16 de outubro de 2014

Fim de Temporada: Melhores Animes Verão 2014


Chegou ao fim mais uma temporada de animes e como de costume elaborei meu top pessoal com os melhores animes que terminaram no fim dessa temporada de primavera de 2014. Lembrando que os animes presentes nessa lista são os que terminaram no fim dessa temporada, os que ainda estão sendo exibidos e tiveram início na temporada de verão não entram nesse top.

A exemplo da temporada anterior assisti 12 obras novamente, porém uma delas está pausada para ser assistida futuramente, trata-se do anime Ao Haru Ride, pois Fiquei sem tempo e sem vontade de continuar acompanhando semanalmente.  Yami Shibai 2nd Season ficou fora do top 10, já que essa sequencia ficou aquem das expectativas e foi muito inferior a primeira temporada da série.

Sei que algumas pessoas costumam usar meus tops de fim de temporada como um guia para assistir animes, por isso quero deixar claro que recomendo fortemente os animes das 3 primeiras posições dessa lista em específico. O restante do top é composto por animes bons e medianos, porém vale a pena assisti-los se você tiver um pouquinho mais de tempo e desejar conhecer mais obras interessantes.

Sinta-se convidado a compartilhar seu top da temporada nos comentários e aproveite para concordar ou discordar da minha lista também. Para saber as sinopses dos animes clique aqui.



10°

Haikyuu!!


Nota: 6/10
Estúdio: Production I.G
Episódios: 25
Gênero: Esporte, Drama

Bom anime shounen sobre um esporte praticamente não retratado em animes. Haikyuu apresenta quesitos técnicos acima da média e possui uma narrativa fluida e até mesmo empolgante em certas ocasiões. Eu achei o anime bem mediano para meu gosto pessoal, curti alguns momentos das partidas e só.

O maior problema que encontrei nessa obra foram os extensos diálogos em meio as partidas. Não sou contra pensamentos estratégicos ou discursos motivacionais durante a prática de esportes, desde que sejam bem dosados com a ação, coisa que não aconteceu em Haikyuu. Para mim é frustrante assistir uma partida de vôlei onde as jogadas são encobertas por diálogos e temores pessoais dos personagens. Talvez eu esteja sendo um pouco crítico em demasia, e certamente o fato de eu não ter me simpatizado com nenhum dos personagens contribua significantemente para isso.




                                                                      Tokyo Ghoul
Nota: 6/10
Estúdio: Studio Pierrot
Episódios: 12
Gênero: Drama, Mistério, Ação, Terror

Quando comecei a assistir Tokyo Ghoul fiquei empolgado com a pegada gore do anime, mas com o passar dos episódios a censura foi broxando minha empolgação. O enredo é interessante e o desenvolvimento da trama me agradou, mas a ausência de um objetivo central importante deixou o anime um pouco sem rumo. Espero que na próxima temporada, que já foi confirmada, esse problema seja resolvido.

Gostei do enredo e fui com a cara do protagonista. Outro ponto positivo é a ótima abertura, principalmente a música que encaixou bem com a série.



 8°

                                                                 Nobunaga Concerto
Nota: 7/10
Estúdio: Fuji TV
Episódios: 10
Gênero: Histórico, Romance, Drama, Comédia

Essa obra foi uma agradável surpresa para a temporada de primavera. Eu não esperava muito dessa série, até mesmo porque animes usando a temática de Nobunaga tem de sobra. Acontece que dessa vez o Nobunaga em questão vivencia a história original do período sengoku. Acredite, isso faz toda a diferença para o anime.

A qualidade gráfica deixa a desejar, mas não compromete o anime. O mais estranho são os rostos dos personagens, parece que eles estão usando máscaras de cera, além de possuírem expressões teatrais exageradas, mas nada que não dê para se acostumar com o tempo.

Enfim, indico esse obra para quem gosta de curiosidades históricas e para os fãs de Nobunaga. Vale mencionar que os momentos cômicos são únicos nessa série.





                                                       Abarenbou Rikishi!! Matsutarou
Nota: 7/10
Estúdio: Toei Animation
Episódios: 23
Gênero: Esporte, Drama, Comédia

O que falar sobre essa obra tão mal falada pelos fóruns específicos.
É um anime fraco? É.
Tem um protagonista despresível? Tem.
A animação é de péssima qualidade? Com certeza.

Então, porque raios esse anime está na sétima posição do top com nota 7? Simples, porque é divertido e possui uma boa dose de imprevisibilidade.

Eu me diverti acompanhando as peripécias do Matsutarou. O cara é simplesmente único, ele é o oposto do japonês convencional. Folgado, abusado, egoísta e absurdamente forte. Essa combinação de fatores faz do personagem algo único e extremamente divertido de se acompanhar.

Abarenbou Rikishi!! Matsutarou é um anime que desperta diferentes emoções, como raiva, desprezo, alegria, tristeza, saudade, entre muitos outros. Achei incrível a forma como essa obra consegue mexer com o espectador, é simplesmente impossível ficar indiferente perante as ações do Matsutarou. Por muitas vezes eu cheguei a gargalhar assistindo o anime, outras vezes senti nojo e até mesmo fiquei com nó na garganta em um certo episódio que achei de um singeleza sem igual.

Se você é uma pessoa tolerante e acredita na possibilidade do ser humano se desenvolver, mesmo que esse ser humano possua um comportamento execrável e tenha uma personalidade extremamente irritante e egoísta, assista essa obra que você vai gostar, pois é preciso um certo desligamento das noções de "etiqueta" social para apreciar Abarenbou Rikishi!! Matsutarou em todo seu esplendor de emoções. Dê uma chance a essa obra e assista de coração e mente abertos e deixe o brutamontes mesquinho do Matsutarou colocar um sorriso no seu rosto, mesmo que seja um sorriso de vergonha alheia. Ah, se não fosse a Toei...




 6°

                                                             Gekkan Shoujo Nozaki-kun
Nota: 7/10
Estúdio: Doga Kobo
Episódios: 13
Gênero: Comédia, Romance

Divertido e com bom humor, assim pode ser resumida essa obra. Gostei de todos os personagens de Gekkan Shoujo Nozaki-kun, até mesmo aqueles coadjuvantes que não aparecem muito, inclusive um personagem de apoio de um jogo de vídeo game que é jogado em um certo episódio, pois o cara é simplesmente o melhor camarada que alguém pode ter.

A parte negativa fica por conta da instabilidade de algumas piadas que não funcionaram comigo e o fato de alguns episódios serem fracos.



 5°

                                         JoJo's Bizarre Adventure: Stardust Crusaders
Nota: 7/10
Estúdio: David Production
Episódios: 24
Gênero: Aventura, Ação, Comédia

JooooooooooooooooooJooooooooooooo!!!!!! Quero mais aventuras bizarras!
Fiquei frustrado com o prematuro termino dessa temporada, porém feliz em saber que teremos mais uma temporada de Jojo em breve. Stardust Crusaders superou minhas expectativas e me fez ter momentos únicos de WTF!! Jotaro já começou chocando, depois foi a língua nervosa do Kakyoin e assim por diante. A bizarrice de Jojo atingiu níveis extremos nessa temporada. Que venha mais temporadas, afinal quanto mais bizarro melhor!!!



 4°

                                                                       Baby Steps
Nota: 8/10
Estúdio: Studio Pierrot
Episódios: 25
Gênero: Esporte

Como diria o "Nosso querido Bob": passos de bebe. ^^
Agradável de se assistir e muito informativo em relação as técnicas e práticas do tênis. O protagonista de Baby Steps não é lá dos mais carismáticos, no entanto é um cara esforçado e lógico, o que me agradou bastante. Os treinamentos e as partidas são interessantes, sempre instrutivos e bem desenvolvidos estrategicamente.

Diferentemente de Haikyuu, em Baby souberam dosar os diálogos e pensamentos estratégicos com as ações da partida, talvez por se tratar de um esporte individual seja mais fácil manter o ritmo durante os confrontos, mas o fato é que Baby Steps fez isso muito bem.

O lado negativo da obra fica por conta dos quesitos técnicos que deixam a desejar, mas não chegam a comprometer o entretenimento. Altamente recomendado para amantes do gênero esporte.




 
                                                                 Zankyou no Terror
Nota: 8/10
Estúdio: Funimation Entertainment
Episódios: 11
Gênero: Mistério, Thriller, Psicológico

O anime que possui mais atributos técnicos de alta qualidade do ano até o momento. Direção, trilha sonora, abertura, encerramento, arte, tudo de alto nível. O Character Design não é de encher os olhos, mas ainda assim é competente e bem feito.

A trama é original e consegue fechar muito bem a série, pena que a instabilidade de alguns episódios tiram um pouco do brilho dessa obra. O clima melancólico dos personagens se encaixou bem no enredo, mas faltou um pouco de carisma nos protagonistas, algo que cative o público, senti falta disso, uma vez que nas outras obras dirigidas pelo Watanabe o carisma dos protagonistas era um elemento chave.

Alguns personagens, principalmente do elenco feminino não se mostraram tão importantes para a estória, essas duas personagens poderiam ter tido uma participação mais efetiva, principalmente a Lisa. Outro personagens que deixou a dever foi o detetive Kenjirou Shibazaki, faltou focar mais na vida pessoal do cara e construir um background. Ele ficou incompleto, o que prejudicou mais uma vez o carisma do personagem e na imersão da estória.

Ainda que Zankyou no Terror tenha alguns problemas estruturais e em um ou outro detalhe do enredo, é um obra altamente indicada.




 
                                                          Space Dandy 2nd Season
Nota: 8/10
Estúdio: Bones
Episódios: 13
Gênero: Ficção Científica, Comédia

Dandy ataca novamente em mais uma temporada de episódios repletos de aventuras e experiências. O que eu mais gosto em Space Dandy é no fato de não saber o que esperar no próximo episódio. Situações inusitadas e narrativas criativas fazem com que a qualidade da série suba e desça, porém nessa temporada os momentos altos foram mais frequentes.

A primeira temporada foi mais equilibrada, mas essa segunda temporada teve mais episódios nota 10. É verdade que também teve episódios bem fracos, mas no geral fiquei satisfeito com o resultado final.


A trilha sonora continua boa, talvez até melhor. Os personagens continuam sendo a alma do anime. O enredo é praticamente sobre os personagens em situações diversas, fato que desagrada muita gente por não ter uma trama linear e nem um objetivo "central", mas se levar em consideração que a trama é sobre o Dandy e não sobre o objetivo dele, a execução foi ótima.

Não se deve assistir Space Dandy esperando encontrar comédia convencional, pois nesse anime o que vale é a experimentação, a criatividade e a vontade de fazer algo diferente se baseando em personagens bem construídos. Abra sua mente antes de ver esse anime e não ira se arrepender. Indico para todos que gostam de se surpreender e não se prendem a uma simples estrutura narrativa ou a um gênero específico, pois Space Dandy é tão complexo na sua simplicidade como a vida. Viva Namida!





 

                                                                     Barakamon
Nota: 8/10
Estúdio: Funimation Entertainment
Episódios: 12
Gênero: Slice of Life, Comédia

Barakamon ganhou merecidamente a medalha de ouro dessa temporada. Já fazia um bom tempo que não aparecia um slice of life de raiz como tão bom quanto esse.

Adorei os personagens e ambientação do anime. A ilha onde se passa a maior parte da trama é simples e serve perfeitamente para o objetivo do protagonista. O relacionamento de pessoas urbanas com pessoais rurais é gostoso de se acompanhar, principalmente quando tem crianças cheias de energia lidando com adultos mal humorados e resistentes a mudanças.

A dupla Naru e Handa é bem simpática, eles possuem um jeito bem peculiar de se relacionarem e mesmo assim um complementa o outro de forma natural e divertida. Recomendo Barakamon para quem curte uma obra mais calma e que mostre o aprendizado das pequenas porém importantes coisinhas da vida.





                                              

                                                     Até o fim da próxima Temporada!





                                                                                                                         See you Space Caligrafo









Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Nossa, só assisti a 30% dessa lista, sendo que 2 tão no top 5. Já comecei os downloads

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS