12 de outubro de 2016

Uma rápida passagem pela temporada de outono 2016: Edição #01



Comentar a temporada semanalmente por meio de imagens: essa foi a ideia de post que o webmaster Bebop me revelou certa vez que queria fazer, mas nunca chegou a coloca-la em prática - talvez por falta de tempo mesmo. Como já faço algo parecido em alguns fóruns - mas sem periodicidade alguma - eu até fiquei interessado em pegar emprestada a sua ideia, porém sempre tinha receio de que, ao chegar na época de montar o guia da temporada seguinte, eu não conseguisse mais realizar esses posts já que acabo atrasando praticamente todos os animes que estiver vendo.

Ainda creio que vá acontecer isso nas últimas semanas da temporada, mas aí vejo na hora o que poderei fazer.

***

Dito isso, logo abaixo seguem não textos detalhados sobre cada estreia e sequer longas explicações de seus enredos, mas apenas opiniões brevíssimas apoiadas por imagens - quase como se alguém estivesse publicando comentários pelo Twitter, digamos assim. Pretendo fazer desse espaço algo bem pessoal e descontraído onde citarei toda semana os animes que eu quiser e por motivos diversos, seja para destacar o quão o episódio de um foi bom, o quanto o episódio de outro foi péssimo ou, apenas, mencionar qualquer cena em particular que achei curiosa. Como falei lá em cima, isso eu já faço em certos fóruns, mas a diferença agora é que quero deixar tudo registrado num só lugar.

Ademais, adoro estatísticas e montar listas de qualquer tema, e não por menos colocarei no final do post um ranking elencando todos os animes que estou vendo, e que será atualizado semanalmente. Mais uma vez, por tratar-se de algo muito subjetivo e pessoal ele não deve ser levado a sério, sendo apenas uma maneira da qual uso mão para acompanhar a temporada.

Pois bem. 


*****



Por serem práticos e rápidos de se assistir, eu gosto de pegar todo e qualquer anime com episódios de curta duração, independente da premissa - das 29 estreias que já vi, 16 foram séries desse tipo.

A maioria é dispensável (ruim, fraco) e dificilmente recomendaria pra alguém, porém um que de início achei realmente bom foi "Nobunaga no Shinobi", cuja protagonista Chidori é de uma fofura e graça tremenda - e no geral as piadinhas rápidas do anime em si também são boas.



Nobunaga estará em boas mãos, acho...


A propósito, o onipresente Oda Nobunaga ainda protagoniza nessa temporada o experimental "Sengoku Choujuu Giga", onde nomes históricos japoneses são retratados como animais - e por coincidência em ambos os animes ele não hesitou em atirar no fiel companheiro (sempre lembrado por ter feições parecidas às de um macaco) Toyotomi Hideyoshi, que seria seu futuro sucessor:






Testar sua nova arma e proteger garotinhas de chatos que acham que ninjas são todos iguais aos de "Naruto", eis dois motivos válidos.


***

Ainda em fofura, apesar de sua comédia pálida "Nyanbo!" tem me conquistado só por conta disso, ao colocar personagens bonitinhos num cenário que mescla CG e tomadas em live-action.



E mesmo sendo alienígenas que se parecem e possuem hábitos de gatos, eles não tem uma relação muito amistosa com felinos.


Enquanto isso...



Para tristeza de muitos, mesmo após tantos anos "Yotsuba&!" só conseguiu ser animado dessa maneira, através do encerramento de um anime baseado vagamente num popular pseudo personagem de seu mangá. 

***

Também até tenho achado "Chi's Sweet Home (2016)" agradável, mas ele está longe de ostentar o mesmo charme das animações anteriores em 2D do estúdio Madhouse (nem por culpa do visual, e sim pelas historinhas mesmo, que são inferiores).







***

E fechando esse quesito, "Kaijuu Girls: Ultra Kaijuu Gijinka Keikaku" e os traços chibis e calorosos de suas garotinhas, que personificam monstrengos do tokusatsu "Ultraman", não são o bastante diante de um humor tão ruinzinho - mas como possui episódios curtos o verei até o fim.




***

Posso dizer que "Okusama ga Seitokaichou!+!" é pra mim o segundo anime curto mais interessante da temporada, contudo...





...os motivos para isso não são nada nobres.

***

"Teekyuu 8" já está fazendo hora extra; sou afeiçoado à franquia e sua insanidade, mas ela tem decaído a cada temporada.




***

Por algum motivo desconhecido, no anime de exercícios em primeira pessoa "Anitore! XX" eu passei a morar com as cinco garotas debaixo do mesmo teto, restando agora saber se essa segunda temporada irá além de meros closes indiscretos durante sessões de abdominais e flexões.



***


"Gakuen Handsome" e a história de amor de um protagonista sem rosto rodeado por belos (?) rapazes queixudos. O jogo pode funcionar bem como paródia do subgênero BL (Boys Love), mas o anime não passa de pura vergonha alheia sem graça.





***


Me sensibilizei e chorei com a estreia de "Natsume Yuunjichou Go", igual a outras inúmeras pessoas que já declararam o mesmo pelas redes sociais.




***

Já "Udon no Kuni no Kiniro Kemari" me foi simultaneamente sentimental e bonitinho em seu primeiro episódio, trazendo uma criaturinha protagonista extremamente meiga e brincalhona:






***

Por não haver Akiyuki Shinbou no cargo principal (ele surge meio como um diretor assistente por aqui), eu não tinha muito receio de que o estúdio Shaft pudesse exagerar na estilização de "3-gatsu no Lion", contudo admito que achei a produção até mais comedida do que o esperado nesse sentido. Comecei a ler o mangá mês passado, então admito ter sido um pouco tedioso rever o mesmo material num espaço tão curto de tempo, porém, em um todo, a adaptação começou muito bem.







***

Deixando animes emotivos um pouco de lado, na questão de introdução de personagens e cenário o caprichado "Yuri!!! on Ice" foi pra mim o mais competente nisso.





E como complemento às mulheres eles ainda conseguiram inserir um baita fanservice nos segundos finais do episódio...


***

Da série "não entendi quase nada do que vi, mas mesmo assim adorei", "Flip Flappers" foi uma deliciosa e divertida surpresa que trouxe empolgantes sequências de sakuga, um amontoado de elementos de fantasia atrativos e um número razoável de cenas cujas referências e ambiguidade já tem provocado discussões quanto aos temas que o anime abordará nos próximos episódios.







***

"Shuumatsu no Izetta" é outra estreia que ostentou uma ótima animação logo no começo, e por ora também tenho achado esse anime agradável, apesar da carga expressiva de yuri bait e de ter cometido gafes e exagerado em alguns trechos quanto ao conflito bélico mundial baseado na 2ª Guerra. Por ter o fraco Hiroyuki Yoshino como roteirista as minhas expectativas foram baixíssimas desde o início, então o saldo ainda é até bastante positivo após 2 episódios.





***

E fechando os animes que sigo acompanhando e mudando drasticamente o nível do post, "Tiger Mask W" carrega uma (falta de) qualidade ao estilo habitual da Toei Animation e possui um argumento tolo envolvendo empresa malvada que monopoliza os ringues de todo o mundo e heróis mascarados que querem se vingar dela, mas... Caramba, é tão trash e genérico e insípido que, ao invés de me afastar, tem é chamado minha atenção pra saber como isso terminará!

Talvez seja apenas pelo tema mesmo que para mim é novo em animes, porque fora esse o único de esporte de luta nos ringues que assisti foi o OVA "Ayane-chan High Kick!", de 1997. Tivesse visto um "Ashita no Joe" ou "Hajime o Ippo" da vida eu certamente mostraria menos paciência com ele.

Contudo, bem gostaria de acompanhar o "real" Tiger Mask dos mangás, que possuía uma personalidade interessante e canalha como lutador - já aqui o seu "sucessor" é um jovem bonzinho e ingênuo demais, não fazendo jus à figura original.




Que pescoção...

***


Tentei, vi o primeiro episódio, mas já abandonei o barco:


Os comentários em cima de "Mahou Shoujo Ikusei Keikaku" tem sido divididos, mas entram em um consenso quanto ao fato de que o anime trará vários acontecimentos nada felizes na sua trama cheia de garotinhas - como chegou a fazer no episódio 2, pelos spoils que li. Sinceramente, até tenho vontade de acompanhar essa ideia, mas o primeiro episódio me foi o bastante para perceber que seu estilo e personagens iriam mais me cansar e irritar do que qualquer outra coisa.






***

"Occultic;Nine" foi muita estupidez e barulho pra nada em poucos vinte minutos. Ele se encaixa naquele grupo de obras que agem com pedantismo e trazem um elenco imenso preso a uma bola de neve de eventos à primeira vista inexplicáveis, dos quais há vários bons exemplos por aí - mas esse teve uma estreia catastrófica que foi recebida com muito desânimo e frieza pelo público, já que era uma das animações mais aguardadas devido à sua origem. Piadas vergonhosas, diálogos estúpidos, narrativa falha e exaustiva e uma personagem feminina de busto gigante cujo adjetivo "babaca" seria pouco para definir sua personalidade foram alguns de seus indignos atributos neste primeiro episódio. Ele é outro que quase ganhou uma segunda chance graças ao suspense que joga no final, mas prefiro não me arriscar.






***

Com a premissa sobre um mundo onde as pessoas têm parceiros robôs que "lutam" entre si contando piadas, "Heybot!" é um anime infantil que só vi o primeiro episódio por conta do guia da temporada de outono, logo não tinha mesmo planos de seguir em frente com ele - apenas não esperava encontrar aqui uma animação tão ruim que abusa de piadas escatológicas ou de duplo sentido e referências obscuras (ter as crianças como público alvo é fachada, só pode!)








***

E pelo mesmo motivo assisti "Dream Festival!", animação que foca na vida de aspirantes a idols num Japão onde as fãs usam aparelhos para lançar cartas no ar a fim de expressar seus sentimentos e torcida - sendo que, ao pegar sua própria carta, cada rapaz consegue mudar de roupa (imagine uma transformação ao estilo mahou shoujo nesse caso) e realizar novos movimentos de dança. Ridículo, adaptação pura e preguiçosa do jogo, simples assim.






*****

Foi um post bem mais longo do que planejava, mas após abordar no próximo outros animes que ainda verei, ele deverá diminuir de tamanho - caso contrário teria dificuldade em publica-lo semanalmente.

Pra fechar, segue o ranking do qual falei, que é baseado nas notas que já marco no MyAnimeList - como há muitas iguais, por vezes a questão de um anime estar na frente do outro é por razões pessoais pra lá de triviais, então reitero o aviso de que não levem tão a sério esse trecho da postagem.

1º Natsume Yuunjichou Go - 8
2º Yuri!!! on Ice - 8
3º WWW.Working!! - 7
4º Udon no Kuni no Kiniro Kemari - 7
5º 3-gatsu no Lion - 7
6º Flip Flappers - 7
7º Shuumatsu no Izetta - 7
8º Nobunaga no Shinobi - 7
9º All Out!! - 6
10º Okusama ga Seitokaichou!+! - 6
11º Tiger Mask W - 6
12º To Be Hero - 6
13º Chi's Sweet Home (2016) - 6
14º Nyanbo! - 6
15º Bernard-jou Iwaku. - 6
16º Teekyuu 8 - 6
17º Kaijuu Girls - 6
18º Sengoku Choujuu Giga - 5
19º Mahou Shoujo Nante Mou li Desukara. 2nd Season - 5
20º Kiitarou Shounen no Youkai Enikki - 5
21º Nazotokine - 4
22º Gakuen Handsome - 3
23º Cheating Craft - 2
24º Anitore! XX - 1
25º Ao Oni The Animation - 1




*****

Meus perfis:


Comente com o Facebook:

12 comentários:

  1. EU TAMBEM TO VENDO OKUSAMA WA SEITOKAICHOU E NÃO ME SINTO NOBRE, ERICK. DAEUDHAUHAUAEE

    ResponderExcluir
  2. ahahahah Cara, não entendo como assisti o primeiro episodio, de Heybot! que merda foi essa, tbm não acredito que isto seja para crianças.
    quero ver teu comentários sobre Cheating Craft, apesar de que é um anime chinês né?
    Mas é ate divertido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bem, pode ver pelo meu ranking que não gostei muito dele, ha... Devo comentar rapidamente sobre o segundo episódio na próxima edição (que pretendo já postar no domingo, e depois disso será uma vez por semana), mas o achei zoado demais, muito forçado.

      Excluir
  3. Escritora ao dispor e legal estas impressões do que está ou estava vendo desta temporada.

    Infelizmente, nem passei perto desta maioria, exceto "Koneko no Chi", então, vamos as minhas impressões até o momento desta: a primeira é que o estilo da animação me fez lembrar daquele filme do Snoopy mais recente, sendo muito decente se comparar com o 3D padrão em animes; segundo, está mais sendo um reboot do que um remake da versão 2D, bobinho sim, no entanto, muito fofo como manda o figurino; terceiro são as referências as versões animadas anteriores no 1° ep - a casa é da segunda série, o gato preto e rapidamente aparece um gatinho que deu às caras em um especial - pode ser que role outras referências ou homenagens. A abertura achei bem nada a ver, a não ser que seja o que a Chi imagine e a música foi apenas ok. Até o momento, uma nota seis; pode ser que melhore com o tempo, só precisam acertar o tom.
    Ao menos, o "Bananya" ganhou uma concorrente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, quando ouvi que seria uma animação em CG fiquei receoso, porém o resultado é bem agradável. A abertura eu acho divertida e bonita, mas concordo que nas duas vezes que a vi pensei que ela não tinha muito a ver com o anime...

      Excluir
  4. Tsc,tsc,Erick e seus motivos nada nobres pra ver okusama...Ah,quem eu quero enganar?Temporada passada eu vi b-project só por causa de um personagem que eu gostava(Ashu yuta)!XD.Udon no kuni no kiniro kemari é um dos animes mais fofos da temporada,fiquei suspirando ''awn,que fofo'' quase o episódio todo!3-gatsu no lion eu adorei,sou muito fã de honey e clover da mesma autora então já esperava bastante desse anime.E não me decepcionei nem um pouco,uma trilha sonora excelente,ótimos personagens e a animação está linda.Um dos meus favoritos essa temporada!Outro que eu adorei foi yuri!!on ice pois eu amo patinação artística,e a abertura e a animação estão lindas!o melhor foi a cena final!( ͡° ͜ʖ ͡°). Mahou shoujo ikusei keiaku é bem legal,mas o plot é meio fraco,é meio que um madoka piorado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meo deos, B-Project!

      (vou ver Show by Rock!! só por conta da garota neko gótico lolita que toca rock usando uma guitarra rosa em forma de coração que fala e possui tendências homossexuais...)

      O segundo episódio de Yuri!! on Ice confirmou qual será o melhor huusbando da temporada, ha...

      Excluir
  5. Vou assistir alguns mas tou achando muito fraco esta temporada normalmente nestas epocas de outono sai animes bem interesantes mas não vi nem um que me chama se atenção, vou esperar que saia mais epi. ve se melhora atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu poderia até dizer que nessa temporada tiveram mais animes que me agradaram do que nas outras desse ano, mas isso é porque houveram quase 80 estreias e no final deverei acompanhar umas 40 (nas outras temporadas não passei de 30) – logo é natural que aumente o número de animes que eu considere bons, enquanto que por outro lado há ainda mais animes que estou achando fracos ou muito ruins.

      Equilibrando tudo, pra mim está uma temporada beeeem mediana.

      Excluir
  6. Saudações


    Estarei aqui para lançar notas de arrependimento (possivelmente), por você ter largado Mahou Shoujo Ikusei Keikaku no primeiro episódio por algo tão simples, nobre Erick...

    Só salientando isso mesmo...

    No mais, esta é a melhor fall dos últimos três anos para mim. De 25 animes sendo acompanhados, ao menos 5 são muito acima do que eu esperava e, nos demais, mais da metade estão dentro de minhas expectativas. As exceções existem, mas faz parte.


    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, padrinho, entendo sua "reprovação" quanto ao que eu disse, mas é que logo de início o anime apresentou uma estilização e personagens que hoje não consigo ter muita paciência de acompanhar por 12 episódios, por mais que o plot venha a ter as suas surpresas (mas confesso que se fosse algo voltado à comédia eu seria mais tolerante).

      Posso no máximo pegar esse anime pra ver quando ele terminar, dependendo dos comentários a seu respeito.

      Excluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS