19 de novembro de 2016

A resposta é 42: Ele morre no final!


Olá! Um pouco muito atrasado, mas finalmente estou aqui para um texto oriundo de minha eterna busca pela pergunta correta. Hoje decidi falar de um assunto que para alguns é polêmico, o tal do Spoiler. Antes de qualquer coisa devo falar que esse texto pode ou não conter Spoilers de animes, afinal quem sou eu para definir o que é ou não Spoiler? Sem muita enrolação vamos ao Spoiler tema.



O termo “Spoiler tem origem no verbo spoil, que significa estragar, é um termo de origem inglesa. Spoiler é quando alguma fonte de informação, como um site, ou um amigo, revela informações sobre o conteúdo de algum livro, ou filme sem que a pessoa tenha visto.
O spoiler é uma espécie de estraga-prazeres, pois ele é aquele indivíduo que conta os finais, ou o que vai ocorrer com determinado personagem em filmes, séries, livros, sem saber se a outra pessoa realmente quer saber. O spoiler não necessariamente precisa contar o fato todo, pode ser qualquer parte de uma fala, texto, imagem ou vídeo que faça revelações importantes sobre determinados assuntos...”

Já segundo o tecmundo.com.br:

“Spoiler é quando algum site ou alguém revela fatos a respeito do conteúdo de determinado livro, filme, série ou jogo. O termo vem do inglês, mais precisamente está relacionado ao verbo “To Spoil”, que significa estragar. Numa tradução livre, spoiler faz referência ao famoso termo “estraga-prazeres”.”

Poderia adicionar significados oriundos de outras fontes, mas acredito que já esteja suficientemente claro que o spoiler está diretamente ligado ao ato de estragar de alguma maneira a sensação que aquele que “recebe” o Spoiler (“a vítima”) teria, sendo essa sensação relacionada ao fato revelado. É claro que, embora os significados acima não especifiquem, o termo pode ser utilizado para outros produtos de mídia audiovisual além dos supracitados, inclusive animes e mangás.

E porque será que eu me dei o trabalho de começar esse texto apresentando o significado do termo? Afinal todo mundo sabe o que é Spoiler, não é verdade? 


Será que todo mundo sabe mesmo? Será que não tem gente que acha que qualquer coisa é Spoiler, mesmo quando não “estraga o prazer” de acompanhar parte ou toda uma obra? Para ser sincero não é bem sobre isso que se trata esse texto, mas é importante que fique claro o que “na teoria” é realmente um Spoiler para que o texto a seguir faça realmente sentido (ou não?).

Enfim, decidi falar de certas ocasiões relacionadas à Spoiler e porque talvez ele, o Spoiler, seja ou não danoso, pois, embora pelo significado um Spoiler seja sempre danoso, o que alguns consideram ruim, pode ser até útil para outros. 


Começarei pelo caso mais típico e danoso do spoiler, quando alguém conta o final de uma obra. Nesse caso é costume ocorrer duas coisas: apenas o final da obra é estragado, embora o resto da obra continue boa; ou a obra como um todo perca certo sentido, ou pelo menos a experiência de ver a obra seja como um todo muito menos interessante. 

Certamente muitos irão dizer que uma boa obra não pode ser estragada por apenas um spoiler de final, pois a experiência de acompanhar o anime ou mangá conta mais. Porém, existe animes e mangás (e outras obras) que são todas construídas para chegar a um final ou que o final liga tudo, de modo que conhecê-lo a princípio pode estragar ao menos a primeira experiência da pessoa com essa obra. 

Animes como Paranoia Agent e Shigatsu Wa Kimi no Uso são séries que ligam os pontos de modo às repostas mais importantes serem as últimas. Por isso, a primeira experiência com esses animes sempre será diferente de quando reassisti-los. Claro que reassistir um anime bom com essa característica, ainda possivelmente gere uma boa experiência, mas não é a mesma coisa.  Outro anime que considero que você vai aproveitar muito se souber o final, porém ainda mais se não souber é o filme Hotaru no Haka do estúdio Ghibli.

Há também aqueles casos em que saber o spoiler do final, provavelmente só afeta o final, acredito que animes como Evangelion (surpresos?), Omoide no Marnie e Boku dake ga inai machi (esse último também porque o culpado está bem na cara desde o começo, né?) são exemplos desse tipo de obra. Animes assim costumam ter partes bem definidas e que funcionam, dentro de suas propostas, quase que separadamente e por isso saber o final não afeta tanto assim o resto da obra.


Para muitos o Spoiler do final é o pior tipo de Spoiler, mas existem algumas obras em que até eu, que se considera um cara que não se importa muito com Spoilers, acredita que o Spoiler em qualquer momento, não apenas no final, às vezes até menos no final, é prejudicial ao prazer que se consegue ao ver a série. Animes como Bokurano, Higurashi no Naku Koro Ni, Kino no Tabi, One Outs, Shiki e Shin Sekai Yori são construídos de maneira que a história que quer se contar é dividida em todos os seus episódios, ou arcos. Deste modo, até os episódios “ruins” acabam tento importância e mesmo a sensação de desgosto que pode se ter com estes episódios não justifica Spoilers. 

Geralmente essas obras possuem reviravoltas ou apresentam subtramas, ou ainda tentam ensinar uma lição em cada um de seus episódios. No caso de filmes isso é mais difícil, porém eu acredito que alguns poucos casos como, por exemplo, Millennium Actress, devem ser conferidos sem "Spoiler" nenhum, no entanto é até difícil falar Spoilers desse tipo de filme.

Há também aquelas obras em que o Spoiler de alguns momentos específicos pode realmente estragar a experiência de acompanhar por si mesmo aquele momento. Sem citar o spoiler, aqueles que viram Full Metal Alchemist, Hajime no Ippo, Major e Tengen Toppa Gurren Lagann, sabem que tem certas cenas não se conta, a não ser que você seja um tremendo de um spoiler


Apesar de alguns questionarem isso, eu acredito que nem sempre o dito Spoiler é danoso. Provavelmente não seria nem correto chamar essas informações "não danosas" de Spoiler, mas como nem todo mundo concorda com isso fazer o quê? Pois bem, estou querendo falar daquelas obras que não dar pra compreender nada da forma correta apenas pela informação de um terceiro. É preciso de fato presenciá-la para entender e sentir o que aquele momento daquela obra, ou o que todos os momentos daquela obra, transmitem.

Não dar para entender o que Cowboy Bebop mostra sem você ver Cowboy Bebop, seja no momento que “See you space cowboy” é apresentado ou quando na verdade surge um “See you space samurai”. Não dar pra entender porque tanta gente acha algo que, se contado não parece tão absurdo, mas que se visto em Suzumiya Haruhi no Yuutsu foi para muitos que assistiram esse anime. E nem preciso exemplificar muito como (quase) nenhum Spoiler faz sentido quando está se referindo a Serial Experiment Lain, a FLCL ou a Golden Boy.


Por último, há casos em que saber pouco sobre a obra é bom, mas que saber um pouco sobre ela antes de conferi-la pode ser bem útil, não apenas para minimizar negativamente alguma surpresa, mas porque pode ajudar você a se interessar pela série e ainda o fazer entrar no clima ideal quando for começa a consumir essa obra. Sei que isso é questionável, uma vez que realmente há pessoas que odeiam saber qualquer coisa sobre uma série, filme, livro, quadrinho, animação, ou que seja, de terceiros e que, muitas vezes por esse motivo ao ser exposto a um Spoiler têm sua experiência estragada por antecipação, mas cá entre nós, você que viu animes como Dragon Ball, One Punch-Man, Sakamichi no Appolon, Nodame Cantabile e Beck realmente acham que seria (ou foi) tão ruim assim saber uma pequena informação sobre eles antes de conferi-lo. 

E quem viu Azumanga Daioh, School Rumble, Detroit Metal City, Full Metal Panic? Fumoffu e Hetalia, ou que só ouviu alguém contar alguma piada deles, não se sentiu um pouco mais interessado em ver ou rever esses animes?

Obras de comédia baseadas em gags visuais, obras de ação que misturam momentos engraçados com momentos de batalha, obras de música com sequencias musicais empolgantes, obras de esporte que tem disputas simples, mas que te fazem torcer de fato, geralmente tem certos momentos que quando contados, mais ajudam uma pessoa a se interessar por aquela série do que a desgostar daquela cena de que já havia ouvido falar. 


É claro que a linha entre um Spoiler que pode empolgar alguém e outro que pode, de fato, ser considerado um Spoiler, por estragar ou minimizar uma experiência, é tênue. Por isso é importante saber respeitar as pessoas que realmente não estão interessadas em saber do Spoiler.  Por outro lado, é importante que uma pessoa saiba que não há garantias reais de que algo seja um Spoiler, ou só uma informação pouco significante. Mesmo ao se ler sinopses, ou ver trailers, você pode está sendo exposto a algo que possivelmente você queria consumir apenas ao ler o livro, ver o filme, assistir o anime e etc. 

Não há uma resposta realmente certa sobre o que pode ou não ser dito, nem sobre o que deve ou não ser lido ou visto. Assim sendo, o máximo que posso tentar fazer e que sugiro (aos não haters) é tentar ter sempre bom senso. Na dúvida, pergunte se a pessoa quer saber mesmo. Pense bem se você quer ler a resenha antes de acompanhar a obra. Tenha em mente que  a sinopse (quase sempre) tenta lhe trazer apenas as informações relevantes e que ela não quer ser danosa. E também por fim, tente aproveitar ao máximo cada momento da obra da melhor maneira que puder, pois muitas vezes isso já fez Spoilers até grandes se tornarem irrelevantes para mim e pode acontecer o mesmo com vocês.



Finalmente, as perguntas derradeiras que deixo neste post são: Porque dar tanta importância assim a Spoilers? E é verdade que um rato roeu a roupa do rei? Entendedores entenderão qual o sentido da última pergunta, odiadores odiarão esse spoiler e a maioria só vai pensar que foi uma piada ruim.

Ficamos então por aqui! Continuarei em busca da resposta da pergunta fundamental, já que “Quanto é 6 x 9?” não parece funcionar tão bem assim. Em breve trarei novos textos, com novas reflexões e novos questionamentos é claro. Até mais! 


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS