rem solta uma bela frase por aqui: “Vocês roubaram o chifre de minha irmã e a minha razão de viver, não é o suficiente? Agora vocês vem para roubar a minha razão de morrer?” É digna de citação nos comentários, porque isso carrega um peso enorme, e não desfaz a literalidade que pede a cena.


Usar um antagonista louco a esse ponto da história é uma boa ideia. De início, temos a assassina Elsa, depois nós nos dirigimos a um inimigo que se divide na desconfiança de Rem e as bestas demônios. O fato de agora ser entregue um inimigo que é diretamente ligado aos seus ideais é de boa valia a essa altura do enredo, quase chegando na contagem regressiva para o término do anime. E Betelgeuse até que faz um trabalho decente como tal, ele nos entrega boas cenas que demonstram o nível de sua insanidade, pra logo depois nos trazer outra para odiarmos a sua pessoa. Seu poder parece bem parecido com os que vemos no anime Elfen Lied, apenas por grau comparativo.


Vamos falar do ouro desse episódio agora: A cena de Rem sendo quebrada por Betelgeuse e sua devida sucessão de eventos é muito boa, muito boa mesmo. Arte e fotografia escolheram quadros sensacionais para expressar o poder do vilão quebrando Rem no ar, e a reação de Subaru com esta visão também é exatamente na medida do que se pede de um protagonista que sai de um transe traumático para uma explosão de raiva. A sequência final de Rem se arrastando até Subaru é de tirar o fôlego; eu choro muito fácil com quase qualquer coisa, mas geralmente tenho uma certa resistência alta com cenas de mortes de personagens, estas quase nunca me abalam tanto. E eu chorei bastante nessa passagem. Se por um lado vemos o definhar do personagem Subaru, em quase mesma escala a personagem Rem subiu muito nas últimas semanas, sendo este momento do episódio 15 o estopim dela.


E quanto ao monstro gigante que aparece no final do episódio: Peço perdão, mas no intervalo de ver o episódio e terminar de escrever estes comentários eu levei um spoiler de um babaca e já sei o que é. Logo eu não seria completamente sincero caso começasse a levantar hipóteses por aqui, prefiro só me abster de discutir sobre ele e comentar que esta cena final também ficou muito bonita - cabeça sendo cortada e créditos subindo, legal. Podia até deixar a volta à vida do Subaru pro próximo episódio e terminar naquela parte, pra mim ficaria mais bonito.


Enfim! É isso, senhores!


Um grande abraço, e até a próxima!












**********

Comente com o Facebook:

5 comentários:

  1. Só deixar essa imagem aqui...

    https://s32.postimg.org/semr8j22d/Cn_NE_f_JWg_AA4_Xk_P.jpg

    ResponderExcluir
  2. Nossa, esse episodio foi espetacular! Eu não via tanta insanidade desde higurashi.
    A respeito do monstro que apareceu no final, mesmo antes de pegar o spoiler também eu já tinha minhas desconfianças de quem era, principalmente levando em conta a primeira morte desse arco no porão. Isso me faz refletir mais sobre o quanto nós não sabemos sobre nenhum dos personagens da obra.
    As possibilidades do subaru estar ou não ligado com a ceita da bruxa também são muito interessantes. Me faz pensar que talvez o subaru tenha mais poderes que ele não saiba ainda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. " Isso me faz refletir mais sobre o quanto nós não sabemos sobre nenhum dos personagens da obra." Essa frase é muito válida! A gente realmente ainda tem muito o que descobrir de praticamente quase todos os personagens até então. As mais exploradas e com o passado revelado até agora são Ram e Rem, que dá pra levar algumas hipóteses bem concretas, de resto... é!

      Excluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS