11 de agosto de 2016

Comentários semanais: Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu #19



Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)


Saudações! Estamos cá presentes para o episódio 19 de Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu! Meu nome é Tadashi Katsuren, ou Gabriel Katsu, e estas são minhas impressões semanais sobre este anime que caminha para sua reta final. Mas tudo a seu passo; primeiramente, vamos ver o que aconteceu neste episódio:



Subaru agora age com calma e estratégia: usando de todas as informações que conseguiu recolher das mortes anteriores, ele consegue entrar em termos de negociação para firmar uma aliança entre Crusch e Emilia, sob o pretexto de ter conhecimento a respeito da próxima aparição da Baleia Branca e também oferecendo mais algumas liberdades econômicas que envolvem propriedades de Roswaal. Ao fim da negociação, Subaru firma, portanto, que ele ajudaria e informaria hora e local exatos da aparição, para que pudessem as candidatas à governantes ganhar a fama e banir um dos males mais famosos do reino de Lugnica.

Após isso, vê-se que Anastasia e Crusch iriam liderar a força tarefa que derrotaria a Baleia Branca, recebendo além destas, finanças do líder da guilda de mercadores apresentado previamente. Ao mesmo tempo, temos novas revelações sobre o passado de Wilheim e somos também apresentados a dois novos personagens aliados a Anastasia, sendo eles Ricardo, um mercenário metade besta, e a irmã de Mimi, Hetaro.


O correr do episódio mostra as preparações para o combate contra a baleia branca até o momento da aparição dela, na exata hora e lugar em que Natsuki Subaru prevê. Embora a narração de fatos não seja tão longa, podemos tirar alguns comentários bem interessantes deste episódio! Vamos lá:


- Ver  Subaru usar as informações que ele recolhe de uma morte anterior é uma das coisas que mais me agrada deste protagonista. Esta é a prova máxima de que seu poder, por mais que não lhe dê nada além da habilidade de ter outra chance, possui uma valia enorme, e mostra como o protagonista tem o poder de mudar o rumo do enredo principal, o que é ainda mais gritante quando vemos quebras no fluxo temporal em pseudo viagens temporais. Logo, vê-lo usando de suas informações para entrar num acordo justo com Crusch me apeteceu bastante, porém eu gostaria de ter visto muito mais das negociações que ocorreram antes daquela cena inicial - ou seja, a conversa com Anastasia e com o Líder da Guilda dos Mercantes. No lugar disso, sacrificaria o tempo para o animal montaria de Subaru sem problemas, embora eu tema que isso vá influenciar em algo futuramente.


- Vamos teorizar um pouco! E desta vez sobre o velho Wilheim: Eu acho que na verdade isso já está bem na cara, mas como diabos o velho se lembra de quem a baleia branca matou? Da mesma forma, como todos aqueles soldados velhos e aposentados se recordam dos que foram mortos por ela? O que nos haviam apresentado até então era que aqueles devorados pela baleia tinham sua existência apagada da memória dos outros. Quando apenas fora citado a morte do Primeiro Grande Espadachim, eu já havia chutado de letra que esse personagem ainda não estava morto e reapareceria - e quando Wilhiem ainda afirma que este personagem era sua esposa, eu tinha ainda mais certeza que não estava morta. Todavia, no instante em que mais gente aparece lembrando de entes que provavelmente morreram por culpa da baleia, eu fiquei na dúvida. O que vocês acham sobre isso? É bom deixar o tópico em destaque conforme novas informações aparecem.


Como eu disse, o enredo não mostra NADA sem que haja um uso futuro. Deixei de comentar sobre o celular da vez passada, mas ele foi o cerne das atenções durante este episódio, e tudo isso por uma mera citação de uso dele como lanterna numa das mortes anteriores de Subaru. Será que a montaria de Subaru também merece atenção? Hahahaha, espero que não, nem um pouco interessado eu estou.


Quanto a abertura do anime: Agora volto a tocar nesse ponto, que disse faz um booom tempo. A abertura entrega muitas coisas que a gente deve prestar atenção, da última vez deixei de mencionar especificamente por medo de spoilar algo que quem pula a abertura queria evitar, mas agora já posso comentar sem medo: Crusch era quem aparecia nela frente a frente com a baleia, e isso se confirma! Subaru montado neste dragão terrestre junto de Rem também, e ainda posso citar a cena do episódio anterior, da conversa de Subaru e Rem que encontra-se pré apresentada num trecho dos dois se abraçando. O que podemos esperar em seguida? Voltem na abertura e deem outra olhada. Minha hipótese: Será que Subaru realmente salva Emilia após o fim deste arco? Ou não correrá tudo de acordo com seus planos?


A formação da figura da Baleia Branca se realizou no correr do episódio inteiro, e foi muito bem construída, desde as preparações do soldado, seguindo pelos soldados veteranos e o discurso de Crusch, até chegar na retratação do personagem Wilheim, que também é mais aprofundado conforme conhecemos a criatura inimiga. Isso é essencial para construir a hype de quem assiste para o que virá a seguir, caso contrário, não haveria empatia alguma com os personagens e o combate em si, sendo estes apenas um instrumento pro Subaru seguir com seu plano de salvar Emilia.


Tem uma dúvida que ainda me deixa atiçado: Eu sei que a aparição da baleia muito tem a ver com a presença de Subaru, mas por que agora? Por que aos pés dessa árvore que até foi introduzida a quem assiste? Estas pontas precisam ser atadas até o fim do arco, para o enredo não apresentar nenhuma falha muito grande.




Por fim, o final! Que cena incrível! A ausência de qualquer som que não o alarme de Subaru enquanto o vídeo mostra a tensão dos personagens da série consegue deixar qualquer um imerso na pressão que está sendo imposta naqueles segundos. A construção da cena está ótima, seguindo até o momento em que Subaru age antes de todos, por ser ele quem já viu a criatura bestial de perto anteriormente. Subaru seguir em frente nos diz muitas coisas subjetivas, mas a mais importante é que ele está preparado para seguir adiante, e quando digo isso, quero dizer para além do problema da Baleia Branca, até alcançar Emilia, mostrando a superação do trauma do personagem. 



Um grande abraço, e até a próxima!














**********

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS