24 de outubro de 2016

Especial: Anima Mundi 2016





Apresentando mais de 400 produções vindas de 45 países, sendo 106 apenas do Brasil, estreia nesta terça-feira dia 25 no Rio de Janeiro a 24ª edição do Anima Mundi, um dos maiores festivais de animação do mundo. Confira aqui os poucos trabalhos japoneses que serão exibidos durante o evento, bem como algumas dicas minhas de sessões que verei de acordo com o que é descrito no site do mesmo.


O Japão, como sempre, traz para o festival um pequeno número de animações, sendo quase todas obras experimentais vindas de profissionais desconhecidos do público em geral - são somente 10 ao todo esse ano. De resto, entre produções de origens inusitadas como Myanmar, Finlândia e até Martinica, a França, com 46 animações, continua a ser o maior participante após o anfitrião Brasil, seguida por outras nações tradicionais na área como Alemanha (29), Estados Unidos (26), Reino Unido (20) e Bélgica (17).


O festival ocorrerá entre os dias 25 a 30 de outubro no Rio de Janeiro e 02 a 06 de novembro em São Paulo - normalmente ele se passaria em julho, mas acabou sendo adiado este ano devido as Olimpíadas. Cada sessão custará R$ 12,00 inteira e R$ 6,00 meia; contudo, algumas sessões (como as da categoria "Futuro Animador", por exemplo, que reúne trabalhos feitos por crianças e jovens) serão gratuitas - clique aqui para ver os endereços de todos os locais de exibição nas duas cidades.


Segue abaixo a relação das 10 animações japonesas que estarão presentes no evento, além de outras obras que julguei interessante destacar e que inclusive tentarei assistir em São Paulo. As imagens e "pseudo-sinopses" foram retiradas do próprio site do Anima Mundi, e todas as obras se encontram com títulos em português porque nesta edição eles não disponibilizaram em suas páginas os respectivos nomes originais.




**********


1) A Tartaruga Vermelha – Michael Dudok de Wit (Co-produção com França e Bélgica)
Os estágios da vida de um homem isolado em uma ilha deserta habitada por tartarugas, caranguejos e pássaros.

Sessão: Longa Metragem. (Clique nos links das sessões para ver locais, datas e horários de exibição)



2) Vermelho Veloz – Daisuke Onitsuka
Yatsushima, uma nação rica em recursos hídricos, é tomada pelos países vizinhos. Com a água esgotada, a população sofre e planeja uma revolução.

Sessão: Panorama 8.



3) Garota Cassete – Hiroyasu Kobayashi
Ano de 20XX. O mundo está coberto de neve. Nesse eterno inverno, todos os cidadãos e suportes estão sendo monitorados.

É um curta integrante do projeto "Nihon Animator Mihonichi".

Sessão: Panorama 8.



4) Ponto de Referência – Ryo Orikasa
Yoshiro Ishihara (1915–1977), que se destacou na poesia japonesa moderna em meados dos anos 1950, é lembrado como um "poeta do silêncio". Ele disse que "um poema é um impulso de resistir à escrita".

Sessão: Galeria 1.


5) O Olho do Furacão – Masanobu Hiraoka
Bem-vindo ao olho do furacão.

Sessão: Galeria 1.




6) Saigo– Tochka
O samurai Takamori Saigo nasceu em Kagoshima em 1828 e cometeu haraquiri na Batalha de Shiroyama em 1877. Ninguém sabe como era sua aparência, pois ele só é retratado em uma gravura e desenhos.

Sessão: Galeria 1.


7) Parada de Satie – Kojie Yamamura
Uma parada para três maestros e quatro intérpretes. A partir de citações dos textos de Erik Satie sobre a música composta para o balé Parada (1916), o filme recobra a veia surrealista do famoso balé realista.

Sessão: Galeria 1.


8) A Era do Obscuro – Hana Ono / Mirai Mizue
Antes de o mundo nascer, a forma do mundo era obscura.

Sessão: Galeria 1.




9) Futuro Retrô – Mirai Mizue
O mundo do futuro que eu imaginei na infância, diferente do mundo do futuro agora.

Sessão: Galeria 2.



10) Rastro – Tochka
O nascimento do universo e a origem da criação. Os seres humanos inventaram as ferramentas, descobriram o fogo e pintaram murais nas cavernas escuras.

Sessão: Galeria 2.



Sobre a sessão "Galeria" da qual faz parte a maioria das produções japonesas, pego emprestado um texto do site que fala a respeito dela: "há trabalhos de animação que buscam romper fronteiras, experimentar e transcender a tela tradicional de cinema. Na galeria Anima Mundi estes filmes podem ser apreciados como numa galeria de arte, em uma instalação bem animada". Ou seja, tratam-se de curtas bastante experimentais, que serão exibidos em sessões contínuas e gratuitas em espaço diferenciado. 

**********

Agora vejam logo adiante o que me chamou a atenção e que pretendo assistir. Para não deixar o post maior do que já ficou, preferi me concentrar apenas nas sessões das categorias "Curtas", que é a principal categoria competitiva do evento (você inclusive pode deixar, ao final da sessão, o seu voto para cada animação que viu); e "Olho Neles!", dedicada a animadores brasileiros novatos. Notem ainda que eu não estou mostrando aqui todos os curtas dessas sessões, apenas os que mais me interessaram em cada grupo.



*****


Clique em cima do nome da sessão (Curtas 1, Curtas 2 etc) para ver sua programação completa, além dos locais, datas e horários de exibição.


As Longas Férias (Bélgica) (Curtas 1) 
Louise vai acampar perto do mar com seus pais e ouve histórias sobre uma sereia que não consegue cantar. Ela aos poucos percebe que seu pai tem algo em comum com essa sereia...

Castelo de Areia (França) (Curtas 1) 
Em meio a um deserto, soldados tentam proteger uma pérola maravilhosa de uma criatura gigantesca.

Tempo Contado (Holanda / Bélgica) (Curtas 1) 
Um relojoeiro solitário busca consolo e sentido em sua rotina diária. Certa noite, ele recebe um relógio muito singular para consertar...



Rua do Templo de Bambu (Alemanha) (Curtas 1) 
Bao e Lili moram na rua do Templo de Bambu, que separa os ricos e os trabalhadores migrantes. A despeito da desigualdade social, as meninas desenvolvem uma amizade silenciosa e clandestina.
A Seita de Insetos (México) (Curtas 2) 
Em um futuro distópico, os livros foram confiscados e o entretenimento de massa transformou as pessoas em baratas analfabetas. Uma seita de insetos sai em busca dos livros para recobrar a humanidade..


Fogosa (França) (Curtas 2) 
A vida em família de Ena, uma bombeira apaixonada, é ameaçada por seu fascínio pelo fogo.





Sonhos de Consumo (Holanda) (Curtas 2)
Nossos sonhos constituem o último refúgio seguro e sem anúncios, parece. O que acontece quando publicitários conseguem adentrar nossos sonhos?
Ideias de Canário (Brasil) (Curtas 2) 
Rio de Janeiro, ano 2127. Macedo se depara com um canário nada comum numa loja de antiguidades. Releitura do conto homônimo de Machado de Assis.

Dedo no Gatilho (Hungria) (Curtas 3) 
Um velhinho prepara seu equipamento para um mergulho no passado. Ele e seu parceiro tentam prender um criminoso perigoso, algo que se revela muito mais problemático do que o esperado.



Para Fazer Fogo (França) (Curtas 3) 
Um homem e seu cachorro tentam sobreviver no território de Yukon. Um filme de faroeste polar baseado no romance homônimo de Jack London em homenagem ao centenário da morte do autor.

Anna (França) (Curtas 3) 
Primavera de 1941. Um avião cai nas Montanhas Rochosas Canadenses. Uma menina é adotada por um puma.


Mobios (Brasil) (Curtas 3) 
O jovem filho de um milionário morre num horrível acidente automobilístico. Cientistas tentam reconstruí-lo, a partir de seus testículos.



Um Plano Infernal (França / Bélgica) (Curtas 4) 
Dois ladrões, dezenas de gatos e muitos cachorros latindo. As condições ideais para roubar... assim parecia.

Corporação (Argentina) (Curtas 4) 
Ambição, exploração do trabalho, poluição ambiental, degradação humana, mais-valia, corrupção e muito mais no incrível mundo do mercado livre!

Tempo Emprestado (Estados Unidos) (Curtas 4) 
Um xerife sofrido volta à cena de um acidente que ele passou a vida tentando esquecer. A cada passo pra frente, as memórias voltam com força.



Animais (Brasil) (Curtas 4) 
Uma família de macacos busca sobreviver num ambiente devastado pela seca. É a lei da selva, mas aqui são todos humanos.

Golpe (França) (Curtas 5) 
Uma comunidade de seres humanos que se comportam como animais é perturbada pela chegada de um novo protagonista.


Quando os dias eram eternos (Brasil) (Curtas 5) 
Filho retorna à casa para cuidar da mãe em seus últimos dias de vida.




Navios de Outrora (Rússia) (Curtas 6) 
O último dia de um velho capitão a bordo de seu navio, quando dois burocratas idiotas o irão deixar numa ilhota com espaço apenas para um farol.

Citipati (Alemanha) (Curtas 6) 
Os pensamentos de um dinossauro em seus últimos momentos de vida misturam-se às suas memórias.
Livro Tabu (Holanda) (Curtas 6) 
Gwen se sente atraída por um livro erótico peculiar numa livraria. Será que ela vai ouvir seus desejos mais profundos ou sucumbir ao constrangimento?



A Dimensão Alan (Reino Unido) (Curtas 6) 
Alan Brown usa poderes divinos para prever o destino da humanidade... e do café da manhã. Mas para Wendy, esse marido “rumo à evolução cognitiva” já deu.

Fantasma (Irlanda) (Curtas 7) 
Um pescador naufragado descobre um segredo sombrio.

A Píton e o Vigia (Rússia) (Curtas 7) 
A amizade improvável entre um vigia de zoológico e uma cobra píton. Não se escolhe uma amizade. Ela aparece quando você mais precisa.



Johan (Brasil) (Curtas 8) 
Johan é um senhor que vive dentro de uma cúpula onde o entardecer é falso. Quando surgem nuvens carregadas, manter a utopia se torna uma tarefa cansativa.

Balada de Natal (Rapública Tcheca) (Curtas 8) 
Em uma cidade destruída pela guerra, um menino coleta brinquedos quebrados para substituir os amigos e a família. Certo dia, ele encontra um presente de Natal e foge. Baseado no último roteiro de Bretislav Pojar.
Estilhaços (Portugal) (Curtas 8) 
Um filme sobre como a guerra afeta o corpo das pessoas que a vivenciam diretamente. A milhas de distância e dezenas de anos pra frente, a guerra ainda infecta outros seres humanos como um vírus.


(Otto) (Holanda) (Curtas 8) 
Uma mulher que não pode ter filhos rouba o amigo imaginário de uma menininha e esconde o segredo do marido.

Tempo de Dinheiro (França) (Curtas 9) 
Um gorila encontra um smartphone na selva e acaba cometendo as mesmas gafes e vergonhas alheias que vemos e fazemos todos os dias.


O Steinway (Itália) (Curtas 9) 
Três especialistas expõem seus insights sobre um assunto altamente explosivo. Será que o especialista número quatro vai ser convidado novamente para participar?



Bingo (Holanda) (Curtas 9) 
Boney é um funcionário que não está nem aí pro seu emprego fim de linha. Quer dizer, até ele esbarrar com uma velhinha espirituosa chamada Bridie...

Diga que tenho só dezessete anos (Brasil) (Curtas 10) 
Stephen Brown se alista no exército britânico, em 1914, aos dezessete anos. Quando chega ao fronte, arrepende-se. Filme inspirado em uma história real, na estética da obra de Paul Nash, e no poema “Dulce et decorum est”, de Wilfred Owen.
Enfeites Desbotados (França) (Curtas 10) 
A amizade de uma menina com uma matilha de coiotes é brutalmente interrompida, o que acaba provocando uma revolução...




Velodrool (Estônia) (Curtas 10) 
Um ciclista viciado fica sem cigarros. Ele participa de uma corrida para consegui-los, mas vai precisar da ajuda de umas pessoas peculiares para permanecer na competição.

Sob a Macieira (Holanda / Bélgica) (Curtas 10) 
Um fazendeiro morto é enterrado pelo irmão odiado, o vigário. As minhocas tomam conta do defunto e o fazendeiro desperta...


Sem Culpa (Bélgica) (Curtas 11) 
Um júri não hesita em aplicar a pena de morte a um grupo de cartunistas, mas um deles se recusa a aceitar seu destino.





O Ex-Mágico (Brasil) (Curtas 12) 
A triste história de um mágico que não entendeu a beleza de sua condição. Baseado no conto "O Ex-Mágico da Taberna Minhota", de Murilo Rubião.

Mitu (Colômbia) (Curtas 12) 
1998. Na cidade rural Mitú, imersa em um conflito armado, o policial Edgar Rodriguez conhece Ana Maria, que trabalha num bar local. A relação promissora é impactada por um acontecimento repentino...
Luz Verde (Coreia do Sul) (Curtas 12) 
Mari, a única sobrevivente de uma guerra atômica, esbarra no soldado robô M626 e eles iniciam uma amizade.




Caminho dos Gigantes (Brasil) (Curtas 13) 
Em uma floresta de árvores gigantes, uma menina indígena desafia o seu destino para entender o ciclo da vida.
14 (França) (Curtas 13) 
1914. O campeão nacional está na liderança do Tour de France, mas sofre uma queda no Passo do Tourmalet...



Monstro! (Bélgica) (Curtas 13) 
A vida de um mendigo mal vestido e isolado é iluminada pela chegada de um visitante inesperado.




Morgan (Brasil) (Olho Neles! 1) 
Um homem vive uma série de dilemas ao tentar escapar de dentro de um pote transparente. Filme livremente inspirado em "A Metamorfose", de Franz Kafka.
Superman Vs batman (Brasil) (Olho Neles! 1) 
Homenagem a dois ícones da cultura pop mundial. A real batalha entre Superman e Batman.
Bug Joe (Brasil) (Olho Neles! 1) 
Desanimado e cansado depois de ser demitido de seu emprego, Joe encontra o maior desafio de sua vida em um ponto de ônibus.



Tenebra (Brasil) (Olho Neles! 1) 
Dona Aura é uma costureira que sempre trabalha até tarde, acompanhada de seu gato, chamado Fadiga. Certa noite ela é surpreendida por espíritos que caminham em procissão...

Corvo Rei (Brasil) (Olho Neles! 2) 
Um vigia e seu pássaro levam uma vida triste e isolada às margens de uma floresta. Surge uma chance de escaparem do tédio, mas um grande perigo se oculta nessa oportunidade.



Boia (Brasil) (Olho Neles! 2) 
Alex, uma adolescente de treze anos, está passando pela puberdade numa casa onde todos estão imersos em suas próprias telas. Poderá uma tela substituir o toque humano que ela tanto deseja?



A Noiva do Coelhinho (Brasil) (Olho Neles! 2) 
Uma menina sai de casa para procurar lenha numa manhã de inverno e encontra um rastro de sangue... ela decide segui-lo.

O Robô e a Maçã (Brasil) (Olho Neles! 2) 
Uma viagem noturna de trem. Uma carroça cheia de passageiros. Um companheiro irritante de compartimento... O que você estaria disposto a fazer para ter uma viagem tranquila?






Para mais informações sobre o evento acesse o site oficial do Anima Mundi. Há ainda páginas no Facebook e Twitter, onde dúvidas são respondidas com rapidez.

**********

Meus perfis:


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS