2 de outubro de 2012

Resenha: The Cockpit



The Cockpit é uma pequena série de OVAs composta por três episódios com histórias distintas entre si. Para uma melhor abordagem sobre o enredo de cada uma delas, optei por dividir a resenha por episódios.


Ano: 1993
Estúdio: Madhouse
Gênero: Guerra / Histórico / Drama
Episódios: 3 OVAs

Slipstream
A história se passa em um período próximo ao fim da Segunda Guerra Mundial, quando a Alemanha (ficticiamente) consegue fabricar a primeira bomba atômica da história. O piloto Rheidars, um dos melhores ases da força aérea nazista, recebe a importante missão de escoltar em segurança o avião que transportará a ogiva nuclear até o território inimigo onde a bomba será jogada. Junto ao piloto está o professor Vafstein, criador da bomba, e também sua filha Melhenna. Depois de um suplicante pedido de Melhenna, Rheidars se encontra em um duro dilema: proteger a humanidade desse desastre, ou salvar a vida de Vafstein e sua filha.

Uma história muito boa, com um tema sério que nos leva a pensar sobre o que é a coisa certa a se fazer em situações dúbias. O desenvolvimento desse episódio corre de maneira tensa e apreensiva, fica um clima de que a qualquer momento pode ocorrer algo que mudará todo o sentido das coisas. Esse lado da guerra foi muito bem retratado, poucas vezes se viu uma história sobre a Segunda Guerra onde o foco principal são os planejamentos por trás dos massacres.

Sonic Boom Squadron

Neste episódio, o protagonista é um piloto "kamikaze" que, frustrantemente, voltou vivo após sua primeira tentativa de ataque. A história de Sonic Boom se passa durante a guerra entre o Japão e o EUA, que ocorreu na segunda metade da Segunda Guerra Mundial, mais precisamente no Oceano Pacífico. Um jovem soldado decidiu dar a vida por seu país, e se transformou em dos pilotos da "flor de cerejeira".

Flor de cerejeira é um dispositivo de ataque carregado pela nave-mãe (avião de grande porte), dispositivo esse que, na verdade, se trata de um foguete que, apesar do grande poder de destruição, só pode ser acionado manualmente. Ou seja, é preciso um piloto para guiá-lo e ativá-lo no momento exato. O problema é que o piloto sucumbe juntamente com o dispositivo.

Sonic Boom consegue ser melhor que o primeiro OVA do pacote Cockpit, possui uma história que prende a atenção de qualquer pessoa do começo ao fim, é incrível que algo com tamanha simplicidade consiga ser tão perfeito. Confesso que me surpreendi quando procurei em vão por falhas nessa obra. A única coisa que poderia ser melhor é o traço, mas a história é tão boa que não é um pequeno problema como esse que irá atrapalhar o conjunto da obra.

Apesar do traço fora do comum, já que alguns personagens possuem uma forma esquisita, os cenários são de um alto nível visual, principalmente para a época em que foi criado. Sonic Boom Squadron por si só já vale o pacote Cockpit.

Knight Of The Iron Dragon

"50 anos se passaram...E nenhuma arma nunca mais disparou...
Desde que aquele motor parou...Em seu sono eterno"

Esse OVA se destaca por ter uma moto falante (!), mas não se engane, pois a alma da moto é o narrador da história, e não uma moto com uma boca falante.

Iron Dragon é a minha história preferida desse pacote de OVAs. A história se passa em um campo de batalha japonês que acabou de ser totalmente dizimado pelos americanos: apenas dois soldados conseguiram sobreviver. Um garoto pilotando uma moto chega ao acampamento destruído e encontra os dois sobreviventes, e assim inicia-se uma das mais belas histórias sobre determinação e amizade que já foram feitas.

Não dá pra falar muita coisa sobre esse OVA sem transformar a resenha em um "spoiler", mas garanto que quem tiver o privilégio de assistir a essa obra ficará surpreso com a simplicidade e perfeição dos acontecimentos da mesma. Simplesmente imperdível!

Fazia um bom tempo que eu não me deparava com uma série desse nível. Pena que são apenas três episódios, fica a sensação de que poderia ter pelo menos mais alguma história, mas o que realmente importa é que The Cockpit é uma raridade que precisa ser conhecida por qualquer apreciador de uma boa história. Não só por fãs de anime, mas por todos. Os três OVAs são bons, mas particularmente me envolvi mais com o Iron Dragon, por se tratar de uma história fora dos contextos normais. Para variar novamente, a qualidade do estúdio Madhouse se fez presente, uma obra-prima como essa só poderia ter uma assinatura de peso.

Recomendo esse anime para todos os tipos de público. Certamente uma das histórias irá chamar sua atenção. Após assistir Cockpit, os animes de guerra (exceto Grave of the Fireflies) não terão o mesmo sabor.

 Abaixo você pode assistir o Trailer

 Alguns links para download:
 http://www.sakuraanimes.com/index.php/ovas/3800-the-cockpit-c
 http://www.meikai-animes.net/media/ova/media_989

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Tá um pouco dificil achar em pt depois da onda de links quebrados, só achei um torrent por enquanto mesmo mas que ainda não tava baixando hehe

    Mas pareceu interessante, continuar dando uma procurada aqui

    Em ingles parece que até no youtube tem :/ Acho que a solução será sofrer um pouquinho lá para ver.

    ResponderExcluir
  2. Eu achei nesse site

    http://www.animestation.com.br/index.php?pg=listar_episodios.php&id=125

    Foi hospedado faz tempo mas os links no Mediafire dos episódios 2 e 3 estão onlines; o 1 não =F

    Bem, 66% do anime pelo menos ^^

    Se eu achar algum lugar com o primeiro episódio ao menos posto aqui.

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS