27 de novembro de 2016

Comentários semanais: All Out!! #08




Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)


Olá a todos! Estamos aqui para o oitavo episódio de "All Out!!". Com algumas boas surpresas e novos desafios, vamos logo analisar o que estes vinte e quatro minutos de episódio puderam nos entregar para a história de modo geral!


O episódio se inicia com Shingo indo finalmente conversar com o professor conselheiro do time, um senhor quase nunca presente em nenhum dos jogos ou treinos. Ao mesmo tempo em que pede permissão para cuidar dos treinos de rúgbi apropriadamente, ele também dá um pequeno sermão pela falta de responsabilidade do conselheiro com o time, dizendo que este não cuidava de trilhar o caminho e nem mesmo as metas do clube. O professor lhe responde com ignorância, e em seguida recebe dois pedidos de Shingo: O de deixar o treinador cuidar dos treinos e o de ir assistir a um jogo que eles vão realizar.

Shingo consegue marcar um jogo treino contra a escola Toudo-Sai Sagami, que ficou em segundo no campeonato municipal no último ano. Os ânimos do time aumentam e o avanço da história se dá logo com a chegada do técnico Kita junto do resto do time de Sagami. O jogo se inicia rapidamente, para, aos poucos, encararmos o estilo de jogar que Sagami aplica - o que não é nada bonito de se ver, embora não seja ilegal em quase nenhum de seus pontos.

Sagami joga um estilo de jogo que mexe com a moral dos jogadores do time adversário, usando de provocações e jogadas ilegais que são disfarçadas em ações de impulso ou que não chegam aos olhos do juiz, tudo isso enquanto eles tentam desestabilizar o rival de todas as formas possíveis ao tempo que seu jogo continua estável. Esta estratégia do time se atenua ainda mais quando percebe-se que dois dos jogadores do time Sagami já conheciam Iwashimizu e Ooharano, bem como o passado de ambos os times. As provocações contra estes jogadores são mais pesadas, lembrando-os de pequenos traumas e erros que fizeram antes de entrar no ensino médio. A mente de ambos fica perturbada a ponto deles começarem a realizar erros que normalmente não fariam em plena consciência.


O ápice da discussão chega ao fim do episódio, quando Ooharano erra um chute simples de avanço, jogando a bola para fora do campo, e em seguida grita com o resto do time os culpando pela sua falta de concentração - Shingo logo substitui a posição do calouro, este saindo irritado e revoltado de campo. Neste mesmo momento o professor conselheiro aparece no local, com um sorriso no rosto, dizendo como que ele não precisava se prestar a dar importância a um simples jogo qualquer. 



- E assim, o episódio se encerra! E que episódio! Vamos lá: É muito legal vermos outro time de rúgbi aparecendo subitamente na história - eu ainda acho as aparições de novos personagens em "All Out!!" bem mal trabalhada e súbita demais, porém esta foi justificável. O time de Sagami aparece como um reflexo completamente inverso do jogo anterior de Jinko, contra o time de Keijo que aposta puramente na habilidade e na força de seus jogadores. E essa polaridade dentre os times é importante para esboçar como o cenário competitivo do rúgbi estudantil tem estratégias diferentes de jogos, o que é algo bem comum dentre os animes de esporte. Foi até uma surpresa para mim quando eles começaram a usar destes pequenos truques e provocações para mexer com a moral do adversário, porque muitas vezes um técnico reflete muito do que seu time joga, e a imagem inicial de Kita é bem diferente da de um jogador com uma língua afiada.


Eu me sinto levemente perdido no enfoque da linha narrativa de "All Out!!", continuo dizendo isso. O início do episódio destacou Shingo e o professor, e no pedido do técnico ao conselheiro. Logo depois, vemos muita atenção direcionada à empolgação de Sekizan com aquela nova partida; percebemos isso desde o momento em que ele sabe do confronto marcado até quando vai se apresentar ao time adversário. Então, no início do jogo, vemos uma atenção total no time de Sagami, através de suas provocações que afetam diretamente Iwashimizu e Ooharano- aqui, eu confesso já estar ficando saturado dessa mesma história do alto loiro, já está chato repetir exatamente o mesmo momentum para conseguir causar um efeito nele, ainda mais considerando que o rapaz já passou por cima desse trauma anteriormente ao encarar o próprio Miyuki em jogo. Sobre Ooharano, nós vemos aí a brecha para um enfoque no seu personagem futuramente, até lá vale a pena dizer que foi legal ver outro lado daquele jogador geralmente tão calmo. Por fim, nos segundos finais, voltamos a atenção ao conselheiro. Note-se que Sekizan que mostrou-se tão empolgado não ganhou nem mesmo alguns segundos de destaque durante o jogo até agora, e Gion sequer recebeu qualquer atenção durante o episódio inteiro.

Não estou dizendo que o episódio foi ruim, loooonge disso: Somente o fato de eu estar muito irritado com o time de Sagami já prova que a criação dos personagens foi um sucesso, uma vez que eles estão cumprindo com o papel de provocadores deles com extrema eficácia. A única coisa que gostaria de dizer é como às vezes parece que a linha de enredo que o autor quer seguir é meio dispersa demais, num ponto em que eu paro e penso: Pra onde esse cara quer seguir agora? E aí subitamente ele me joga na cara um caminho de enredo que foca num dos personagens - e no instante seguinte ele desaparece.


As animações do jogo não estão sendo nada de mais. Sinto falta de algumas cenas mais abertas, que exibam vários frames dentro de uma mesma jogada ao invés de pequenas cutscenes que pegam diferentes ângulos de uma sequência narrativa. Mas não que isso seja um problema, é apenas um ponto em que o anime não anda se destacando para mim.


Um grande abraço, e até a próxima!





   



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS