17 de abril de 2015

Fim de Temporada: Melhores Animes Inverno 2015

Chegou ao fim mais uma temporada de animes e como de costume elaborei meu top pessoal com os melhores animes que terminaram no fim dessa temporada de Inverno 2014. Lembrando que os animes presentes desta lista são os que terminaram no fim dessa temporada, os que ainda estão sendo exibidos e tiveram início na temporada de Inverno não entram nesse top.

A quantidade de animes assistidos nessa temporada não foi grande, mas a maioria é de boa qualidade, tivemos muitos animes acima da média terminando nesse Inverno.

Sei que algumas pessoas costumam usar meus tops de fim de temporada como um guia para assistir animes, por isso quero deixar claro que recomendo fortemente os animes das 3 primeiras posições dessa lista em específico. O restante do top é composto por animes bons e medianos, porém vale a pena assisti-los se você tiver um pouquinho mais de tempo e desejar conhecer mais obras interessantes.

Sinta-se convidado a compartilhar seu top da temporada nos comentários e aproveite para concordar ou discordar da minha lista também. Para saber as sinopses dos animes clique aqui.

 Nanatsu no Taizai
Nota: 6/10
Estúdio: A-1 Pictures
Episódios: 24
Gênero: Aventura, Fantasia, Ação

Um Shounen basicão, divertido e com suas limitações típicas do gênero. Gostei do mascote do anime, o porco rosa, a dublagem dele ficou ótima. A série não tem nada que eu já não tenha visto antes, mas serviu como um bom passatempo, uma vez que eu estava com saudades de assistir aventuras. Recomendo para quem curte Shounens típicos.




7° 
 
Junketsu no Maria
Nota: 6/10
Estúdio: Production I.G
Episódios: 12
Gênero: Comédia, Fantasia


Anime interessante em relação a personagens que são um tanto quanto inusitados em certas ocasiões. O humor tem uma pegada mais picante e me agradou o suficiente para continuar assistindo. Já o enredo não é lá grande coisa, deixa muito a desejar e serve praticamente de sustento para o humor, que sem dúvida é o ponto alto do anime.

 




 6°
                                                     Yowamushi Pedal: Grande Road 

Nota: 7/10
Estúdio: TMS Entertainment
Episódios: 24
Gênero: Esporte, Drama, Comédia

Essa segunda temporada de Yowamushi Pedal teve boas disputas, nada de muito diferente da primeira temporada, na verdade apenas a continua direta mesmo. Quem gostou da temporada anterior certamente continuará gostando.





 5°
Shigatsu wa Kimi no Uso
Nota: 7/10
Estúdio: A-1 Pictures
Episódios: 22
Gênero: Drama, Romance


Comecei a assistir Shigatsu bem empolgado, esperava muito do anime graças ao estúdio, a bela animação e a premissa que despertou meu interesse. Depois de alguns cinco ou seis episódios percebi que a série não era o que eu esperava, porém continuava sendo acima da média. Não curti muito o protagonista, achei ele um tanto quanto inseguro em excesso. Para melhor explicar minha opinião sobre esse anime, deixo uma parte da resposta sobre um questionamento a respeito de Shigatsu que me fizeram lá no My Anime List.

"É um bom anime, possui qualidade técnica acima do normal e o enredo é interessante. Não curti tanto pelo fato de já conhecer várias obras com o mesmo apelo de Shigatsu, por isso eu vejo o anime de forma diferente da maioria das pessoas. Para quem não tem muita experiência com animes dramáticos Shigatsu é ótimo, mas para quem já conhece muitas obras desse gênero fica evidente o uso do apelo emocional por parte da direção, principalmente em contraste com as cenas cômicas que apesar de bem feitas (graças a excelente qualidade técnica) ficam deslocadas no anime.

O drama em si é bem feito, porém usa de artifícios básicos para forçar as emoções no público, não é um problema, mas isso afeta o modo como enxergamos os personagens. Foi feito com intenção de meio que obrigar o público a ter certos sentimentos específicos em relação as cenas, até que foi bem feito, mas eu já estou vacinado contra isso, prefiro obras mais sutis, onde o espectador possui a opção de tirar suas próprias conclusões sobre as cenas ao invés de ser forçado a ter certos sentimentos."

Vale ressaltar que o último episódio foi nota 10, A-1 Pictures mostrou novamente o motivo de ter ganhado três Goldens Apples de melhor estúdio do ano seguidos. Esse último episódio teve uma cena simplesmente memorável! Recomendo Shigatsu.





 4°
 
 Shirobako

Nota: 8/10
Estúdio: P.A. Works
Episódios: 24
Gênero: Drama, Comédia


Olha a P.A. Works ai gente! Quando a P.A. acerta no anime do início ao fim o resultado é maravilhoso. Shirobako é a prova de que esse estúdio sabe fazer anime de alta qualidade quando quer, inclusive com um bom enredo, já que falar bem da parte técnica desse estúdio é chover no molhado.
Shirobako trata do cotidiano de profissionais da indústria da animação nipônica, tem como protagonista a jovem e determinada Aoi Miyamori, a assistente "faz tudo" do estúdio. Em Shirobako eu fiquei conhecendo mais do processo de criação de um anime, desde quesitos técnicos até distribuição e divulgação. Todo esse trabalho é feito de forma crível e ainda assim divertida, ao contrário do que possa parecer, o anime não fica maçante, ele consegue se manter fiel ao processo de criação, mas ainda assim possui uma dinâmica única e um humor na medida certa. Fora alguns poucos episódios na primeira metade da série, Shirobako consegue se manter interessante e em alguns momentos torna-se empolgante com destaque para a épica cena final e também para a uma certa cena do penúltimo episódio, que certamente já entrou para a história da animação mundial!! 

Anime altamente recomendado para quem gosta de bons enredos. De uma chance a Shirobako, ele merece e você não vai se arrepender.






Kiseijuu: Sei no Kakuritsu

Nota: 8/10
Estúdio: Madhouse
Episódios: 24
Gênero: Drama, Ação, Terror


E a Madhouse tá volta! Isso mesmo, a lendária Madhouse voltou a fazer um anime digno dos bons tempos do estúdio e mereceu ostentar a medalha de bronze no peito.

Parasyte tem um ótimo enredo, tem ótimas cenas de ação e tem também um protagonista respeitável e seu parasita épico. O ponto alto da série é sem dúvida alguma a trama bem construída e com uma mensagem importante, que de certa forma serve para fazer refletir e mostrar para algumas pessoas que o mundo não gira em torna de si, todos somos parte de tudo, não se pode controlar a natureza, pois somos parte dela e ela é parte de nós.

Tecnicamente na medida certa, com a melhor das dublagens da temporada e direção direta e funcional, Parasyte conseguiu manter a pegada de suspense durante toda a série e de quebra teve um desfecho plausível e não apelou para ser algo "grandioso" e sensacionalista.
Altamente indicado, esse anime é quase obrigatório para os amantes de boa estória.




Sanzoku no Musume Ronja
Nota: 8/10
Estúdio: Studio Ghibli
Episódios: 26
Gênero: Aventura

É um prazer comentar sobre a primeira série de TV do fantástico estúdio Ghibli.

Ronja é uma estória de um livro infantil de 1981 chamado "Ronja, filha de ladrão" escrito pela sueca Astrid Lindgren. A obra já foi adaptada para filme e Musical. Agora o Studio Ghibli resolveu adaptar para anime com direção do Goro Miyazaki, filho de Hayao Miyazaki, ou seja, o mínimo que se espera desse anime é que seja muito bom.

O Anime trata do crescimento pessoal da pequena Ronja, desde seu nascimento em uma noite sombria até seu amadurecimento do início da adolescência. Ronja é uma menina cheia de energia e vontade de viver. A esperteza e paixão pela natureza que essa menina tem é contagiante.
O modo único de contar estórias do Studio Ghibli sempre me atraiu, certamente esse é o diferencial em Ronja. O ritmo é bem diferente dos animes que estão no mercado atualmente. A animação foca nas expressões corporais, principalmente nas faces dos personagens. Não é raro ter uma cena onde a emoção do personagem se passa sem diálogos, mas apenas com a expressão facial que é digna de aplausos, por tamanho cuidado que eles tiveram em "dar vida" aos personagens através de expressões únicas, tem momentos que até parece mais uma atuação teatral do que um anime. A computação gráfica deixa a desejar em alguns aspectos, mas em nenhum momento estraga a experiência de se assistir o anime.

Os cenários são lindos, a ambientação e todos os seres míticos dão um clima etéreo ao anime que me agradou, já que sou curioso e o mistério presente em Ronja é incrivelmente curioso. A trilha sonora é bonita e simples, encaixa perfeitamente na série.
Eu poderia escrever muitas linhas mais sobre esse Ronja, mas vou me limitar para não estender demais esse texto que já está ficando longo, já que a ideia aqui não é escrever muito. Então para finalizar, recomendo Ronja para quem está em busca de uma boa estória e para quem procura uma obra singela e tranquila, apenas uma aventura e a essência do ser humano da forma mais pura, sem interferências da sociedade de consumo.

Depois de mais de 800 animes assistidos em décadas, pela terceira vez em um anime eu me emocionei, pois é Ronja conseguiu fazer isso comigo, e o melhor de tudo que foi em uma cena feliz. Acho que foi a primeira vez que me emocionei em uma cena feliz. Só tenho que agradecer a autora do livro e ao estúdio Ghibli pela bela estória e deixar minha recomendação. E quando a primavera chegar eu darei o grito da primavera de Ronja! XD




Death Parade

Nota: 9/10
Estúdio: Madhouse
Episódios:12
Gênero: Mistério, Drama

Madhouse voltou com tudo mesmo, além do bronze de Parasyte o estúdio também conquistou a medalha de ouro com Death Parade!
Death Parade trata de um tema complicado, afinal quem é que pode julgar outra pessoa de maneira isenta e justa sem qualquer tipo de influência. Nem mesmo "bonecos" produzidos exclusivamente para julgar conseguem resultados 100% satisfatórios, até porque o certo ou errado é relativo.
Com essa premissa complicado e por vezes paradoxal Death Parade apresenta conflitos entre humanos usando o medo como combustível e as memórias como gatilho para obter reações instintivas e mostrar o que tem por trás de uma vida inteira.

O que eu mais gostei na série é a forma como as pessoas vão reagindo de acordo com o retorno de suas memórias, cada nova lembrança modifica completamente o personagem até chegar ao ponto extremo onde ele mostra todo seu sentimento em relação a vida que teve. O caráter dos personagens se torna evidente durante os jogos, mas mesmo assim o julgamento ainda é falho. Em pelo menos 50% dos casos eu teria chegado a uma conclusão diferente da que teve no anime.

Recomendo Death Parede fortemente, mas assista sem esperar por grandes explicações ou um desfecho "revelador", não espere por essas coisas, apenas aprecie cada estória e tente entender cada personagem, tanto os funcionários quanto os participantes dos jogos. Merecida medalha de ouro para esse anime que além de entreter também apresenta uma mensagem digna que pode mudar sua visão em relação a empatia.



Até o fim da próxima Temporada! 










See you Space Games

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS