21 de janeiro de 2017

Comentários semanais: All Out!! #14 e #15


Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)


Certo! Olá! Estamos aqui para as impressões semanais dos episódios 14 e 15 de "All Out!!". A correria está intensa para o meu lado ultimamente, e por isso tive de optar por deixa-los acumular para fazer ambos de uma única vez novamente. Acho que é melhor eu tentar mantê-los juntos e mais concisos, porém bem escritos, do que tentar fazer eles na pressa e sair pior. Sem mais delongas, vamos lá! Primeiramente falando dos enredos que margeiam estes dois episódios, ao tempo que logo depois cuidaremos das impressões divididas para cada um.


Estes dois episódios podem ser facilmente divididos em três pequenas histórias individuais que são contadas com uma pequena interligação entre cada uma delas. Na primeira, nós presenciamos o técnico Shingo em um encontro com um velho amigo dele, Yu-chan, no restaurante de um outro conhecido de ambos chamado Nagata. Neste pequeno curso de episódio entendemos uma boa parte do passado de Komori, bem como também o motivo de sua aparente rigidez e frieza. A dupla conversa sobre como é cuidar de um time de rúgbi depois de anos como jogadores, e Shingo pede ajuda e conselhos para Yu-chan, que já é treinador há cerca de vinte anos, enquanto o técnico de Jinko acabou de começar - neste meio termo, descobrimos o baque que foi para Komori e sua esposa quando souberam que não poderiam ter filhos, além da sensação do técnico de tão subitamente cuidar de tantos jovens ao mesmo tempo. Komori comenta sobre como se sentia um pouco responsável por todos eles, quase como filhos, e o jantar termina com um alerta de Yu-chan, sobre um suposto dia X que aconteceria antes das férias de verão, em que ocorreria a viagem de treino deles.

A segunda metade começa a mostrar o outro lado da história. Logo de início, vemos Keta, um garoto que parecia se mostrar muito inseguro nos últimos episódios, indo conversar com o professor supervisor Yoshida. Este vai então conversar com Sekizan para passar ao capitão o aviso de Keta, junto dos documentos formais: O rapaz estava saindo do time de rúgbi - entende-se aí o aviso do amigo de Shingo, explicada pelo professor Yoshida. Segundo ele, muitos alunos aproveitam as férias de verão para sair dos clubes de esporte do colégio, seja por qualquer motivo que fosse. Sekizan corre atrás de Keta para conversar e tentar convencê-lo a ainda ficar, porém o garoto apenas diz que os treinos estão sendo puxados demais para si, e que os próprios pais o tinham mandado sair do time, uma vez que nem mesmo comer direito ele estava conseguindo até o momento - Keta não queria ir embora do clube, gostava de todos e do esporte, mas não estava mais conseguindo aguentar tudo isso. Sekizan fica claramente abalado com tal decisão e começa a arcar com a culpa daquilo. Depois de descarregar a raiva sem querer em Gion, a cena corta para o fim do treino, quando finalmente Komori vai conversar com o capitão, dando-lhe palavras de conforto pelo ocorrido.  O episódio termina em uma curta introdução do que seria todo o seguinte, com Hachiouji vendo uma mensagem de Ise Natsuki.


Logo no episódio seguinte, o décimo quinto da contagem, percebemos o clima um pouco mais melancólico sobre o personagem previamente citado. Ise Natsuki, um dos jogadores veteranos do time, parecia um tanto abalado durante todo o treino. Ebumi aparentemente percebe que o rapaz está estranho. Ao final da tarde, quando encerrado o dia, Ise vai embora e se encontra com Hachiouji no caminho. até que ambos vão para a casa do rapaz. Entende-se logo aí o enredo do episódio: Hachiouji e Ise, já na casa do segundo, tentam convencer o irmão dele a permiti-lo ir treinar com o time de rúgbi durante as férias de verão. O irmão de Natsuki parece estressado e de mau humor sempre, além de aparentar maltratar o irmão com frequência.

Depois de Hachiouji fazer de tudo para tentar convencer o responsável por Natsuki, o irmão ri, brinca e faz pouco caso das palavras do vice capitão, fazendo o próprio Natsuki perder a cabeça e começar a discutir com seu responsável. A conversa terminal mal, com Ise mandando Hachiouji ir embora para não presenciar o que aconteceria a seguir, ao tempo que dizia que não iria para o treino de verão, bem como também não iria mais treinar, dizendo que sairia do time. O vice capitão não tem o que fazer além de sair de lá abalado. No dia seguinte, Ebumi pergunta de Ise para Hachiouji, que responde tentando disfarçar.

Ise volta para a casa tarde, demorando para chegar para não ter de ficar tanto tempo com o irmão. Chega levando broncas, e é mandado comprar algo fora de casa para que eles comessem - ele vai buscar a comida e encontra Ebumi no caminho de volta. O colega de time já parecia entender o que estava acontecendo, e entrega na mão de Ise uma alta quantia de dinheiro, para que ele pudesse pagar o irmão pela semana de treino que faria. Temos dois flashbacks rápidos em que vemos o passado de Ebumi e Ise, mostrando qual o relacionamento deles com suas respectivas famílias, e porque agiam daquela forma. O episódio termina com o irmão de Natsuki também aparentando ter se acalmado, enquanto chega em casa com o dinheiro de Ebumi para finalizar a história.



Enfim! Vamos às impressões divididas por episódio!


- A primeira metade deste episódio é bem interessante. Finalmente começamos a conhecer um lado um pouco mais profundo do técnico Komori Shingo; saber do passado dele através de uma conversa com um antigo amigo foi uma boa jogada, ainda mais mostrando de sobra outras facetas de sua personalidade. Além disso, conseguiram também montar uma boa conexão entre esta parte e a conseguinte (usando da desculpa do conselho do técnico Yu-chan sobre o dia X). Depois da história sobre o jogador não poder ter filhos com sua mulher, e sobre ele estar conhecendo os jovens pouco a pouco e se dando bem com tudo isso, eu comecei a ficar imaginando como esta história seria caso fosse protagonizada pelo técnico Komori, lidando com um time inexperiente, ao mesmo tempo que ele mesmo era inexperiente no cargo em que estava.  Talvez eu gostasse bem mais do anime desta forma, e fosse bem mais simples para fazer estas passagens narrativas protagonizando jogadores e suas histórias individuais a cada episódio.


Se não me engano, foi no episódio 13, o anterior, que ocorreu o flashback da história de Hachiouji e Sekizan, mostrando como ele foi convencido a entrar no time. Lembro que nas impressões eu comentei que achei isso longo demais, talvez pelo tempo gasto nele em comparação com a quantidade de coisas que aconteceu no intervalo do passado que foi contado. Se possível, preferiria que tivesse sido invertido com este episódio. Se Sekizan e Hachiouji possuíam uma história que poderia ter sido contada em apenas meio episódio, por outro lado a vida inteira de Kimori Shingo renderia um inteiro que eu gostaria sem pensar duas vezes. Veja só, em grau de proporção, o episódio 13 conta cerca de algumas semanas de dois personagens, enquanto a primeira metade do 14 narra quase boa parte da vida de um só. Pra mim a troca seria justa, hahaha.


Eu achei levemente forçado Sekizan se culpar tanto pela saída de Keta. Digo, ele poderia ficar meio mal pelo fato do garoto estar saindo por não conseguir lidar com o novo esquema de treinamento de Komori, mas não deveria ser surpresa para si jogadores saindo do time a cada ano - ele já estava no terceiro, já tinha de ter presenciado isto antes. Do jeito que foi retratado, parecia realmente mais pesado do que deveria, embora a cena de Keta explicando porque estava saindo do time tenha sido bem montada, até certo ponto. De uma forma bem semelhante, eu também achei simples demais a conversa entre Komori e Sekizan que aquietou toda a situação. Como aparentemente o professor supervisor Yoshida vai começar a aparecer com certa frequência, talvez fosse interessante se a conversa fosse entre este e Sekizan, seriam dois coelhos com uma cajadada só.



E sobre o episódio 15:

Várias coisas interessantes aconteceram neste episódio como um todo. Acho que preciso entregar antes de mais nada a minha primeira e mais forte impressão sobre ele: Eu geralmente tenho um fraco enorme por dramas familiares, ainda mais dentro de animes de esporte, então fiquei bem apegado ao enredo deste episódio. Os flashbacks também foram bem pontuais para conseguirem me emocionar neste quesito. Então, fica aqui um singelo elogio sobre a construção do episódio em si, ignorando o enredo geral do anime.


Agora, se por um lado eu preciso elogiar este esforço que a série fez para criar um drama familiar, por outro lado eu levanto um questionamento: Até onde era necessário construir mais o personagem de Ise Natsuki? Quero dizer, até onde será necessário, útil e vai ganhar tempo de tela para fazer valer um episódio praticamente inteiro contando sobre o seu passado? Eu sinceramente não sei dizer, ainda mais considerando que ele estava treinando para ter a mesma posição que Gion, o protagonista, deseja. Vamos ver como irá correr o andar da carruagem.


Achei a participação de Hachiouji bem pouca nesta história toda. Para alguém extremamente irritante como foi mostrado no episódio 13, dele e de Sekizan, ele desistiu com uma facilidade enorme. Eu creio que um curto e singelo uso de outra cena já poderia mudar tudo de lugar: A única coisa que ele precisava fazer para ganhar mais conteúdo, era ter conversado com Ebumi sobre Ise, a fim de tentar achar outra pessoa para convencê-lo.


Enquanto isso, a participação de Ebumi foi pra lá de bem feita, desde o início do episódio já tínhamos a impressão de que também iria fazer alguma coisa ali - e se lembrarmos do passado do loiro, já contado, é possível recordar que Ise Natsuki entrou no time quase da mesma forma que ele, e quase na mesma época. Local de onde supomos que eram dois bons amigos (Isso não é um elogio, seria bem mais interessante caso soubéssemos que Ise e Ebumi eram mais chegados, ao invés de supor, algumas cenas de conversa aleatória em episódios anteriores seriam suficientes para nutrir esta vaga). Enfim, a comparação entre os problemas familiares de ambos e o motivo para Ebumi ter o dinheiro para emprestar também são válidas. Esta parte eu achei que ficou bem encaixada.

Por fim, um comentário sobre os dois episódios num todo: Nós já estamos no terceiro do segundo cour do anime, e nem sequer entramos num arco de treinamento propriamente dito. Das duas uma: Ou todo o treino de verão vai ser apenas uns dois ou três episódios largados para falar um pouco mais do passado dos personagens, e depois o enredo vai correr de uma forma bem feia para fechar em algum jogo. ou todo o resto deste cour vai se passar dentro do treinamento de verão, e aí talvez vamos começar a ver algo bem interessante - cenas de treino reais e o acompanhamento do progresso dos personagens num passo a passo. Torço muito para a segunda opção.

Assim se encerra mais uma impressão semanal de "All Out!!"! E você, o que está achando do anime?


Um grande abraço, e até a próxima!



   

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS