16 de fevereiro de 2014

Especial: AKROSS Con 2013





Realizado pelo site russo Akoss desde 2003, o concurso “Akross Con” chegou a sua 11ª edição elegendo os melhores AMVs (Anime Music Videos) do ano em diversas categorias, e semana passada foram anunciados os vencedores da edição de 2013, que contou com 60 participantes. Apesar de a maioria dos vídeos terem animes em suas montagens, também é possível participar usando jogos como temas, desde que estes sejam japoneses.




Confira abaixo a relação completa dos vencedores em cada categoria. Os links nos títulos dos vídeos (o primeiro nome é do autor ou autores) levam para suas respectivas páginas no Akross, onde podem ser assistidos e baixados, além de ter nelas atalhos para vê-los no Youtube através da página oficial do site. 



**********

Melhor Vídeo:

1º lugar – goЯz – Fracture

Títulos: Vários, mas com “Hyouka” e "Hanasaku Iroha" como principais.

Na edição de 2012 um vídeo com "Hyouka" foi considerado o melhor, sem falar em outro que ganhou na categoria votada pelos membros do site, onde o protagonista Houtarou Oreki tinha como par romântico a bonitinha Touwa Erio de "Denpa Onna to Seishun Otoko" - algo que fizeram aqui novamente, dessa vez com a Ohana Matsumae de "Hanasaku Iroha". E, bem... Estou ainda para compreender o que raios veem tanto não só nesse anime como principalmente nesse personagem tão tedioso e acomodado, mas enfim. Usando a música "Midnight City" do grupo francês de eletrônica M83, não posso dizer que gostei desse AMV; é bonito, exibe a criatividade que o Akross tanto preza para selecionar os vencedores, e tecnicamente é de fato o melhor, mas só achei mesmo um tanto sem sal, morno. E nem por conta do protagonista de "Hyouka", porque curti o terceiro colocado, que também apela para esse anime (!)...




2º lugar – Centurione – Pandora

Títulos: Vários.

Vídeo mais estilizado e repleto de erotismo, que, segundo o autor, tem a intenção de trazer à tona a atmosfera de perigo e beleza que ronda uma femme fatale. A música usada foi "Bonfires", de outro grupo de eletrônica, o dinamarquês Blue Foundation.




3º lugar – ONEWAYS – The Boy Who Murdered Love

Títulos: Vários, mas com "Hyouka" como principal.

Aproveitando-se da música "The Boy Who Murdered Love" da cantora britânica Diana Vickers, é ao menos pra mim o melhor vídeo dentre os três primeiros, por conta de seu dinamismo e diversão. Oreki novamente em cena, mas agora com sua parceira de anime Chitanda Eru em uma pequena e leve história romântica que dura menos de 3 minutos.

Mas, assim, dois anos seguidos com tantos AMVs de "Hyouka" vencendo algo já está bom, né?
 


**********


Prêmio AKROSS:
Kensh1n - Louder than Words (Shingeki no Kyojin)

É a básica montagem de cenas de um anime sem ser aplicado muitos efeitos, e AMVs de "Shingeki no Kyojin" existem em dezenas, porém dificilmente tão empolgantes quanto esse, em especial por causa da forte música "Louder than Words" do grupo Les Friction. Cuidado que no minuto final há spoils avançados da história.

Escolha do Público:
Centurione - Pandora (Vários)

Melhor Ação:
JustRukia - UNDERWORLD (Vários)

Melhor Drama:
Centurione - Pandora (Vários)

Melhor Comédia:
Animated - Rubber Duck (Vários)

Melhor Romance / Sentimental:
goЯz - Fracture (Vários)

Mais Divertido:
JazzsVids - Hooked (Vários)






Um dos elementos que acho mais bacana em AMVs (quando bem feitos); a de mesclar não cenas de vários animes em um mesmo clip, mas personagens em uma mesma cena, dando a aparência de que são de uma só fonte. Nesse caso, foi montado um triângulo amoroso entre Sena Kashiwazaki de "Boku wa Tomodachi ga Sukunai", Mizutani Shizuku de "Tonari no Kaibutsu-kun" e Takumi Usui de "Kaichou wa Maid-sama".

Melhor Dança:
STICKYGAIDEN - I'M SO CLASSY (Vários)

Mais Psicodélico:
lolligerjoj - tan(x) (Vários)

Melhor Perfil de Personagem:
ONEWAYS - The Boy Who Murdered Love (Vários)

Melhor História:
Tayo - Heart (Vários, mas com "Mawaru Penguindrum" como principal)

Melhor Trailer:
Uniquevil - The Geass Games: C.C. of the Rebellion (Code Geass)

Melhor Horror:
kuruta - Lighthouse (Vários)

Melhor Conceito Original:
goЯz - Fracture (Vários)

Melhor Trabalho Técnico:
goЯz - Fracture (Vários)

Melhor Design de Efeitos Visuais:
Rebelion - Nurture (Série de jogos "Metal Gear")

Melhor Apresentação / Design:
goЯz - Fracture (Vários)

Melhor Design de Motion Graphics:
Rebelion - Nurture (Série de jogos "Metal Gear")


No site do Akross (no topo da página tem como você mudar o idioma para o inglês) é possível ver os vídeos vencedores de cada edição desde 2003 – mas os mais velhos só estão disponíveis para download, não há opção de ver online.




**********



Meus perfis:

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS