23 de abril de 2012

Gantz - Mangá da Semana


GANTZ

Gênero: Ação, Drama, Terror, Ficção científica, Seinen, Ecchi.
Autor: Hiroya Oku
Data de Publicação: Outubro de 2000- Ainda em publicação
Volumes: 34 em andamento

Gantz é uma série de mangá escrita por Hiroya Oku, e serializada na revista Young Jump. A arte do mangá é feita a partir de cenários em computação gráfica, mesclados a personagens desenhados manualmente. Recebeu uma adaptação para anime de 13 episódios pelo estúdio GONZO, e uma sequência direta, intitulada Gantz Second Stage, também de 13 episódios, exibidos pela Fuji Television.
No Brasil, o anime foi exibido pelo canal pago Animax em 2006, e o mangá é publicado pela Panini Comics desde 2007.






Gantz conta a história do adolescente de 16 anos, Kei Kurono que morre atropelado pelo metrô junto de um amigo, Masaru Katou. Após isso os dois são transportados para uma sala para participar de um jogo sanguinário, violento e competitivo, comandado por uma "esfera negra" chamada Gantz.
Apesar da série de anime possuir um fim, a série de mangá continua, sendo publicada até hoje.
Kei Kurono é um jovem individualista, inseguro e pervertido. Sempre odiou a tudo e a todos. Um dia encontra no metrô um antigo conhecido seu, que não vê desde quando era uma criança, Masaru Katou. De início tenta evitá-lo, mas vê um mendigo bêbado caindo nos trilhos. Katou e Kurono tentam salvá-lo, só que acabam morrendo atropelados. Eles se espantam ao ver que foram levados até uma sala, juntos com outras pessoas. No meio dela está uma esfera negra, Gantz. Ela toca uma música e passa uma missão: matar Alienígenas. Mostra o arsenal de armas e o uniforme de cada. A missão deles é sobreviver ao jogo e matar os aliens indicados dentro do tempo estipulado

A história se desenvolve de modo surpreendente, inesperado. O crescimento das personagens é algo marcante. Com a convivência da morte eles mudam seu modo de pensar. Quase todos têm traumas horríveis, porém com as lutas de Gantz eles aprendem a vencer as adversidades, ficando mais decididos e fortes. A trama vai mostrando os combates dos Caçadores contra a possível ameaça dos Alienígenas no mundo contemporâneo. A narrativa concentra-se nos acontecimentos antes e após as missões, mostrando como os Caçadores vivem seu cotidiano carregando esse fardo, mantendo seu segredo longe de qualquer um.


A esfera negra
Gantz é o nome da esfera negra do centro da sala. Dentro dela se encontra uma pessoa dormindo que nunca demonstrou nenhuma ação ou pensamento. Não se sabe de onde ela veio, ou porque ela faz o que faz. Quando alguém morre durante a "chamada" de Gantz, ele transporta uma cópia da mesma para a sala. Automaticamente ela grava a pessoa no seu Banco de Dados. Quando tem todos os competidores, toca uma antiga e conhecida música japonesa, e diz a todos que estão mortos, e que a partir daquele momento, suas vidas pertenceriam a ele. Logo depois mostra um alienígena que os caçadores têm de matar, as informações básicas, abrindo para mostrar as roupas e o arsenal de armas. Ele começa a enviar as pessoas para a área desejada, num quadrante de 1 km, começando a contar o tempo geralmente de 1 hora. Ele observa as pessoas do quarto. Quando o tempo acaba, ele traz de volta os vivos para seu quarto, e reinicia a pontuação. Normalmente, ele gosta de passar as mensagens com linguagem Leet, comum na internet, apelidando os competidores, encorajando-os ou brincando com eles. Se a pessoa juntar 100 pontos, ela pode escolher um prêmio especial. Os propósitos de Gantz, bem como sua origem continuam um mistério total para todos.
Por alguma razão, Gantz comete erros. Nishi Joichirou mantinha um site contando todos os fatos de Gantz, os locais das batalhas e os nomes dos competidores. Gantz nunca demonstrou nenhum interesse em matá-lo por espalhar a verdade. Em outra missão enviou apenas Kurono Kei, sem recrutar mais ninguém. Quando Kishimoto Kei morre, ela é enviada para o quarto de Gantz, porém o verdadeiro corpo dela foi para o hospital e acabou salvo.
Durante a missão dos Aliens Oni, o Gantz começou a mostrar certos distúrbios por volta da última luta, onde radares não operavam direito, o "timer" parou de funcionar, e os Caçadores passaram a ser vistos normalmente pelo público até serem enviados de volta para o apartamento. Essa "mudança de regras" repentina foi a razão principal por Kei decidir ressuscitar Nishi, já que este já esteve no Gantz por um tempo muito maior e conhece mais coisas que o restante do grupo.
Teorias apresentadas na história pelo jornalista Kukuchi Seichi ligam a Esfera Negra com um Grupo Religioso alemão, que usam um objeto parecido como símbolo. É mostrado mais tarde que existem várias outras equipes iguais na América, Alemanha e Israel, bem como em outros países pelo mundo, todas elas querendo mostrar superioridade. De fato, os últimos capítulos de Gantz mostram um encontro da equipe do Gantz de Tóquio, e da equipe de Osaka.


De acordo com Nishi, Gantz é uma criação do homem, sendo construída por uma nação poderosa. Não se sabe qual o motivo de sua criação, mas está ligado a um contador na bola preta, que é acionado se o caçador tocar a bola e disser Katastrophe. Nishi diz que quando o contador zerar, tudo que a raça humana já construiu será destruído. Ele diz que uma bola preta foi vista sendo entregue a um apartamento no Brasil, o que indica que existem salas, como a de Tóquio, por todo o mundo.
Em uma viagem a Alemanha, Kikuchi vai a uma fábrica, onde várias bolas pretas estão sendo construídas. Através dessa fábrica, ele descobre que o dono da empresa constroi as esferas como uma espécie de jogos de apostas para pessoas de prestígio e dinheiro para divertirem-se. A filha do dono da fabrica sofre de problemas mentais, e sussura números que o levaram a crê ser uma forma de comunicação dela. Quando conseguiu descobrir a linguagem, ele passou aseguir as intruções dela para poder reerguer sua empresa(na época com dificuldades). Porém as origens das esferas são ainda mais obscuras.
Sebastian, o interpréte de Kikuchi na Alemanha, revela ter uma ligação com as esferas. Baseado no que disse e fez, é possível que as esferas sejam de uma força superior capaz de manipular o destinos das pessoas.

Regras do Jogo
Ao entrar no mundo de Gantz, a missão do jogador é a sobrevivência. Primeiro ele tem que saber respeitar as regras, usando o equipamento oferecido para aumentar suas chances de sobrevivência. Recebe o perfil do Alienígena (ou qualquer coisa que Gantz quiser), tendo que matá-lo geralmente em uma hora. Inicialmente, Gantz mostra a forma mais fraca do Alienígena, com uma biografia: o nome, o que ele gosta e a sua frase principal. O jogador é teletransportado para uma área com um raio de 1 km e começa a busca. Se eles saírem desse perímetro, a bomba em seus cérebros é ativada. Matar os alienígenas soma pontos, e sempre tem um Alienígena mais poderoso, chamado de Chefe, que dá mais pontos. Quem estiver vivo no final da batalha voltará inteiro para o quarto de Gantz, por pior que seja a sua condição, os ferimentos desaparecem e sua roupa especial é restaurada.
Gantz não fornece nenhuma das informaçôes que seriam essenciais, sendo descobertas de duas formas: tentativa e erro, o que costuma ocasionar mortes, ou um caçador experiente explica para os outros as regras do jogo. Gantz pode fornecer dados, como o menu dos cem pontos, as pessoas mortas no Gantz e recentemente um contador que tempo em segundos que demontra quanto tempo resta para a Catastrófe, ainda não explicada.
Na sala do Gantz, a pessoa descobre que não pode contar o segredo desse quarto para ninguém, senão o explosivo na sua cabeça se ativará.Apesar disso, pode levar o equipamento; se ele for perdido não pode ser ganho de novo. Os jogadores têm que ficar atentos, já que Gantz pode chamá-los para mais uma noite de caçada, através de um ruído provocado talvez pelo dispositivo explosivo que eles possuem.
Ao se juntar 100 pontos, Gantz dá três opções para a pessoa:
  1. Se libertar de Gantz sem nenhuma memória
  2. Receber uma arma poderosa
  3. Trazer alguém de volta do banco de dados do Gantz
Caso o tempo dado na missão acabe antes dos caçadores eliminarem todos os aliens, eles perdem todos os pontos e ainda devem pagar uma punição por terem falhado, como Kurono, que teve de realizar uma certa pontuação por ter deixado o tempo acabar na missão anterior.
Desde da missão dos Oni, as regras começam a mudar. Tornam-se visivéis tanto os aliens quanto os caçadores para as pessoas. O contador desaparece, e à área em que os caçadores começou a diminuir, como Reika e os outros notaram na missão do Nurarihyon. Na última missão, ela encerra-se de forma brusca, pois os caçadores começam a serem transportados antes de derrotarem os aliens. Ainda não se sabe o porquê dessas mudanças.

Leia aqui: Gantz

Comente com o Facebook:

Um comentário:

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS