7 de janeiro de 2017

Comentários semanais: All Out!! #13



Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)


Olá a todos e um feliz ano novo! Estas são as primeiras impressões semanais de 2017, em que entramos no segundo cour de “All Out!”! Espero que tenham passado bem a virada e desejo a todos tudo de bom neste novo ano que se inicia - e para nós, eu espero que tenhamos mais ótimos animes para revisar semanalmente, hahaha. Enfim, vamos conferir rapidamente o episódio antes de entrar nos comentários dele:


O segundo cour de “All Out!” já se inicia com uma pequena premissa de que ouviríamos a história do início de Sekizan no rúgbi, através de uma conversa informal entre Hachiouji, Sekizan, Gion e Iwashimizu. Logo em seguida, corta-se para a nova abertura que estrela mais jogadores em destaque, tanto de dentro do time quanto dentre oponentes (deixarei para comentar dela mais a fundo nas impressões em si). Ao fim dela, já começamos um flashback que conta sobre como Hachiouji conheceu Sekizan no primeiro ano do ensino médio de ambos, e provavelmente nos primeiros dias de aula, quando os clubes ainda estão procurando recrutar novos membros.

Hachiouji se interessa bastante pelo rapaz ruivo, uma vez que seu porte físico mostrava que ele seria um ótimo jogador de rúgbi caso bem treinado. A partir dali, salta-se alguns dias e entramos num episódio que mostrou as diversas tentativas do garoto em convencer Sekizan a entrar para o time - no meio disso, volta-se ao tempo atual algumas vezes, mostrando que os dois veteranos estão contando esta história para Gion e Iwashimizu enquanto saem do colégio e voltam para casa.

Depois de insistir muito, Hachiouji consegue levar Sekizan para o campo, onde tenta convencê-lo a jogar ao mentir sobre suas habilidades de jogo. Adiante, mesmo não conseguindo persuadi-lo com falsos elogios, Hachiouji ganha um voto de confiança quando abre o jogo e confessa acreditar de coração que Sekizan seria um jogador formidável e ótimo para o time. O ruivo aceita de início entrar na equipe, mas logo em seguida ele encontra os jogadores do clube indo embora cedo e desleixados - mostrando que Hachiouji era aparentemente o único que se dedicava de coração ao jogo. Sekizan novamente desiste de entrar no time e isto afasta ambos, embora o rapaz ainda tentasse convencê-lo do contrário.

No fim das contas, Hachiouji envia para Sekizan uma carta que aparentemente fora escrita por uma garota e a coloca em seu armário de sapatos - o ruivo logo notou de quem era, por conta da insistência em rúgbi no correr do texto. A carta só deixa o rapaz irritado, mas muito além disso, ela levemente impele Sekizan a dar outra chance de ser convencido a entrar no clube, quando Hachiouji menciona que ele queria mudar a moral e os ideais do time. Quando vai atrás de seu perseguidor para espiar a equipe e os treinos, encontra a sala vazia, mas o uniforme de Hachiouji dentro da sala do clube. Embora chovendo, Hachiouji ainda treinava arduamente e sozinho - aquela cena finalmente move Sekizan, que aceita ser treinado.



Aos comentários!


- Essa nova abertura está muito mais legal! E olha que a anterior já era muito boa também. Além do mais podemos tirar delas algumas informações bem interessantes sobre pra onde caminha a narrativa do anime: O protagonista aparece num frame separado junto de Iwashimizu e Ooharano, mostrando que este último personagem provavelmente voltará a crescer neste segundo cour. Da mesma forma, a aparição do professor conselheiro junto do treinador mostra que ele não só está com uma cabeça mudada, como também provavelmente voltará a dar o suporte devido ao time. Por outro lado, quando aparecem os rivais da equipe caracterizados por suas cores diferentes e palhetas pendentes para mostrar a disparidade, uma curiosidade é a ausência do time de Keijo entre os adversários. A cena de jogo logo em seguida é impressionante, muito bem animada e empolgante. Espero que seja um presságio de boas cenas também dentro de jogo.


Não acho que tenho muito o que falar deste episódio, ele se torna bem previsível antes mesmo da abertura rolar. Logo quando surge a menção ao porquê de Sekizan começar a jogar no ensino médio antes de rolar a intro, já dá para se imaginar que seria um episódio de flashback mostrando como o capitão do time foi convencido a começar a jogar. E assim, no início do flashback, você já entende que a insistência de Hachiouji persistiria por tempos, sempre encontrando negativas do ruivo, até um determinado momento que ele diria ou faria (ou no caso, escreveu e depois fez) algo que o convenceria a tentar jogar.


Eu não escondo desde o início das análises que sempre gostei da personalidade de Hachiouji, apenas pelo fato dele ser muito insistente e bem humorado. Pra mim, as suas feições são realmente as de alguém que pode ser colocado em liderança, dada sua insistência e seus bons movimentos para mover a cabeça das pessoas como ele deseja. Por causa disso, esse episódio foi até bem agradável por este lado; afinal de contas, eu certamente não verei tanto enfoque no vice capitão novamente durante todo o resto do anime, então é preciso aproveitar, hahaha.


Tirando o fato de ter me agradado o enfoque em personagens que não são os protagonistas e haver um desenvolver de suas histórias para que eles fiquem mais significativos na narrativa, algumas coisas me incomodaram no correr do episódio. Talvez a que mais me encheu a paciência foi o pacing da narrativa em flashback: Ela pareceu meio que arrastada, e as insistências de Hachiouji foram tantas que incomodaram até a mim, que apenas assistia. Não me entendam mal, eu sei que de certa forma isto foi intencional para mostrar o quanto ele teve de correr atrás de Sekizan, porém acho apenas que uma boa parte destas cenas poderiam ter sido resumidas... Sabe aquelas sequências de treinamento do anime com frames parados acompanhados de vozes dos seiyuus que eu sempre critico? Então, aqui seria um lugar legal para elas aparecerem.

Enfim, de maneira geral, esse episódio não acrescenta muito no enredo do anime, mas ele certamente aumenta a nossa empatia, como espectadores, pelos personagens que nos são apresentados. E como isso era algo que eu reclamava muito, agradeço quando acontece. A semana termina desta forma, galera, espero que continuem acompanhando meus textos neste ano também!


Um grande abraço, e até a próxima!



   


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS