2 de julho de 2012

Especial: Sakamichi no Apollon OST



Geralmente a trilha sonora é usada como pano de fundo em várias obras, porém de vez em quando surgem obras que se focam na música, ou pelo menos destacam mais o lado musical. Em Sakamichi no Apollon, em inglês Kids on the Slope, podemos ouvir belas passagens musicais durante praticamente toda a série. Desde as músicas de background até as mais destacadas onde os personagens as executam.  Tomei a liberdade de comentar sobre cada faixa da ost de Apollon que tem como resnsável a mestra Yoko Kanno.


Kids on the Slope
Assim que você der o play no álbum, as primeiras notas que irá ouvir é a de um doce e infantil som de um xilofone, em seguida um trompete entra assim meio tímido acompanhado por uma guitarra distorcida ao fundo e um piano criando detalhes. O clima é bem suave deixando a expectativa de que algo grandioso está por vir, porém esse algo trará uma carga emocional consideravelmente sofrida, apesar de alegre.

Chick's Diner
O jazz entra em ação ainda que timidamente e com uma forte pegada de bossa nova. A percussão traz o ritmo do samba e o cello sola até a entrada de um piano que complementa o tema. Aqui ainda estamos no aquecimento para a jazz session.

 Moanin'
Faixa de abertura do álbum Moanin' de Art Blakey and the Jazz Messengers do ano de 1958. Em Sakamichi, a música foi regravada com algumas variações e serve como tema para a amizade entre os protagonistas. Moanin' possui um tema característico de blues e uma básica harmonia de jazz que serve de sustendo para os solos do quarteto, bateria, piano, baixo e trompete. É uma das minhas músicas preferidas da série.

Bag's Groove
Faixa título do álbum de Miles Davis de 1954. A gravação original possui pouco mais de 11 minutos com bastantes variações de solos. Na versão do anime foi usado o tema principal com algumas nuances de trompete e piano adaptadas para um clima mais intimista e menos virtuoso como na versão original.

Blowin' The Blues Away
Outra música tema de um álbum de jazz clássico. Blowin' The Blues Away é um álbum do pianista Horace Silver. Em Apollon ela é executada em parte e serve muito bem como síntese do que era o jazz da época. Uma música onde o trompete tem destaque. Pode se dizer que é um jazz standard ou clichê.

Satin Doll
Mais um Jazz standard composto por Duke Ellington e Billy Strayhorn. Essa faixa é usada em algumas passagens do anime. Possui um clima amistoso e bom humor. Usada em momentos cômicos ou digamos despretensiosos.

YURIKA
Música tema da personagem YURIKA. Tem um clima de drama acentuado pela harmonia pesada do piano com batidas conturbadas e angustiantes da bateria. O trompete tenta amenizar o sofrimento em vão, pois acaba se perdendo no ritmo acelerado do groove e acaba soando como um lamento.

Rosario
Mais uma trilha de fundo para os momentos “religiosos ”da série.  Essa canção possui um belo e curto solo de baixo fretless. 

Curandelo
Pegada mais rock, guitarra distorcida com riff repetitivo e bateria quebrando tudo no contratempo. O órgão detona no improviso com notas dissonantes e escalas excêntricas. Uma confusão sonora que beira o insano. Ótima trilha para momentos conturbados e de pura raiva.

Transparent
Trilha “clean” com uma única linha harmônica. Usada para reflexão e passagem de cenas.

Run
Do músico e produtor Mabanua a faixa tem um groove fixo com alguns instrumentos aparecendo de vez em quando. A bateria dá o tom de jazz, porém aqui ele se apresenta de forma moderna, não possui a mesma característica forte do jazz clássico.

But not for me
Música famosa composta por George Gershwin e letra de Ira Gershwin. Ela já esteve presente em vários filmes, entre eles Manhattan e Four Weddings and a Funeral. Já foi gravada por vários interpretes de qualidade como, Billie Holiday, Chet Baker, Helen Forrest, Chris Connor, Miles Davis, Ella Fitzgerald, John Coltrane, Frank Sinatra e Diana Krall isso só para citar alguns. Na série a música é cantada por Junichi com o Riquinho ao piano. É uma das poucas músicas com vocal do álbum.

My Favorite Things
Música do mestre do Jazz John Coltrane. Possui uma letra simples que ressalta a beleza do cotidiano e da simplicidade da vida. O instrumental é de um bom gosto único, tanto a bateria solta quanto o naipe de cordas engrandecem a harmonia e mostram como a simplicidade pode soar gigante e se destacar frente ao virtuosismo. A faixa é rica em detalhes e destaca bem a voz da personagem Ritsuko, que é dublada por Yuuka Nanri. Essa é minha música “favorite” das cantadas e também incluo o jazz em My favotire Things. E quais são suas coisas favorias? Já pensou em colocar todas elas na melodia dessa canção?

Equinox
Essa traz lembranças de Cowbe, uma guitarra Lap steel é o instrumento de destaque da música. Ela remete a um clima de velho oeste, com suas micro desafinações, que na verdade são apenas comas de notas usadas geralmente em músicas orientais e indianas. Geralmente esse tipo de som pede um ritmo direto e alegre, porém Yoko subverte e sai do lugar comum exibindo um clima mais fechado beirando o fantasioso com a ajuda de instrumentos ricos em harmônicos, o que dá um ar etéreo à música.

A Piece Of Blue
Música triste, onde o violão é dedilhado suave e calmamente como se o músico não estivesse com o menor ânimo para tocar. É um choro traduzido pelas cordas do violão. Nessa trilha é fácil perceber o estilo de Yoko em transmitir as emoções através de sons. Simplesmente lindo, ou melhor, simplesmente um pedaço do azul.

Lullaby Of Birdland
George Shearing compôs a  música e George David a letra. Música bem conhecida no meio jazzístico e imortalizada na voz de Ella Fitzgerald. Letra e música refinadas e com tom intimista, recheada de cordas e uma guitarra semi acústica de timbre aveludado que se encaixa com maestria na harmonia. Na versão do anime a música é cantada por Aoi Teshima

Jazz For Button
Uma valsa simples usada como background para cenas amistosas. 2 pianos e uma bateria simples compõem os instrumentos usados nessa valsa.

Four
Jazz moderado com belas passagens de trompete acompanhadas pelo piano de riquinho e pela bateria nervosa e cheia de vida de Sentaro. O baixo também trabalha bem nessa música. Um ótimo jazz para se tocar em um encontro de amigos.

Easy Waltz
Essa trilha começa com um piano clássico e vai mudando de harmonia até se tornar jazz de primeira qualidade. A bateria tem ajuda fundamental para que isso seja feito. Arrisco-me a dizer que essa música possui o maior nível de dificuldade e variações harmônicas do álbum, principalmente em relação à bateria que faz uso de vários recursos para alcançar o som desejado. Uma música de um teor técnico elevado, onde se percebe a dificuldade de mesclar música erudita com jazz dançante, porém Yoko consegue fazer isso como ninguém e de maneira tão natural que parece poder facilmente passar despercebido essa mescla de estilos  distintos. Takashi Matsunaga toca piano nessa música, ele é um excelente músico asiático.

Float
Outra música de Mabanua que é usada para passagens de cenas.

Milestones
Música título de um dos álbuns de Miles Davis. Outro jazz clássico e de pegada forte, rico em harmonia e com ritmo rápido e quebrado. Para quem gostou dessa música é praticamente obrigatório ouvir a gravação original com o mestre Miles Davis e sua turma botando pra quebrar nesse jazz. Altamente recomendado!

Apollon Blue
O clima triste de perda e saudade dessa faixa é composto por uma bela harmonia onde o piano é tocado em tom menor e flautas complementam a melodia até a entrada das cordas. Ah, as cordas, culpadas pelo derramamento de muitas lágrimas pelo mundo afora. Essa mistura de instrumentos com um arranjo bem feito e uma cena triste são capazes de derreter até o coração dos mais orgulhosos.

 Kaoru & Sentaro Duo in BUNKASAI
Essa faixa é um medley de outras faixas do álbum, My Favorite Things, Someday My Prince Will Come e Moanin'. Executadas de maneira brilhante com viradas empolgantes de bateria entre as faixas. Essa faixa pode ser ouvida na cena onde Kaoru & Sentaro tocam no festival escolar. Um dueto para entrar na história da animação mundial.

Someday My Prince Will Come
Música usada em clássicos contos de fadas da Disney, e gravada por Miles Davis. Eu particularmente não gostei da inclusão dessa música no álbum, provavelmente ela só entrou pelo título, pois é usada nas relações de Kaoru e sua paixão. A música não é ruim, porém existem outras faixas com clima parecido e com harmonias mais bem exploradas e marcantes. De qualquer forma é uma faixa competente.

Essas são todas as faixas do álbum. Espero que comentem e deixem opiniões em relação às músicas . Ah, não deixem de conferir essa ost de primeira qualidade, principalmente se você for amante de boa música instrumental e jazz.

Todas as músicas do albúm podem ser escutadas clicando Aqui







Comente com o Facebook:

3 comentários:

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS