12 de julho de 2015

Especial: Notas no MyAnimeList dos animes da temporada de Primavera 2015




Hat-trick, hat-trick! – espera, isso é válido para basquete? Acho que não, mas tanto faz; o que importa é que a terceira temporada de Kuroko no Basket alcançou o primeiro lugar no ranking de notas dessa temporada, feito que já tinha sido obtido pelos seus dois animes anteriores em 2012 e 2014. Não vi nada da franquia até hoje, e dificilmente verei após todo esse tempo, então digo-lhes apenas, para terem noção de como um anime pode mudar a vida de alguém, que um amigo meu começou a jogar basquete todo fim de semana depois de ver essa série - porém ele precisaria de muitas habilidades especiais para se aproximar do nível dos rapazes acima...


O segundo colocado, mais uma temporada de "Jojo no Kimyou na Bouken" com seus personagens marombados e questionavelmente estilosos, também me é outra franquia desconhecida; já "Fate/stay night: Unlimited Blade Works 2nd Season" (3º) e suas (de novo!) batalhas em busca pelo Santo Graal conheço muito bem, e o mesmo digo de "Yahari Ore no Seishun Love Comedy wa Machigatteiru. Zoku" (4º) e "Dragon Ball Kai (2014)" (5º) - "Grisai no Rakuen" (6º) eu deixei passar após o afetado e mal narrado "Grisaia no Kajitsu". Aliás, como podem ter notado as seis primeiras posições foram dominadas por continuações - um recorde desde que comecei a montar esses rankings há 3 anos -, havendo ainda o sci-fi "Sidonia no Kishi: Daikyuu Wakusei Seneki" (8º) no TOP 10. O excêntrico e divertido "Ansatsu Kyoushitsu" (7º), o emocionante e bem desenvolvido "Hibike! Euphonium" (9º) e o pessimamente adaptado, mas ainda bem humorado, "Yamada-kun to 7-nin no Majo"(10º) fecham o topo da lista como únicas novidades - mas era de se esperar tal resultado, visto que a temporada de primavera deu início a 62 animes onde 30 deles eram continuações, sem contar as que vinham de temporadas anteriores, caso dos dois primeiros colocados.




Entre um "Dungeon ni Deai Motomeru no wa Machigatteiru Darou ka" (11º) que abusou demais dos clichês e lugares comuns, "Plastic Memories" (12º) e seu drama e romance pífios e "Owari no Seraph" (15º) e... Não, esse já era esperado ser ruim desde o começo, então deixa quieto... Bem, a temporada de primavera não trouxe ao seu fim um punhado tão memorável de animes, e a grande maioria dos que começaram nela e que seguem em frente também não estão impressionando; foram mais decepções com sequências inferiores ou novidades frustrantes do que qualquer outra coisa - sinto, inclusive, que boa parte do TOP 10 está a uma distância imensa dos demais títulos. Claro, a comédia boba de "Etotama" (21º) vale uma conferida, "Hello!! Kiniro Mosaic" (14º) é recomendadíssimo para quem deseja um slice-of-life de garotinhas criminosamente fofo, e "High School DxD BorN" (13º) é, sejamos justos, perfeito para quem procura tão e somente uma obra ecchi; contudo, nos acostumamos a esperar mais dessa época, e no fim, antes de chegar a metade da temporada, já se ansiava que a de verão pudesse ser melhor, algo que pra mim ao menos tem se concretizado.

Enfim, as flores de cerejeira foram embora e com elas 39 animes se encerraram. Juntos, seus 577 episódios dariam 6 dias de exibição ininterrupta, sendo preciso gastar quase 1 dia inteiro para assistir "Dragon Ball Kai (2014)" e apenas 13 minutos para ver depressivos vegetais (!) se reunindo em um bar no curtinho "BAR Kiraware Yasai" (35º) - e continuo a dizer que tomate é fruta, mas ao menos nesse anime ele se tornou uma idol que canta muito bem...



Cada título tem um link que leva à sua respectiva página no MyAnimeList, e, como de costume, em breve o webmaster Bebop postará a sua visão a respeito dos melhores animes da temporada que acabou. 



**********


Obs: São listados apenas animes finalizados durante a temporada de primavera, com data limite até o dia 9 de julho.

Anime (Episódios) (Estúdio) - Nota:


 Kuroko no Basket 3rd Season (25) (Production I.G) - 8,75








 JoJo no Kimyou na Bouken: Stardust Crusaders 2nd Season (24) (David Prod.) - 8,61








 Fate/stay night: Unlimited Blade Works (TV) 2nd Season (13) (ufotable) - 8,55








 Yahari Ore no Seishun Love Comedy wa Machigatteiru. Zoku (13) (feel.) - 8,41








 Dragon Ball Kai (2014) (61) (Toei Animation) - 8,26








 Grisaia no Rakuen (10) (8bit) - 8,17

 Ansatsu Kyoushitsu (TV) (22) (Lerche) - 8,11

 Sidonia no Kishi: Daikyuu Wakusei Seneki (12) (Polygon Pictures) - 8,10

 Hibike! Euphonium (13) (Kyoto Animation) - 8,09

10º Yamada-kun to 7-nin no Majo (TV) (12) (LIDENFILMS) - 8,04

11º Dungeon ni Deai wo Motomeru no wa Machigatteiru Darou ka (13) (J.C. Staff) - 8,01
12º Plastic Memories (13) (Dogakobo) - 7,84
13º High School DxD BorN (12) (TNK) - 7,74
14º Hello!! Kiniro Mosaic (12) (Studio Gokumi) - 7,69
15º Owari no Seraph (12) (Wit Studio) - 7,62
16º Nisekoi: (12) (SHAFT) - 7,59
17º Danna ga Nani wo Itteiru ka Wakaranai Ken 2 Sure-me (13) (Seven) - 7,47
18º Punch Line (12) (MAPPA) - 7,25
19º Ghost in the Shell: Arise - Alternative Architecture (10) (Production I.G) - 7,24
20º Show By Rock!! (12) (Bones) - 7,19
21º Etotama (12) (Shirogumi) - 7,17
22º Kaitou Joker 2nd Season (13) (Shin-Ei Animation) - 7,08
23º Uta no☆Prince-sama♪ Maji Love Revolutions (13) (A-1 Pictures) - 7,04
24º Re-Kan! (13) (Pierrot Plus) - 6,92
25º Mikagura Gakuen Kumikyoku (12) (Dogakobo) - 6,91
26º Teekyuu 4 (12) (Millepensee) - 6,91
27º Mahou Shoujo Lyrical Nanoha ViVid (12) (A-1 Pictures) - 6,89
28º Houkago no Pleiades (TV) (12) (Gainax) - 6,86
29º Anime de Wakaru Shinryounaika (20) (Shin-Ei Animation) - 6,83
30º Tesagure! Bukatsumono Spin-off Purupurun Sharumu to Asobou (12) (?) - 6,77
31º Takamiya Nasuno Desu!: Teekyuu Spin-off (12) (Millepensee) - 6,63
32º Triage X (10) (Xebec) - 6,45
33º Gunslinger Stratos: The Animation (12) (A-1 Pictures) - 6,37
34º Urawa no Usagi-chan (12) (A-Real) - 5,43
35º BAR Kiraware Yasai (13) (Gathering) - 5,26
36º Ame-iro Cocoa (12) (EMT²) - 4,81
37º Vampire Holmes (12) (Studio! Cucuri) - 3,76


Notas retiradas no dia 11/07.


Fora do ranking (Geralmente séries excluídas por não atingirem o número mínimo (50) de usuários exigido no MyAnimeList para validar suas notas) :

## Pankis! 2-jigen (24) (DLE) - Poucos usuários (23) o avaliaram.
## Nyuru Nyuru!! Kakusen-kun 2nd Season (13) (DLE) - Poucos usuários (8) o avaliaram.


Animes Curtos: Segue abaixo a relação deles:

17º Danna ga Nani wo Itteiru ka Wakaranai Ken 2 Sure-me (3 min. por episódio)
26º Teekyuu 4 (2 min. por episódio)
29º Anime de Wakaru Shinryounaika (5 min. por episódio)
31º Takamiya Nasuno Desu!: Teekyuu Spin-off (2 min. por episódio)
34º Urawa no Usagi-chan (3 min. por episódio)
35º BAR Kiraware Yasai (1 min. por episódio)
36º Ame-iro Cocoa (2 min. por episódio)
37º Vampire Holmes (3 min. por episódio)
##º Pankis! 2-jigen (4 min. por episódio)
##º Nyuru Nyuru!! Kakusen-kun 2nd Season (2 min. por episódio)


Ficam pra próxima: "Nagato Yuki-chan no Shoushitsu" e "Bishoujo Senshi Sailor Moon: Crystal" ainda terminarão no dia 18 de julho, enquanto que "Pikaia!" chegará ao fim somente no dia 29; por conta disso, os três serão jogados para o próximo ranking de notas, a ser postado após o final da temporada de verão.


Atrasado: Já "Kekkai Sensen" é um caso à parte; quem acompanha o anime deve saber que ele ainda não chegou ao fim porque a equipe de produção planeja exibir um episódio final que ultrapassa a duração normal, porém tem havido dificuldades quanto a achar espaço para isso na grade de programação do canal que o transmite. Até o dia 11 de julho tal problema ainda não havia sido resolvido, mas de qualquer forma também terei de deixa-lo para o ranking da próxima temporada.



*****


Alguns destaques rápidos, aleatórios e inúteis com certa (ou muita) parcialidade, considerando apenas os animes finalizados nessa temporada:


1) Pior adaptação de mangá / light novel:
"Yamada-kun to 7-nin no Majo", que, a fim de fechar o primeiro grande arco do mangá, adaptou (ou melhor seria dizer "passou por cima") incríveis 11 volumes e meio em poucos 12 episódios. Resumo e simplificação massiva de diálogos, além dos cortes de várias ações dos personagens ligando um fato ao outro, ocasionaram em um anime terrivelmente corrido e cheio de buracos – mesmo quem não conhece o mangá deve ter notado isso, principalmente em trechos onde a trama parecia dar grandes "pulos" em seu avanço, sem justificar direito como chegou até ali, ou então, dando argumentos próprios meia boca que se mostraram bem inferiores aos da obra original.

Contudo, devo admitir: a comédia pelo menos se manteve num bom nível apesar dos problemas de desenvolvimento que tomavam conta da história a cada episódio, detalhe que para muitos acabou por mostrar-se o suficiente para gostar do anime. Ao meu ver "Denpa Kyoushi" foi e é um desastre bem maior em se tratando de adaptação (que trabalho desleixado, A-1 Pictures!), porém não pude menciona-lo aqui visto que ele seguirá em frente por mais 3 meses.




2) Anime com o maior número de beijos:
"Yamada-kun" novamente, ostentando uma média de 3,83 cenas de beijo por episódio, ou 46 no total – isso se desconsiderarmos os vários beijos implícitos, aqueles que sabemos que aconteceram, mas cujo ato em si não mostraram. E claro, o predomínio foi de ósculos heterossexuais, mas cerca de 24% do total foram beijos entre dois homens, exibidos sem reserva alguma (sendo alguns, pra ser exato, mulheres por dentro devido a troca de corpos), enquanto que os poucos ocorridos entre mulheres (a maioria dois homens por dentro pelo mesmo motivo...) ficaram apenas nas insinuações. Pois é, em meio a banalização do beijo e tanta troca de saliva só faltou exibir um teor romântico melhorzinho!




3) Anime mais educativo:
"Anime de Wakaru Shinryounaika", que em seus vinte curtinhos episódios abordou vários tópicos sobre saúde mental, dentre eles insônia, pedofilia, demência, depressão, voyeurismo e até disfunção erétil (se você tem diabetes, cuidado!). E é óbvio, isso tudo veio acompanhado de várias piadinhas sugestivas e tolas, inúmeros trocadilhos forçados e uma equipe de médicos e enfermeiros desajustados e barulhentos que, sem dúvida porque eu prezo pela minha saúde, nunca me verão fazer uma visita em seu consultório...








4) Anime cujo título foi o mais mentiroso da temporada:
O horroroso curta em flash "Vampire Holmes", porque... Não há vampiros nesse anime – como? No máximo, um breve flashback da animação da segunda abertura sugere que o próprio detetive Holmes, que aqui se tornou um bishounen tapado e preguiçoso que não resolve crime algum (...), seria um vampiro, porém nada de nada sobre isso foi mencionado nas histórias em si de cada episódio - mas, sejamos francos, quem ao menos seria tonto de ver esse anime até o final apenas para chegar a essa conclusão, não é? Quem?!

(não há gifs porque ninguém na internet se predispôs a perder tempo fazendo isso para um anime desses, creio)






5) Personagem que morreu mais vezes:
A piadista e viciada em óleo de sésamo Uri-tan de "Etotama", que sofreu 4 mortes estúpidas durante os doze episódios do anime – mas ao contrário de um Goku da vida ela não precisa esperar que a ressuscitem reunindo certas esferas do dragão, pois isso ocorre de forma automática após três dias (úteis?). Quantos não devem ter sido pegos de surpresa pela pseudo seriedade na sua primeira e ridícula morte (tipo, não venha por trás de alguém que está se preparando para atacar com uma espada enorme), para logo depois ela aparecer fazendo gracinhas no episódio seguinte...

Pois é, desu desu.
















6) Personagem que mais abusou de seu status de protagonismo:
Bell Cranel de "DanMachi", que, apesar de ter sido pateticamente salvo umas três vezes pela garota que admira – e com a qual não consegue ter uma conversa normal sem entrar em pânico ou se embaraçar todo -, mostrou uma capacidade invejável de superar qualquer desafio não importando o quão difícil ele fosse. Tais "detalhes" de level, inimigos muito mais bem equipados, numerosos e experientes, criaturas gigantes e etc é tudo bobagem perto da inesgotável força de vontade de um protagonista inocente metido a herói que, problemas em se relacionar com o sexo oposto à parte, pode inclusive adquirir do nada uma nova e apelativa habilidade quando estiver no aperto, por exemplo...














7) Personagem mais popular e maior produtor de fanart:
Hestia, a deusa loli do anime "DanMachi", que durante três meses teve seu generoso busto e singelo vestido branco de inútil lacinho azul retratado por centenas de artistas, indo dos traços mais modestos de amadores aos mais detalhados e provocantes de profissionais. Lojas no Japão criaram espaços inteiramente dedicados aos seus doujins, pessoas pela internet inundaram fóruns e sites de imagens com desenhos e fotos de cosplay dela e, vá entender, até o famigerado lacinho azul virou item de consumo – mas certamente não para o digno propósito usado no anime, já que as leis da física não o permite. Aliás, duvido muito se a popularidade dessa deusa moe teria sido a mesma sem esse acessório "polêmico"...














8) Melhor nekogirl / gato falante:
De gato espírito sabichão guiando uma garota que destrói a Terra ao visualizar calcinhas a outro que é obcecado em espiar a roupa de baixo da protagonista e suas amigas; de nekogirl lutando para se tornar membro do zodíaco chinês a outra que trabalha de garçonete numa taverna, essa temporada de primavera teve uma presença massiva de felinos humanos e animais em suas mais diversas formas, e na minha humilde e parcial opinião a Cyan, uma fofa e tímida nekogirl roqueira de vestes góticas do bizarrinho "Show By Rock!" - e que ainda por cima toca uma guitarra rosa falante em forma de coração que possui tendências homossexuais! -, foi de longe a mais interessante nesse grupo - e a mais bonita, mais graciosa, mais bem vestida, mais bem dublada, mais bem desenvolvida, mais inteligente... Hum, deu pra perceber que gostei dessa personagem?






9) Melhor professor / instrutor:
Essa categoria também obteve elogiável destaque nos últimos meses e, no meio de professoras moe com dificuldade de se comunicar com os alunos e instrutores de música rígidos que exigem muita dedicação e empenho de sua turma, aponto Koro-sensei de “Ansatsu Kyoushitsu” como o melhor integrante do corpo docente dessa temporada. Ele pode ter quase pulverizado a lua e querer agora destruir a Terra, porém tal criatura sentimental e desajeitada de corpo molenga que se desloca a mais de absurdos 21 mil km/h mostrou-se extremamente devoto e competente na sua profissão, sendo capaz tanto de multiplicar-se em vários Koro-sensei para ensinar a cada aluno da sala diferentes matérias ao mesmo tempo, quanto inclusive de colocar-se a frente deles para defende-los de qualquer um que ouse ataca-los verbal ou fisicamente. Dá até pena ter de mata-lo para salvar a Terra, mas também não é como se alguém tivesse chegado perto de fazer isso, né...







10) Miss Simpatia:
Amami Hibiki de “Re-kan!”, um doce de pessoa que trata bem todos à sua volta, sejam eles humanos ou espíritos, tsunderes que não gostam de seus dons sobrenaturais ou gatos falantes que insistem em ver sua calcinha todo santo dia. Altruísta, confidente, otimista, boa cozinheira, ótima dona de casa e sempre carregando um radiante sorriso no rosto, é de se lamentar que seu anime não tenha, entretanto, recebido um trato melhor.


















11) Casal mais água com açúcar:
O bobalhão Tsukasa e a estabanada Isla de "Plastic Memories". Ah, que casal mais inocente (bei-beijo?! Mas só agora que começamos a dar as mãos!), e que desfecho mais sentimental para eles – uma pena que para um final tão tocante tenha de se aturar antes um anime tão falho seja no drama, seja no tema sci-fi.














12) Casal mais shippavel:
Kumiko Oumae e Reina Kousaka de "Hibike! Euphonium", com certeza. KyoAni elevou a outro patamar o yuri vibe ao mostrar diálogos e declarações tão intensas e sugestivas entre as duas – foi alcançado um nível que seria mais comum de se ver em doujins e fanfics, e não na obra que elas se baseiariam. E, claro, o fandom não ficou indiferente quanto a isso, chegando a criar inúmeras artes retratando e alongando cenas do anime de acordo com as fantasias de cada um - algumas delicadas e suaves, inocentes, mas obviamente a maioria, bem, alçou a (picantes) extremos o que o anime apenas sugeriu, como é de praxe...







**********

Meus perfis:

Comente com o Facebook:

6 comentários:

  1. Oi pessoal tudo bem me chamo adriano sou um grande fã de todos vcs ouço todos os podcast de vcs, gostaria de expressar minha opinião sobre a morte dos animes e sobre a qualidade de cada temporada que geralmente vcs criticam dizendo que estão fraca devo discordar usando alguns argumentos. Primeiro: É normal que é maioria em qualquer segmento tanto nos animes, filmes, música, games etc que é produzido seja de qualidade duvidosa (ruim) geralmente as pessoas filtram e só assistem escutam e jogam aquilo que elas julgam ser o ''melhor''só que no caso de vcs eu e muitos fãs de animes assistimos tudo ou pelo menos o primeiro episódio da maioria dos animes oque não assistimos procuramos uma opinião de alguém que assistiu e assim pré- julgamos o anime, por causa desse amplo conhecimento nosso sobre animes que fica a impressão de que a temporada está ruim sendo que sempre tem aqueles animes que se destacam sempre tem 3 ou 4 muito bons 1 ou 2 espetaculares ou mais lembrem se que nos últimos anos tivemos durara, a série monogatari, madoka mágica, steins gate, mawaru pimguimdrum, e uma das melhores coisas que já assisti na minha vida Shin Sekai Yori. Parem pra pensar se vcs assistissem filmes, ouvissem músicas, jogassem games, na proporção que assistem animes que lançam no ano, acredito que juntando vcs do grupo chega a uns 80% de animes que lançam no ano que que vcs assistem pelo menos 1 episódio, vcs pensariam da mesma maneira sobre eles oque eu quero dizer que a proporção de animes bons que lançam todo e a mesma que filmes bons americanos, séries boas, músicas boas, significa que pra cada 1 excelente anime, filme Hollywoodano, série, música, são feitos 5 bons e outros 10 ruins penso que é assim que o mundo do entretenimento funciona, nos reclamamos dos muitos animes colegiais e slice of life lançados na temporada mas para efeito de comparação todo ano são lançados muitas séries policiais nos Estados Unidos muitas séries adolescentes e policiais entendem onde quero chegar?
    Muito obrigado pela atenção de vcs e me desculpe pelo email gigante mas gostaria muito de expressar minha opinião, grande abraço para vcs tudo de melhor sempre obrigado por tudo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Adriano,

      Entendi seu ponto de vista, porém a indústria de animes não está mais em seus dias de glória, assim como vc comparou com os filmes de Hollywood (que também sofrem por falta de criatividade).

      Ainda existem animes bons sim, porém mais de 90% é mais do mesmo, só mudam a fachada e a dinâmica, mas a trama já foi usada muitas vezes antes e geralmente as outras anteriores são bem melhores.

      Minha experiência e senso crítico influenciam minha opinião sobre os animes, e por ter assistido muitas obras fica mais difícil encontrar algum anime que consiga prender minha atenção, mas ainda assim assisto animes se forem interessantes no geral, mesmo sabendo que já vi aquela trama diversas vezes antes, mas o problema é que esse ano realmente está fraco, tem muitas continuações e mais do mesmo.

      Já dos animes que vc citou: "monogatari, madoka mágica, steins gate, mawaru pimguimdrum e Shin Sekai Yori" , eu só gosto do último citado e acho madoka assistível, já os outros eu não gosto de forma alguma.

      Logo abaixo tem um comentário do 11131 com uma boa explicação para vc.

      Abraço e obrigado por expor sua opinião.

      Excluir
  2. Caro Adriano, isso é tudo uma função de neurofisiologia cerebral e memória. Quando temos pouca experiência com o assunto, o cérebro não pode recorrer as áreas da memória para automatizar o processo de lidar com o que está acontecendo. Então ele precisa ativar diversas áreas e ativar muitas sinapses para encontrar uma solução. Pra isso ele trabalha mais intensamente, de forma que tudo aquilo é fonte de maior esforço e por isso o próprio tempo percebido é diferente (já que está ativando tantas sinapses - não estou falando relacionado ao tédio), tudo porque é necessário processar toda informação nova e ainda armazenar como memória (para automatizar o processo no futuro). Aprendemos com a repetição, a consequência disso é que toda experiência repetida intensamente passa com o tempo a ser encarada de forma cada vez mais sistemática. Assim temos que invariavelmente, não importa o quão imparcial procure ser o crítico, quanto mais experiência ele tiver, menos graça aquilo terá pra ele.

    É assim com todas nossas experiências ao longo da vida, a menos que tenha uma pane no sistema. Tudo será automatizado.

    Acho que é +- isso que Hume queria dizer quando discorria sobre o hábito e sobre relacionarmos causa e efeito baseado em ligação temporal entre acontecimentos, por fim passamos a sempre esperar um mesmo efeito após determinada ação (soltar a pedra ela sempre se movimentará para baixo). Se o efeito não ocorrer, a gente ficaria muito impressionado (ao menos eu ficaria, caralho essa pedra tá bugada). Mas enfim, não manjo das filosofada então não posso dizer que era realmente isso que Hume queria dizer nos seus dizeres ditos. Na verdade não lembro nem se era Hume... sei que era um rapaz de peruca e com um panículo adiposo proeminente.

    Mas por fim poderíamos fazer uma analogia com músicas e como a crise das gravadoras uniformizou os lançamentos musicais para sertanejo e o pop viado americano, mas como não to afim não faremos essa analogia para evidenciar como tudo tende a piorar com o tempo, ao contrário do que dizia o Sérgio Reis, ou então os apreciadores de vinho (ou qlqr bebida ai que fique boa quando envelhece, só tomo cerveja e coca mesmo então foda-se ql q seja, a água de coco fica uma bosta).

    Enfim, sobre essa temporada, ainda não tive a oportunidade de ver nada. Talvez nem a passada, não estou lembrado - levo um pouco de tempo para me situar, pois, ao contrário do autor da matéria, não prezo tanto assim pela minha saúde mental, embora me orgulho dela enquanto não começar a assumir comportamentos bizarros. Mas com o inevitável período de férias e minha necessidade para achar com o que me ocupar, estarei novamente contando com o rank de notas do MAL e o de animes da temporada daqui enquanto dou uma de Dan Brown no meu nick (não que eu goste dele, pelo contrário, mas precisava citar alguém para concluir meu comentário pseudo-intelectual, e quem seria melhor pra isso que um cara que tem marrom no nome, uma cor rústica) ;~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sr. 11131,

      Agradeço pelo comentário, ficou bem bacana e o nick baseado no Dan Brown foi foda. XD

      Excluir
  3. Caraca.

    Um cometário neurológico sobre como percebemos a indústria cultural na forma de ligações sinápticas.

    Realmente nunca pensei dessa forma, tão técnica, mas ela expressa como eu percebo a crise na indústria cultural como um todo e na indústria de mangás/animes em particular.

    Não tenho toda a experiência que os membros do cast tem, mas como sou muito crítico, acabo percebendo o uso de fórmulas pré-fabricadas nas tramas.

    Não necessariamente os cliches, mas a repetição de situações, personagens e outros elementos narrativos que qdo vemos já pensamos: "óbvio que ela vai morrer no final" ou "mais um clone de Rei Ayanami" ou "um vento convenientemente levantando a saia das meninas".

    Num Yopinando o Evilásio matou a charada da crise dos animes: crise econômica. Ninguém pode se dar ao luxo de arriscar em tramas "originais" e perder audiência para mais uma temporada de SAO. Economicamente falando é loucura pro estúdio.

    Em contrapartida o público tem que selecionar o que vai consumir. E as notas do MAL refletem o que o público quer. Temos 7 continuações entre os 10 primeiros.

    Acho que podemos definir isso como um círculo vicioso. Estúdios fazem mais do mesmo e o público agradece.

    Assunto polêmico. Mas tenho esperança que isso mude qdo o público amadurecer. Infelizmente isso pode levar uns 10/20 anos pra acontecer.

    PS: citaram cinema como exemplo da crise criativa. Acho que vivemos a fase do novo cinema hollywoodiano: afinal temos o novo Terminator, o novo Jurassic World, o mais que novo Mad Max, o novo Poltergeist. E no final do ano teremos a estreia triunfal do novíssimo Star Waaaaaaaaaaaaaaaaaars. XD

    ResponderExcluir
  4. A temporada passada (avaliada na matéria) não achei ruim. Em compensação essa atual, meu Deus... está abaixo da crítica.

    Sobre essa questão do declínio na indústria, já concordei, hoje não concordo mais. Pelo menos não sem as devidas ressalvas.

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS