17 de outubro de 2016

Uma rápida passagem pela temporada de outono 2016: Edição #02








Outro post que ficou maior do que o previsto, mas da semana que vem em diante (pretendo posta-lo sempre aos domingos) acredito que não será assim, já que não há mais animes a serem dropados e não precisarei me estender tanto para explicar algumas estreias.


*****

Enfim, o segundo episódio de "Kiitarou Shounen no Youkai Enikki" nos apresentou dois integrantes do folclore japonês que a maioria de vocês nunca deve ter ouvido falar em qualquer anime focado em youkais porque, bem, os seus hábitos não são lá muito dignos e tampouco higiênicos - porém se mostram até que úteis na árdua tarefa de limpar a casa. Para ser preciso, o novo lar do protagonista foi invadido por um Akaname, youkai que tem o costume de limpar banheiros sujos usando sua longa língua; e Tenjoname, seu "colega de profissão" que é responsável em retirar a sujeira presente no teto das casas em noites frias, lambendo desde pó até teias de aranha (e em troca ele deixa como evidência listras negras nas áreas por onde passou a língua). No anime esse dois formaram uma dupla de bobalhões facilmente capturada que mais fizeram isso por gostar da bonitinha protagonista Suzu - uma zashiki warashi -, contudo podem ver nos links acima que em ilustrações antigas e lendas eles possuem fisionomia e atributos asquerosos, sendo que em alguns relatos a pessoa pode inclusive vir a morrer caso os flagre realizando seu "trabalho".



Mas no final Kiitarou foi quem levou a pior ao protagonizar um ato ainda mais nojento (ah, nem vou falar qual!)...



***

Seguindo na linha de trivialidades, "Bishoujo Yuugi Unit Crane Game Girls Galaxy", continuação do anime que mostrou garotas salvando a Terra ao desviarem meteoros de seu percurso enquanto jogavam aquelas maquininhas de garra fraudulentas - por algum motivo elas conseguiam reunir um poder de energia absurdo ao realizar diversas técnicas de captura de brindes que, na vida real, não são lá tão práticos -, trouxe um novo argumento e até aumentou de tamanho (para 13 minutos), como se os 4 por episódio da temporada anterior já não fossem cansativos o bastante para algo tão ruim.


Em poucas palavras, as garotas agora precisarão defender a Terra novamente e enfrentar um atrapalhado grupo de idols chamado "Dark Cherry", que são amparadas pelo inimigo Dark Gorilla - sim, lhes revelo aqui em primeira mão que um gorila falante de outro planeta era o responsável pelos meteoros, na enorme possibilidade de você ter tido o bom senso em não acompanhar o anime até o fim (isso se nem tiver demonstrado o mínimo de interesse em assisti-lo, pra começar). Mesmo pra mim que me esforço em ver qualquer animação de curta duração já acho um castigo ter que aguentar 13 minutos disso, mas ao menos o primeiro episódio me fez descobrir que...



Sim, no Japão existem maquininhas desse tipo que podem ser controladas remotamente, no conforto de sua casa - a experiência ainda é a mesma, inclusive a sensação do tanto de dinheiro perdido para obter um item que insiste em não ser pego! (e dessa vez poderá ter como desculpa falhas na conexão da internet...)

Pesquisando a respeito vi que elas foram criadas em 2012 por uma empresa de nome Netch, e por apenas 100 ienes (R$ 3,00) é possível manipular uma das várias máquinas localizadas em Akihabara - logicamente a maioria dos prêmios são figures, de acordo com o site deles. Caso o jogador ganhe alguma coisa, o produto é entregue em poucos dias na sua casa. 

Ah, Japão, sempre inventando novos meios de aumentar o sedentarismo e reclusão de seus jovens...


***

Muitas vezes uma rotina apertada e corrida nos faz deixar a saúde em segundo plano - e por isso mesmo não é estranho achar séries de exercícios físicos que podem ser praticados durante uma viagem, seja ela de carro, avião ou trem. O episódio 2 de "Anitore! XX" deu exemplos para o meio de transporte mais usado no Japão, feitos pela tsundere loira do anime ("Não fiz isso por você nem nada do tipo!"), e...





Mal sei o que destacar aqui e ironizar mais, se no "Preste atenção nos músculos de baixo da sua coxa" numa cena onde você realmente dá atenção, mas não nisso; se no exercício posterior com ângulos e poses sugestivas (mais um pouco e eu pensaria estar vendo um hentai); o fato de que dificilmente se conseguiria um trem tão vazio que permitisse tal prática, sem falar na vergonha mesmo de o fazer tão próximo de outras pessoas; ou, essa curiosa expressão seguida pela frase "Finished!" que todas as garotas de "Anitore!" apresentam ao terminar seus exercícios, no qual mais parece que elas estão tendo um orgas...

***

Agora, o que não tem sido nada "educativo" é "Cheating Craft", anime baseado numa light novel chinesa. Pra ser direto (e economizar nas palavras porque a ideia do post é reunir comentários rápidos!), as "técnicas" e truques e golpes (?) usadas pelos personagens me foram demasiado exageradas, exacerbadas, estapafúrdias, vergonhosas, forçadas... Enfim, sem graça, pronto. Igual a todas as outras animações com envolvimento de empresas chinesas que têm sido produzidas nas últimas temporadas, as falhas não só se encontram nas ideias e enredos usados, como também no modo pouco inspirado de conduzi-los. Até agora nessas investidas recentes os chineses só tem feito o que os japoneses já fizeram, porém com uma criatividade e esforço bem menores.



"Trapacear é um ato ilegal. Por favor não imite". Certo, evitarei de levar pra sala de aula meu headphone contendo insetos venenosos dentro (aliás, como deixaram o cara entrar com isso pra fazer uma prova na qual, para se evitar trapaças, eles pensam em mil e um métodos de segurança tecnológicos e quase letais contra os alunos?)


***

Ah, finalmente comecei a ver "Keijo!!!!!!!!". São tantas bundas e bundas e peitos e mais bundas pra se admirar, que é uma pena vê-lo nas mãos do Xebec; a qualidade da animação já decaiu bastante no segundo episódio ainda que não fosse lá essas coisas desde o início, sem falar que praticamente ignoraram os dois primeiros volumes do mangá, pulando a fase de testes e já começando com as duas garotas íntimas uma da outra e entrando na tal instituição que as treinará neste honrado esporte - quem viu só o anime perdeu pérolas como um exercício onde as concorrentes precisavam movimentar suas bundas para formar um "8" perfeito o maior número de vezes possível (Nozomi o fez na velocidade da luz!), ou então outro na qual tinham de "chutar" uma bola com a bunda ou seios em tambores (frases geniais como "A aura da bunda dela mudou" e "Você está tentando decidir isso por meio dos instintos da sua bunda?" surgiram nesse último).

Outros blogueiros já disseram isso, mas a graça de "Keijo!!!!!!!!" é justamente ser capaz de inserir tanto fanservice com tamanha cara de pau, dar-lhe um contexto (por mais besta que seja) e tentar exibir seriedade em levar adiante uma história típica de esporte (?), que vem repleta com os habituais conflitos, reviravoltas e desenvolvimento de personagens comuns ao gênero. Este seria um dos motivos para eu me encontrar vendo um anime desse tipo mesmo evitando há muito tempo séries que sejam intensamente focadas no ecchi, porém é claro que faço questão de ver o glorioso fanservice em seus mínimos detalhes.








A peituda monstro tamanho M de "Occultic;Nine" contra a agilidade e rigidez da bunda de Nozomi: Seria um confronto bastante parelho.


***


"Nanbaka" é outro anime do qual vou ficar repetindo "O mangá é melhor!", mas é que realmente achei que o anime não se saiu bem por enquanto nas piadas originais e tem estendido em excesso algumas outras vindas do mangá. De todo modo, ainda é um anime agradável, coloridão e alegre com seus prisioneiros exóticos e quase que inofensivos (além de brilhantes, literalmente!), só que poderia ter ficado mais interessante se tivesse episódios de no máximo 13 minutos cada.




Trap da temporada...



***

O segundo episódio de "Yuri!! on Ice" já confirmou: Viktor Nikiforov é o melhor husbando da temporada, sem mais.







Enquanto isso, o Yuri russo está concorrendo na categoria de personagem mais, hum... Tapado?






***

Okay, voltando às garotas, "Stella no Mahou" acabou se tornando o meu slice-of-life de garotinhas favorito da temporada - ou o único que estou achando sinceramente bom, pra ser exato. Possuindo um grupo divertido liderado por uma protagonista um tanto ingênua, mas fofa e competente, piadinhas e diálogos agradáveis e uma animação de tons quentes, o anime me fisgou logo no primeiro episódio. É moe e engraçadinho, somente isso.



   


Aliás...




Acho curioso com o quanto uma das personagens, Shiina Murakami (programadora do clube criador de jogos amadores) se parece com a adorável Hitoha Marui de "Mitsudomoe".



***


Já "Long Rider!" me foi beeem morno; não desgostei dele a ponto de abandona-lo igual fiz a outro anime desse subgênero, mas apenas passei indiferente ao primeiro episódio, onde a protagonista já comprou sua primeira (e baratíssima) bicicleta, a estreou com uma longa caminhada e quase morreu de cansaço no final.






***


Maaais garotinhas em slice-of-life, só que não ao estilo que considero as anteriores: Com história criada por Wataru Watari - autor de "Yahari Ore no Seishun Love Comedy wa Machigatteiru." -, "Gi(a)rlish Number" ostentou em seus dois primeiros episódios vários comentários e diálogos mordazes e irônicos sobre a não tão ilustre assim indústria de entretenimento japonês, especificamente a dos dubladores de animes e jogos - é como se fosse um "Sore ga Seiyuu!" menos sonhador e reservado. A protagonista Chitose em particular tem sido muito interessante, visto que sua aparência moe (os traços de QP:Flapper deixaram as personagens jovens demais, sequer parecendo adultas) de heroína supostamente alegre e inocente esconde a faceta de uma mulher ambiciosa e egoísta que não cansa de fazer caretas e observações honestas, contudo maldosas, de todo mundo e cujo qualquer pingo de sucesso ou bom êxito na carreira de dubladora já a deixa com a sensação de ser superior aos outros - quando na verdade não passa de uma novata que mal consegue trabalho. Ela deverá quebrar muito a cara e vá saber se corrigirá ao menos um pouco que seja esses seus maus hábitos, mas por ora tem sido divertido acompanhar uma visão interna sobre tal área sem uma lente de romantismo exagerado ou hipocrisia em cima. É o estilo de Wataru já conhecido através de Yahari.














Por fim...



Minha reação quando estou montando o guia de temporada e descubro que alguma estreia vem dessa amável (ironia) fonte...

***

Com menos rasgação de seda (ou nenhuma), comecei a ver "Show By Rock!! #" unicamente devido a certa personagem que é uma garota neko gótico lolita que toca rock usando uma guitarra rosa em forma de coração que fala e possui tendências homossexuais - e que ao final da primeira temporada foi relevado se tratar da alma de um roqueiro lendário. Acho a Cyan uma graça, mas o anime como um todo, tirando as boas musiquinhas, é cansativo de ver por ser tão fraco... Ah, como é difícil permanecer fiel à suas waifus!



São imagens da primeira temporada porque ela voltou pro seu mundo (Japão, óbvio) no final do anime anterior, e nesse novo ainda não retornou (no primeiro episódio) à sua versão neko gótico lolita que toca rock usando uma guitarra ro...


Citei esse anime só pra falar dela? Talvez.

***

Será que agora vai, Noitamina? Tirando alguns trechos narrativos de estilo um tanto duvidoso, e o curta no meio do episódio com dicionários falantes criados pela Sanrio, "Fune wo Amu" começou bem, sendo uma boa recomendação para quem procura por um anime de teor mais maduro. É uma pena que seu tema central, a respeito da criação de um grande dicionário japonês liderado por personagens experientes em palavras e suas definições e origens, perca boa parte de sua riqueza na tradução para outros idiomas.











***

E terminando novamente com "Tiger Mask W" a parte dos animes que sigo acompanhando, nessa semana ele... Não mostrou nada que valesse ser citado aqui quanto a história, servindo somente para explicar melhor o enredo central da série - que permanecia com algumas lacunas ainda não preenchidas.

O problema nisso é que...



Pô, Toei, precisava reusar tão cedo a sequência inteira de uma luta durante um flashback?!

***


Vi um episódio, não verei outro, adeus


"Shakunetsu no Takkyuu Musume" poderá ser um raro exemplo de anime protagonizado por garotas que tenha de fato um esporte como destaque, nesse caso o tênis de mesa - os dois primeiros episódios vão nesse caminho, o começo do mangá também, e desconheço se isso é apenas enganação para mais a frente o deixarem de lado. Eu teria interesse em assistir um anime dessa forma, mas desgostei bastante tanto dos diálogos que extravasam na pieguice, quanto das personagens envolvidas, em especial a heroína Koyori com seu jeitinho todo bobalhão, avoado e retraído que age de forma totalmente adversa quando empunha uma raquete. Parece frescura, eu sei, mas como já tenho muitos animes em andamento, e sendo ao menos dois do mesmo tipo que acho bem melhores, está valendo qualquer coisa para abandonar um ou outro...







***

E quanto a "Soushin Shoujo Matoi"? Presenciei uma animação desleixada, ouvi piadinhas ruins, conheci inimigos genéricos e toscos, descobri o argumento sem sal por trás deles, vi uma protagonista repetindo o mantra "Ah sou uma garota normal, quero só levar uma vida normal, minha vida normal já era" e, bem, tudo isso junto foi monótono de se acompanhar.





Ah, a garota também chegou a ser apalpada nos seios pelo próprio pai, visto que ao transformar-se ela ficou se parecendo muito com sua mãe desaparecida (erros acontecem, ué)... 



E sim, já tem por aí fanart incestuosa desse anime.

***


"Classicaloid"? Senti pitadas de vergonha alheia durante boa parte do primeiro episódio, que reuniu humor nonsense e pífio ao redor de mechas, poderes especiais e uns loucos que supostamente seriam gênios da música erudita, tais como Beethoven e Mozart.






***

Me perdoem por repetir os motivos, mas é que "Time Bokan 24" foi outro que me causou incômodo devido à sua comédia tão boba, onde os mocinhos tem que revelar a verdade por trás de grandes fatos históricos registrados nos livros - sendo que eles possuem como inimigos um trio de funcionários de baixo escalão, da maior editora do mundo, cuja missão é evitar que os fragmentos reais da História sejam levados à tona, já que cada vez que isso ocorre todos os livros teriam de ser reescritos manualmente por eles próprios (mas viajar no tempo conseguem facilmente, né?).

Ao contrário de "Yoru no Yatterman" de 2015, "Time Bokan 24" tenta visivelmente reproduzir o senso de humor da franquia de 40 anos atrás, mas ao fazer justamente isso ele se torna uma cópia terrivelmente datada (sem falar que eu mesmo já acho as piadas do original um tanto estranhas, o que só piora a situação).






*****

Segue o ranking, atualizado com os últimos animes que comecei a ver, e estando quase todos eles em dia (os números em parênteses mostram o quanto cada um subiu ou desceu de posição):

1º Natsume Yuunjichou Go - 8 (-)
2º Yuri!!! on Ice - 8 (-)
3º WWW.Working!! - 7 (-)
4º Udon no Kuni no Kiniro Kemari - 7 (-)
5º 3-gatsu no Lion - 7 (-)
6º Gi(a)rlish Number - (Novo)
7º Stella no Mahou - 7 (Novo)
8º Fune wo Amu - 7 (Novo)
9º Hibike! Euphonium 2 - 7 (Novo)
10º Flip Flappers - 7 (\/ 4)
11º Shuumatsu no Izetta - 7 (\/ 4)
12º Nobunaga no Shinobi - 7 (\/ 4)
13º Nanbaka - 7 (Novo)
14º All Out!! - 6 (\/ 5)
15º Okusama ga Seitokaichou!+! - 6 (\/ 5)
16º Long Rider! - 6 (Novo)
17º To Be Hero - 6 (\/ 5)
18º Chi's Sweet Home (2016) - 6 (\/ 5)
19º Show By Rock!! # - 6 (Novo)
20º Nyanbo! - 6 (\/ 6)
21º Bernard-jou Iwaku. - 6 (\/ 6)
22º Teekyuu 8 - 6 (\/ 6)
23º Keijo!!!!!!!! - 5 (Novo)
24º Tiger Mask W - 5 (\/ 13)
25º Sengoku Choujuu Giga - 5 (\/ 7)
26º Kiitarou Shounen no Youkai Enikki - 5 (\/ 6)
27º Kaijuu Girls - 5 (\/ 10)
28º Mahou Shoujo Nante Mou li Desukara. 2nd Season - 5 (\/ 9)
29º Nazotokine - 3 (\/ 8)
30º Gakuen Handsome - 3 (\/ 8)
31º Cheating Craft - 2 (\/ 8)
32º Soul Buster - 2 (Novo)
33º Anitore! XX - 1 (\/ 9)
34º Bishoujo Yuugi Unit Crane Game Girls Galaxy - 1 (Novo)
35º Ao Oni The Animation - 1 (\/ 10)




*****

Meus perfis:


Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. ahahahah acho que curti Cheating Craft, por não estar levando muito em consideração as animações japonesas, eu consigo imaginar um pouco de esforço dos chineses para querer trazer algo deles para a industria, mas cada um cada uma ahahahah.


    Curti também o humor de Classicaloid, fora que tenho um sendo de humor bem...estranho as vezes.

    Shoushin Shoujo Matoi, foi tipo...eu pensava que fosse um pripara da vida...mas até que foi, mas achei bem genericão, (Opnião vinda de quem está curtindo animes genericos tal como Long Riders)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e só mais um comentário de ultima hora...porra em e eu que pensava que Tiger Mask não podia ficar pior

      Excluir
  2. Depois de ver nanbaka concordo com você,poderia ter uma duração mais curta o anime.é ivertido do mesmo jeito,mas é meio cansativo.Yuri on ice!!já caiu nas graças das fujoshis e fangirls,tem gente que tem o viktor como husbando e outras que shippam ele com o yuri japonês(o youtube já está cheio de amvs e no wattapad as fanfics tão bombando!XD).Falando em fanfics,quando eu vi que uma das meninas de stella no mahou escrevia lemons(fanfics sexuais) eu quase morri de tanto rir!Mas falando do anime em si,é o mais fofo da temporada pra mim!amei todas as personagens!<3 só achei exagerado a altura delas,elas não parecem colegiais de maneira alguma.gosto de animes assim e estou acostumada com isso,mas nesse achei elas baixinhas demais!giarlish number tem um tipo de humor que eu amo:o humor irônico.Só achei meio exagerado os personagens do anime soltarem farpas toda hora como se não fosse nada(se fosse na vida real daria barraco e tapa na cara com certeza).Te entendo Erick,é complicado se manter fiel ás waifus.No meu caso é husbandos kkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quanto a "Stella no Mahou" nem pensei nisso da altura delas, mas realmente agora as vejo também baixinhas demais pra idade que tem, ha - quanto a "Gi(a)lirsh Number" eu já tinha até chegado a achar no episódio 2 que há picuinhas demais e reação de menos, porém como eram comentários bem humorados e irônicos não dei tanta atenção.

      Excluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS