25 de julho de 2016

Comentários semanais: Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu #17




Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)

Saudações, aqui quem fala é Tadashi Katsuren, e este é o episódio 17 de Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu. Desta vez, o episódio é aberto com o inicio da cena de perseguição do último episódio; a Baleia Branca é a criatura que voa na névoa atrás deles para devorá-los, correndo em direção à carruagem de Subaru, Otto e Rem sem se desviar. Para que Subaru pudesse escapar, Rem se sacrifica saindo da carruagem a fim de atrasar a baleia branca, isso após impedir Subaru ao desnorteá-lo com um golpe - quando o rapaz acorda, eles ainda estão fugindo dentro da névoa.

Otto confirma que Rem ficou para trás na esperança de que pudessem continuar fugindo. O protagonista, enraivecido, começa uma discussão com o dono da carruagem, sendo que curiosamente, ao meio dela, Otto perde completamente a noção de quem era Rem. Subaru então olha para a baleia, e nota que ela é um besta da mesma “espécie” dos cães demônios que o atacaram no arco anterior - e que, por isso, a baleia deveria estar correndo atrás dele - nisso, Otto escuta seu monólogo e joga Subaru para fora, numa tentativa desesperada de escapar. Estranhamente, quando Subaru cai desesperado para fora da carruagem, a baleia branca o ignora e desaparece. Ao mesmo tempo, a névoa se dissipa e Subaru se depara com a carruagem de Otto vazia e havendo nela duas adagas fincadas, indicando que ele teria sido morto pelos cultistas.

Subaru usa a carruagem para chegar aos domínios do Lorde Roswaal, onde, diferente das outras ocasiões, ele ainda encontra todo mundo vivo. As crianças da vila o levam desacordado para a mansão, e após isso ele acorda em uma cama ao lado de Ram, que o vigiava sentada em uma cadeira. Neste momento, Ram também não se recorda da existência de sua irmã, e enfurecido, Subaru vai em direção à Emilia para conversar com ela, no intuito de leva-la embora dali para salvá-la - acontece, então, que a meia-elfa também não sabe nada a respeito de Rem, e Subaru decide contar toda a verdade para Emilia, mesmo que isso envolvesse mata-lo. Todavia, ao preparar-se para contar sobre sua habilidade de voltar no tempo ele é parado mais uma vez e as mãos negras o envolvem, mas, por alguma razão, a garota é quem cai morta em seus braços.

Beatrice aparece um tempo depois e Subaru pede para que o mate. A protetora da biblioteca da mansão se recusa a cometer tal ato, enviando-o em seguida para o meio da floresta, onde ele se encontra portanto com os cultistas e Betelgeuse novamente. Desta vez, Subaru vê a mãos invisíveis do vilão, as mesmas que quebraram Rem na sua última morta. Betelgeuse, furioso, prepara-se para quebrar o corpo de Emilia ao tempo que Subaru ficaria apenas assistindo, imobilizado, mas no último instante Puck aparece, protegendo o corpo de Emilia do alto.



Vamos aos comentários!

- Já está bem na cara que as pessoas mortas pela baleia são esquecidas e apagadas em forma de existência do mundo. Isso se mostra desde o cara de carroça do episódio passado que desapareceu e ninguém percebeu, até toda a reafirmação em torno da ausência de Rem neste aqui - o que não bate com a história da tropa enviada pelo reino para mata-la, que ainda é lembrada. Agora é levantar o questionamento sobre o porquê da aparição desta besta em tal ponto do enredo, e qual sua relação com Subaru e todo o resto. Sobre isso comento uma coisa, já que voltamos a ter a abertura rodando neste episódio: Existe uma personagem combatendo a baleia branca durante a abertura, não falarei quem, mas talvez isso seja um spoiler bem próximo. Além disso, há nela a cena final de Emilia sendo abraçada pelos braços negros correlacionados com a bruxa (e agora com Betelgeuse), valendo lembrar que ela está atrás de uma árvore meio grande - será referência também à árvore citada neste take do pré-confronto com a baleia branca?


As ações de Subaru neste episódio estão estranhas, bem estranhas. Na primeira parte, nós vemos de novo sua personalidade atormentada e traumatizada, bem compreensível dada a situação de pânico em que foi colocado. Porém, eu fiquei de contraponto em duas cenas de Subaru neste episódio, duas que já achei forçadas demais: Primeiro, o pavor dele em morrer pela baleia branca, eu realmente não sei até onde isso já é parte do personagem. Vamos lembrar que a sua motivação partiu do estopim da cena de morte da Rem no seu ciclo de vida anterior, e recordemos ainda que ele já se suicidou pra arrumar seus próprios erros uma vez; eu não acho que o rapaz precisava ainda estar traumatizado, dada a determinação que ele ganhou de sua última morte. Poderia estar desesperado, enraivecido, insano, mas medo de morrer eu não consegui comprar. Outra cena que me incomodou aqui foi o fato de Subaru querer forçar Emilia a ir com ele sem explicar droga alguma, sendo que das vezes anteriores o protagonista já viu o quanto isso não dava certo. Ele não precisava tentar falar de sua habilidade, mas apenas que haveria um ataque, da mesma forma que tentou convencer as outras candidatas - ao menos Emilia poderia confiar mais nele, isso sem contar que o mesmo chegou machucado na cidade, numa carroça que tinha adagas de cultistas fincadas nela. Isso vai contra suas atitudes passadas neste mesmo episódio e no anterior, e isso também me incomoda.


Vamos falar de Emilia e Rem: Para alguém quem tem tanto enfoque nas aberturas e encerramentos, ela está um tanto apagada. Eu vejo já muita gente preferindo Rem do que Emilia dada todas as situações até então apresentadas, mas a realidade é que a personagem de cabelos brancos não tem chance alguma de se expressar e de mostrar mais de seus atos, por culpa da linha narrativa. Ao tempo inverso, Rem possui todas as cenas do mundo para se destacar, já que ela está sempre do lado de um Subaru perturbado mentalmente e fisicamente fraco. Não que eu não goste do crescimento da personagem de cabelos azuis, somente gostaria de ver mais da Emilia, já que ela tem tanto enfoque neste anime.


Sobre a cena final: Tudo nessa série nos leva a crer que Subaru veio até ali por vontade da bruxa, e que suas ações de certa forma refletem diretamente para ela. Não é novidade, e essas frases soltas que o Betelgeuse diz só nos reafirmam isso constantemente nos últimos episódios. Não pretendo me adentrar mais neste ponto, até surgir algo realmente comprometedor. Vamos, portanto, nos ater na passagem final do episódio: Emilia morreu nos braços de Subaru, sangrando horrores pela boca enquanto cai sobre ele, no exato instante em que ia contar a realidade para ela. O nexo causal não está claro, mas os indícios nos levam a crer que caso Subaru conte a verdade sobre seus poderes, quem morre na verdade é Emilia. E nisso, fica a pergunta: Será que esta ligação entre os dois já existe faz tempo? Ou será algum mero processo de cura ou magia no qual Emilia comprometeu a própria saúde pela de Subaru? É tudo bem vago e aguardamos respostas pra explicar melhor essa parte.


A respeito da aparição de Puck, correlacionemos: A criatura mágica usa praticamente as mesmas falas que o monstro gigante ao quebrar a mansão de dentro para fora (sobre “minha filha” e tal, no episódio 15); acho que o nexo já está bem claro para entendermos quem era aquele monstro. Fico, entretanto, mais feliz é em comentar que a aparição dele quebrou uma de minhas linhas narrativas óbvias que estavam para acontecer. Por conta da situação final, eu jurava que o episódio terminaria com Subaru morrendo, e nós recomeçando a história novamente neste arco. Quando Puck aparece agora, a dúvida paira: Algo mais vai acontecer? Eu gostaria. Veja bem, Subaru perde uma coisa muito importante em todas as suas vezes em que morre: A chance de aprender e de retirar informações úteis a custos que não importam para alguém que está prestes a morrer. É claro, ele não quer morrer, entendo isso, creio que ninguém gostaria dessa sensação, ainda mais não tendo certeza que voltaria mais uma vez (isso é bem legal fixar, Subaru NÃO SABE de onde sua habilidade veio, então ele NÃO SABE se vai poder ressuscitar sempre, é óbvio que haveria medo de morrer, e não é pouco). Mas, ainda assim, eu acho que o rapaz poderia utilizar melhor as informações que recolhe, todas elas. Ele já passou da experiência traumática, e continuar em declínio nos leva pra um rumo de enredo não tão agradável, dado que estamos falando do protagonista - o fundo do poço já chegou, está na hora de começar a tentar escalar. 


Um grande abraço, e até a próxima!














**********


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Na minha opinião, é meio inútil tentar compreender o psicológico do subaru nos últimos episódios. Ele simplesmente perdeu o chão depois da DR com a emilia e ele basicamente só reage instintivamente aos problemas que acontecem. Mesmo durante a parte que ele tentou negociar com as candidatas a rei, ficou bem claro que ele era incapaz de criar um argumento logico.
    No momento que a emeilia morreu nos braços dele, eu sinceramente pensei que ele iria cair na real e começar a acordar para vida e realmente voltar a pensar, mas aparentemente ele não mudou nada.
    Atualmente, para o subaru voltar para sanidade, seria necessário um evento drástico que faça ele despertar. Veremos o que vem a seguir.
    Outro ponto que realmente me chama a atenção, desde o começo da serie, é o paku e a beatrice. Os dois sabem de infomações que nós não sabemos, mas o quanto eles sabem? Eles podem ser elementos chaves para uma virada no enredo.
    Outra coisa que me incomoda foi o começo desse arco, ele foi bem rushado e apresentou diversos elementos e pontos-chave. Eu ainda acho que o subaru pode voltar a pontos específicos do passado, mas ele ainda não sabe como.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Obrigado pelo comentário!

      Realmente, as ações do Subaru estão bem distorcidas ultimamente, mas a gente tem que tentar encontrar um nexo de enredo (não de personagem), pra fazer a história continuar interessante de alguma forma. Como você disse, eu acho que todos esperamos o dito cujo evento clássivo, o clique deve acontecer quase da mesma forma que aconteceu da vez em que pulou do precipício.


      Sobre o mascote e a Beatrice, de acordo! Com certeza eles guardam, talvez até sejam uma porta explicativa sobre o passado da Emilia. Outro que guarda muita informação é o Roswaal e possivelmente a Anastasia e a Crusch, embora estas informações se relacionem mais com o mundo de forma geral.

      Excluir
    2. Ah! Sobre o começo desse arco, eu concordo! Se você ver os comentários semanais do episódio inicial deste arco, acho que era o 12 e o 13, eu também comentei que achei bem falho a execução dos encontros e o info dumping.

      Excluir
  2. Fiquei meio cabreiro com a frase de beatrice antes de ela teleportar subaru pra floresta "pelo menos morra aonde eu n te veja". Me lembrei q ela é a unica q lembra q viu ele mesmo depois de ter morrido.

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS