18 de junho de 2012

Resenha: Jarinko Chie - Movie




Jarinko Chie, também conhecido como "Chie the Brat", é um filme animado de longa metragem que estreou nos cinemas japoneses no dia 11 de abril de 1981. Devido ao sucesso de bilheteria, o anime ganhou uma série de TV composta por 103 episódios, exibidos entre 3 de outubro de 1981 e 25 de março de 1983. Tanto filme quanto série foram baseados no mangá "Jarinko Chie", escrito por Etsumi Haruki e publicado pela editora Futabasha. Porém, a versão animada conta apenas uma parte da história de Chie, uma vez que o mangá teve inicio em 1978 e só foi terminado em 1997, somando um total de 67 volumes lançados.

Yasuo Otsuka, chefe do estúdio Tokyo Movie Shinsha, convidou Hayao Miyazaki para dirigir o longa, mas Miyazaki recusou o trabalho. Essa recusa acabou levando Yasuo à sua segunda opção: chamar Isao Takahata. No início, Takahata ficou muito relutante em aceitar o cargo, mas após várias tentativas desesperadas de Yasuo, Takahata acabou cedendo e não se arrependeu em ter aceitado a proposta, pois além de dirigir o filme, ele também dirigiu a série de TV durante mais de 2 anos.

O enredo de Jarinko Chie gira em torno de uma família japonesa. O cotidiano dos personagens é o principal foco do anime. Chie é a filha única de Tetsu e Yoshie. Uma menina dócil e muito esperta, ajuda no orçamento familiar trabalhando na lanchonete do seu pai. Tetsu é um cara que não consegue resistir a uma aposta, vive jogando, trapaceando e criando confusão por onde passa, porém é dono de um coração bondoso. Pena que a sua burrice extrema ofusca esse seu lado positivo. Yoshi é esposa de Tetsu, muito trabalhadora e educada, mas anda sempre se envergonhando por culpa do marido.

A história do longa acontece em um dos momentos mais difíceis da família. Yoshie tomou uma dura decisão para tentar consertar seu esposo bagunceiro: ela fugiu de casa e só planeja retornar quando Tetsu estiver pelo menos trabalhando e se comportando como um pai digno. Chie não gosta de ficar longe da mãe, mas concordou com o plano. No entanto, os problemas aumentaram com a ausência da mãe, e ela agora tem que se desdobrar para sustentar a casa e cuidar do rebelde Tetsu.

Jarinko Chie é um anime do início dos anos 80 e, ainda assim, pode se perceber que a obra contém um tema bastante atual. A personalidade dos personagens é muito natural e humana. Graças a esses fatores, você se identifica facilmente com a história e fica absorvido pelo clima que ronda o anime. As piadas e confusões de Tetsu são dignas de qualquer pai bobão dos dias atuais, é agradável assistir ao desenrolar do dia-a-dia dessa família. Provavelmente parte dos méritos dessa perfeita interação entre os personagens deve-se ao senhor Isao Takahata, pois não consigo me recordar de nenhum dos seus trabalhos que possua personagens inferiores à perfeição.

Os principais defeitos de Jarinko Chie estão no quesito técnico, principalmente na dublagem. Os personagens secundários possuem vozes ruins, os colegas de classe de Chie falam com tom de velhos mafiosos, apesar de ainda serem crianças, e o gato Kotetsu tem voz de locutor de rádio. Já a dublagem dos personagens principais é mediana, a única exceção é a Chie, pois ela é a única que tem a ótima qualidade das dublagens atuais. Na parte gráfica o anime é muito belo, a textura usada no cinema no início da década de 80 fez com que o filme ficasse suave e belo, os traços delicados também contribuíram para isso. Já em relação a trilha sonora, a qualidade não é boa, mas possui alguns bons momentos, como na cena em que Chie canta no trem.

De vez em quando é bom mexer no baú da vovó, pois nele é bem capaz de você encontrar raridades e clássicos adormecidos como Jarinko Chie, o qual, apesar de possuir um ritmo mais cadenciado e uma dinâmica diferente das de hoje em dia, nos leva a um mundo original e mais próximo a realidade. Obras como essa são um bom ponto de fuga dos estilos de animações atuais. Vale a pena assistir a esse anime, pois é sempre bom descobrir de onde surgiram as idéias padrão dos animes que são lançados hoje em dia. Garanto que Jarinko Chie valeu cada partícula de poeira que impregnaram minhas mãos.
 





Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Bebop, em breve estaremos lançando em BD, blz?!
    Será em 720p! :P

    ResponderExcluir
  2. Beleza Malkav, se for possivel gostaria de colocar o link do site para download do movie aqui nese artigo.

    ResponderExcluir
  3. É possível sim, nos dois lugares tem como colocar dois links, aí um vai ser redirecionado para cá, ok?

    ResponderExcluir
  4. Beleza, assim que estiver disponível me avise.

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS