18 de outubro de 2013

Especial: International Saimoe League 2013




No duelo entre Hanazawa Kana anjo e Hanazawa Kana otaku-gótica-lolita-tsundere, a última saiu vitoriosa e sagrou-se na semana passada campeã do "International Saimoe League 2013", competição de voto popular que elege a personagem mais "moe" a cada ano - nesse caso, a Gokou Ruri, ou Kuroneko, de "Ore no Imouto ga Konnani Kawaii Wake ga Nai", teve 8,343 votos (53,56%) a seu favor na final, contra 7,234 (46,44%) para Tachibana Kanade, de "Angel Beats!", personagem vencedora da edição passada (veja aqui um breve post a respeito). Como ficou claro no início, ambas são dubladas pela mesma seiyuu, Hanazawa Kana.



Chaveamento da fase final


Iniciado em 2008, a sexta edição do "International Saimoe League" teve ao todo 72 participantes (sem contar as que não passaram nas pré-eliminatórias) - divididas em dois grupos iguais, um apenas com personagens novas e outro somente com nomes mais "veteranos". Mantendo o formato do ano passado, essa edição conseguiu, infelizmente, ser mais previsível que a de 2012, sendo que das quatro semi-finalistas anteriores três repetiram o feito esse ano - e todas elas personagens mais velhas, pois mais uma vez as novatas não representaram grande perigo. A única exceção foi Shiina Mashiro de "Sakurasou no Pet na Kanojo", que venceu todas as 35 partidas da fase de grupos, mas terminou na 5º posição após ser eliminada nas quartas-de-final pela vice-campeã de 2012, "Eucliwood Hellscythe" de "Kore wa Zombie Desu ka?". Esse mesmo feito foi alcançado pela campeã Gokou Ruri, que não perdeu nenhuma disputa da fase de grupos e ganhou uma das finais preliminares, no caso a fase Ametista - clique aqui e aqui para ver dois posts do blog AMVeSAIMOE com mais detalhes a respeito de sua campanha.

Abaixo, segue a posição final das dezesseis primeiras colocadas - no qual aparecem outras duas de "Oreimo", a coadjuvante Ayase Aragaki (6º) e a protagonista Kirino Kousaka (14º). Mais adiante, há uma breve introdução ao anime e uma maior à personagem vencedora, além de uma pequena galeria de imagens dessa orgulhosa e refinada otaku.



Classificação Final:
Gokou Ruri (Ore no Imouto ga Konnani Kawaii Wake ga Nai)
2º Tachibana Kanade (Angel Beats!)
3º Eucliwood Hellscythe (Kore wa Zombie Desu ka?)
4º Misaka Mikoto (Toaru Kagaku no Railgun)
5º Shiina Mashiro (Sakurasou no Pet na Kanojo)
6º Ayase Aragaki (Ore no Imouto ga Konnani Kawaii Wake ga Nai)
7º Yuuki Asuna (Sword Art Online)
8º Nakano Azusa (K-On!)
9º Takanashi Rikka (Chuunibyou demo Koi ga Shitai!)
10º Kuroyukihime (Accel World)
11º Aisaka Taiga (Toradora!)
12º Kobato Hasegawa (Boku wa Tomodachi ga Sukunai)
13º Aoyama Nanami (Sakurasou no Pet na Kanojo)
14º Kirino Kousaka (Ore no Imouto ga Konnani Kawaii Wake ga Nai)
15º Yuzuriha Inori (Guilty Crown)
16º Kashiwazaki Sena (Boku wa Tomodachi ga Sukunai)


Vejas quais foram as vencedoras anteriores do "International Saimoe League":
2012: Tachibana Kanade ("Angel Beats!")
2011: Misaka Mikoto ("To Aru Kagaku no Railgun")
2010: Akiyama Mio ("K-ON!")
2009: Katsura Hinagiku ("Hayate no Gotoku!")
2008: Fate Testarossa ("Mahou Shoujo Lyrical Nanoha")



*****



O Anime:








Baseado em uma light novel que teve 12 volumes e que chegou ao fim nesse ano, "Ore no Imouto ga Konnani Kawaii Wake ga Nai" tem como destaque Kyousuke Kousaka, um ordinário estudante de dezessete anos que não possui já há tempos uma boa relação com a irmã mais nova, Kirino. Centro das atenções constantemente, seja por conta de sua beleza ou habilidades atléticas, ela enxerga Kyousuke de maneira desdenhosa e superior, não o respeitando como um irmão mais velho, e não ajuda muito o fato de que inclusive seus pais também não esperam nada dele.

Em mais um dia de sua rotina, Kyousuke encontra no chão da casa o DVD de um anime "mahou shoujo", intitulado "Hoshikuzu Witch Merle". Já sendo algo estranho de se achar ali, a situação piora ao abrir a caixa e deparar-se com um jogo erótico chamado "Love with Little Sister!". Ele até tenta descobrir de quem é o DVD, mas sem sucesso. Porém, durante a noite, Kirino invade seu quarto, dizendo que eles tem algo a conversar.

Ela o leva ao seu quarto do lado e mostra a Kyousuke uma extensa coleção de animes "moe" e jogos eróticos envolvendo lolis, colecionados de maneira obsessiva. Ele descobre, dessa forma, que sua irmãzinha perfeita possui um hobby que não é nada bem visto ou tolerável por muitos, e a partir disso Kyousuke passa a guardar segredo do que sabe e ajudar Kirino em seu passatempo, enquanto ela o obriga a jogar "eroges" com irmãzinhas...

O sucesso de “Ore no Imouto” foi precursor, tanto em light novels quanto em animes (mas principalmente nesse último), do aumento absurdo de obras, de nomes igualmente imensos ou não, com pseudo-incesto entre irmãos – mas pouquíssimas são ao menos medianas, e quase todas apelam bastante para o ecchi visual, ao contrário desse anime. Exibida em 2010, a série de TV aborda os 5 primeiros volumes do original, mostrando as complicações que Kyousuke se mete por conta do hobby de sua irmãzinha tsundere.

E, ah, perdão por ser tão pessoal, mas como a Kirino é uma garotinha insuportável (mas podem desconsiderar isso, pois as minhas favoritas no anime são a própria Kuroneko e a doce Manami...)! É compreensível o porque de haver tantos “haters” ao seu redor; Kyousuke a ajuda das maneiras mais inusitadas, e dela é mais fácil receber em troca pontapés na canela ou estalos irritados de língua do que um simples “obrigado” - isso vai muito além de uma garota que não sabe ser sincera com os seus sentimentos e nem como expressa-los, porque chega a ser cansativo acompanhar a injustiça de vê-la se comportar dessa forma e ainda assim conseguir tudo o que deseja, e raras vezes percebe e reconhece o esforço de terceiros, tanto faz se do irmão ou de suas amigas. Às vezes a concha se quebra, surge um lampejo de sensibilidade e algum sorriso ao invés de caretas feias, afinal é uma personagem bonitinha e engraçada com sua pervertida obsessão otaku; pena que esses momentos sejam tão esparsos.



Entretanto, como pura comédia "Ore no Imouto" traz um ambiente bem simpático e descontraído na maior parte do tempo, enquanto retrata e lembra com frequência do preconceito que há para os consumidores de animes e afins - mas isso de modo até que leviano e ingênuo, com alguns dramas e discussões acerca do assunto, porém nunca com muita profundidade e sempre resolvidos de forma rápida e geralmente simples. Contudo, isso está longe de ser o foco da obra; o tema serve apenas como um apoio mesmo para a história e desenvolvimento da relação entre os personagens, em especial a de Kyousuke e Kirino nessa primeira temporada, com diversas situações sugestivas entre os dois. Em segundo plano, vem os relacionamentos do principal com as demais garotas, algo que ganha um espaço maior nos especiais e na segunda temporada.

É divertidinho e talvez um pouco estressante caso a Kirino não seja do seu agrado, mas Kyousuke e seu estilo de pensar muito mais do que falar ou fazer - algo comum entre líderes desse tipo de história - acaba sendo um bom contraponto a isso. Divirta-se com seu sofrimento, e veja como ter uma linda irmãzinha mais nova pode se tornar um martírio (algo que não falo por experiência própria porque só tenho uma irmã quinze anos mais velha, e sabem que, pelo que vemos em animes e hentais, quase não existem irmãs mais velhas no Japão, são espécie rara).


Detalhe: a série animada de 2010 termina com um final original, contudo em 2011 foi lançado "Ore no Imouto ga Konnani Kawaii Wakega Nai Specials", que em quatro episódios volta a narrar a história verdadeira da light novel, ignorando o último episódio da série de TV. Em 2013 veio "Ore no Imouto ga Konnani Kawaii Wakega Nai." (mesmo título? Não, não, tem um ponto final nesse...), que continua a partir desses especiais, e que também acabou tendo três episódios extras exibidos posteriormente, concluindo assim a adaptação da light novel debaixo de uma chuva de críticas e xingos por parte dos fãs - a razão disso, ah, só assistindo para saber...



A Personagem:








Uma otaku sofisticada, inteligente, de alta classe e extenso vocabulário, tão extenso que os contos que escreve exigem um vasto conhecimento - e paciência... - por parte dos poucos leitores que os acompanham. Faça frio, faça calor, ela sempre estará usando um longo vestido negro cheio de babados, imitando, no comportamento e visual, um dos personagens (não é a Suigin Tou de “Rozen Maiden”!) de seu anime favorito, o complexo e discutível e lúgubre “Maschera: Lamentation of the Fallen”. Gokou Ruri – ou Kuroneko, seu nick pela internet – aparece pela primeira vez no episódio 2, onde conhece Kirino através de um encontro entre outras garotas otakus, organizado na internet pela personagem Saori, que a ajuda a se socializar. Sem falar nada em um primeiro momento, ainda no mesmo episódio Gokou e a protagonista rapidamente se tornam desafetas, ao perceberem que seus gostos em relação a animes são totalmente, grotescamente, abissalmente, opostos - nossa campeã possui uma grande aversão ao "moe", pregando a filosofia de apreciar os animes de maneira mais artística e refinada, pois nem todos os otakus precisam ser pessoas (incluindo certa irmãzinha linda e popular...) obcecadas por garotinhas fofinhas, não é? 

Ela tem 15 anos, tenta agir com uma maturidade acima da idade que possui, mas certos – vários – momentos acabam mostrando que, no fim, ela ainda não passa de uma solitária garota que sofre muito para fazer amizades devido à sua timidez, e que tem dificuldades em expressar diretamente o que sente e de confiar em alguém. Não se preocupe com sua postura indiferente, seu olhar frio com lentes de contato, ou as injúrias constantes que saem de sua boca; seja indulgente com ela. Quando menos perceber, Gokou dará provas da afeição que tem por você, ainda que apenas através de atos - não espere por palavras gentis, e se insistir prepare-se para vê-la voltar ao seu modo orgulhoso e petulante que negará tudo.

Confesso que "enjoei" de Hanazawa Kana (foto ao lado), seiyuu que adoro, por repetir tanto os tipos de papel que faz, em específico os de garotinhas bobinhas e alegres, ou completas choronas mesmo, que parecem não ter muita coisa na cabeça... Só quando sai desse molde é que volto a me interessar por ela, e Gokou Ruri é uma dessas exceções. Aqui, Hanazawa não tem em mãos uma personagem tão inocente e de vozinha enjoada, mas sim uma garota de gênio forte e desbocada, cuja voz possui um tom bastante provocante e moderado. Curiosamente, entre as finalistas do Saimoe há também Kobato Hasegawa de "Boku wa Tomodachi ga Sukunai", menina dublada pela mesma seiyuu e que é praticamente uma versão loli da Gokou; vestidos góticos, fixação por um anime extravagante, lentes de contato coloridas e etc - nessa personagem Hanazawa volta ao seu padrão, de garotinha ingênua com voz mais frágil e infantil.

Coadjuvante, na primeira metade da série as aparições de Kuroneko se resumem a desavenças barulhentas com Kirino, como duas boas otakus tentando impor seus gostos pessoais nos outros - isso enquanto uma chama a outra de "depressiva" e esta devolve a xingando de "vadia"... O foco nela aumenta na parte final, onde tem papel importante na resolução de um dos conflitos da história, e é mostrado um lado seu que vai além da otaku gótica de vestido preto e comportamento esquisito - traduzindo, flagramos ações mais naturais e reais de sua parte. Talvez por conta disso (e da seiyuu popular) ela seja mais querida pelo fandom do que a própria protagonista, que exagera no modo tsundere e não demonstra - ou demora a demonstrar, em se tratando da light novel - qualquer tipo de mudança. Além disso, Gokou Ruri se torna a principal nos episódios extras da primeira temporada citados anteriormente, o que fez ela angariar ainda mais fãs devido aos fatos que ocorrem nele. Na segunda temporada, ela permanece como protagonista ao lado de Kyousuke e Kirino, e seu estilo e atitude passam por consideráveis modificações - mas se aprofundar mais nisso já revelaria alguns fatos do primeiro anime, então fiquemos por aqui.


Essa foi a terceira participação da Kuroneko no "International Saimoe League". Na edição de 2011 ficou em 4º lugar, ao perder para a que seria campeã naquele ano, Misaka Mikoto; já na edição de 2012 conseguiu a 3ª posição, sendo eliminada por outra futura campeã, a Tachibana Kanade. No Saimoe japonês, torneio que deu origem a todas as outras competições, inclusive essa, ela obteve no máximo a 6ª posição em 2011, e não participou em 2012, porém nesse ano já se encontra na fase final mais uma vez. Seria inédito uma mesma personagem ganhar os dois torneios - geralmente as que os japoneses gostam não são muito populares fora do país, e vice-versa -, mas, pelo modo como está indo as eliminatórias nesse momento, é bem provável que a campeã vá ser alguém de "Mahou Shoujo Madoka Magica" mais uma vez, e certamente por causa dos filmes lançados no último ano.





GALERIA:
Link para download de todas as imagens: Clique aqui




*****


Meus perfis:
MyAnimeList (com recomendações semanais de posts de outros blogs)

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS