26 de agosto de 2015

Especial: Fanfics de Animes






Esta postagem é uma ideia antiga, mas, interessante: quem gosta de uma boa história e gostaria que o enredo fosse coerente? Muitos pensam assim, que uma história tem de ter conteúdo, bons personagens e uma ambientação adequada ao seu contexto, fora outros aspectos de maior ou menor importância. E, se a história for ruim ou mal aproveitada, o que você faz? Diz que não vale a pena ou quem a produz não soube passar no roteiro ou história a proposta inicial.

Muitos que acessam sites de animes e mangás reconhecem quando uma matéria, análise ou resenha é feita por alguém específico. E no meu caso, escrever é algo importante pra mim: se questionam porque o meu nickname é Escritora, é porque gosto de escrever histórias, sejam criações próprias, sejam fanfics de animes/games/tokusatsus (apesar de que prefiro o termo adaptação); fora que gosto de ler livros, mangás, postagens onlines de animes e mangás e reportagens de jornais e revistas impressos. Considero o papel mais coerente que a internet, mesmo ciente de sua importância para a leitura de muita gente.

Chegamos assim ao ponto da postagem: fanfics de animes, pois é bem comum topar com histórias de animes consagrados ou desconhecidos; normalmente quem escreve põe um ponto de vista pouco explorado ou revela facetas de certos personagens da trama. E é aí que a postagem vai revelar como é o processo e exemplos da pessoa que vos escreve, para que tenham mais noção do que esperar nessas histórias.

*****

Por Escritora Otaku


Explorando o universo das fanfics de animes (e outros afins)

Antes de falar do assunto em si, quem nunca perguntou como escritores, roteiristas, dramaturgos e outros profissionais conseguem ter tantas ideias para as mais variadas histórias? Uma resposta coerente é que essas pessoas usam e abusam da imaginação, como também aproveitam o que vivenciam, leem, escutam e observam no seu dia a dia. Portanto, caso pergunte como esse pessoal consegue tal feito, é bom saber que há certos fatores usados para elaborar uma história.
O que isso quer dizer? Quer dizer que quem escreve tem de ter uma noção de como será desenvolvida a história e isto não é diferente de quando escrevemos uma redação escolar. Claro que numa redação escolar temos que respeitar regras de como escrever o tema exigido e muitas vezes, esquecemos de certos detalhes que transformam o texto em algo coerente. Escrever e ler andam juntas: quanto mais a pessoa lê, sua escrita fica melhor e vice-versa. Um fato óbvio e com fundamento!

Fanfic é a palavra usada para histórias – sejam escritas ou em quadrinhos – de séries, animações, livros, filmes e até mesmo games que ganham uma nova interpretação; termo mais comum quando uma pessoa quer expor seu ponto de vista em uma história fictícia do seu gosto ou não. Geralmente são tramas curtas, o que não signifique que possam ser longas, depende de quem as cria e seus propósitos por trás da fanfic em si. A questão a ser vista é que existem pontos que tem ser pensados e como a fanfic vai ser desenvolvida, a narrativa e se vai explorar o universo da história ou contar a partir de um personagem específico.

A quem acompanha animes, assistimos muitas obras com roteiros originais ou que são adaptações de mangás/light novels/games/livros. Verdade seja dita: quem nunca quis reclamar que a adaptação não rendeu ou a história foi ruim que só vendo? Bem, nós que somos espectadores, não temos influência de um roteirista ou diretor pra melhorar um anime; claro que podemos imaginar e, se tomar coragem, criar ou recriar uma série a nosso bel-prazer. Chegamos ao ponto crucial da postagem e é aí que vamos compreender o que as fanfics de animes têm a nos oferecer, e pasmem, fanzines e outros textos similares fazem o mesmo.

Pontos precisam ser explorados antes de chegar à parte divertida: as histórias e os motivos que me levaram a escrevê-las...

·       O anime a ser escolhido
Antes de criar a fanfic é preciso pensar em qual anime deseja escrever: pode ser uma série que gosta ou alguma que faltou um toque. A maioria topa escrever de um anime que curte, porque fica mais fácil de desenvolver a proposta da fanfic; se for um anime que não tenha gostado muito e quer explorar pontos não usados na trama original, também é uma boa pedida. De qualquer maneira, o ponto importante é escolher o anime e isto é válido para outras mídias.

·       Pesquise sobre o anime em si
Escolhido o anime a ser escrito, é hora de fazer uma pesquisa a respeito da série, para que a fanfic saia bem e não fique fora do contexto. Aí que entram as resenhas, análises semanais, opiniões, sinopses e até mesmo a Wikipédia, caso a série não tenha tido uma matéria que retrate seus aspectos gerais. Se for um anime que goste já é meio passo dado, se não, pesquise bem e bote no papel ou na tela os atrativos da história.

·       A história
Dada a escolha e feito a pesquisa, o próximo passo é como será a história da fanfic e há dois caminhos bem comuns: seguir pra uma nova desventura ou seguir certo personagem; no primeiro, cria-se um roteiro não utilizado ou mal aproveitado da trama; no outro, pega-se um personagem do gosto da pessoa que escreve e cria uma história para este agir. O importante é saber por onde a fanfic vai seguir e quantos capítulos ela terá, fato a ser explorado pela própria pessoa.

·       Começo, meio e fim
Chegamos ao ponto mais bacana de criar uma fanfic: a estrutura da história explorada, ou seja, como será seu começo, o meio e o seu final. Uma dica é ter um rascunho do que será escrito, para que na hora H possa expor seus pontos de vista da fanfic; outro é ler a fanfic pra saber se tem algo faltando ou algo a ser tirado da trama, afinal, o autor precisa ler sua obra pra saber se está indo bem ou não. Isso porque o autor também é um leitor, então, se tiver que refazer a fanfic, não será tão difícil.


Essas dicas são válidas para fanfics de outros tipos, pois o que vale é colocar no papel ou na tela do computador a história que escreveu com afinco. Vale lembrar que quanto mais fanfics escrever, mais conteúdo e enredo suas histórias vão ter, o que dá uma identidade a quem lê quanto a quem escreve. Portanto, os autores de livros costumam checar se tudo está bem antes de mandar o material para uma editora. Exemplo: a série “Harry Potter” da autora britânica J.K Rowling passou por várias editoras antes da obra estrear e ela já havia escrito boa parte da história, o que revela que ela gostou do que escreveu.

Agora sim, vem a parte divertida: as fanfics de animes que esta redatora escreve e antes de mais nada, infelizmente, não tenho paciência de escrever histórias no computador. Prefiro o bom e velho papel, que ao menos, não gasta energia e que suporta tudo que escreve. Paciência na tela apenas quando é para escrever as postagens ao Animecote e dar uma opinião aqui e acolá pela net, então, nada de blogs. Como escrevo muitas histórias, selecionei quatro fanfics que estão bem adiantadas ou que já foram concluídas, três de animes e uma de videogame, pois pra explicar a parte de usar certo personagem, vou ter recorrer a este recurso.

Será feito uma divisória: continuações, releituras e usar um personagem pra contar a trama, portanto, embarquem que lá vem história!!!



**********


Fanfics continuativas...


Nome da história: Pokémon Journey and Battlers: Fase Kanto

Divisórias: Duas fases – 1ª fase (de Pallet a Celadon), 2ª fase (de Lavender ao Planalto Índigo)

Motivo de escrever: Sempre gostei de “Pokémon” e fazia anos que queria criar uma história seguindo a proposta da fase clássica do anime mais a estética dos games; depois de jogar boa parte dos games e imaginar um roteiro, a fanfic pôde ter início.

Sinopse: Após perder nas semifinais da Liga Johto, Ash retorna para sua terra natal e passa um tempo refletindo sobre sua jornada, onde nota que pouco evoluiu como treinador pokémon. Depois de notar suas falhas, parte para a região que iniciou a jornada, Kanto, ao lado de Tracey (aspirante a observador pokémon, companheiro do treinador durante a Liga Laranja) que participará dos Concursos Pokémon pra melhorar suas habilidades de observação e de Paola Christopher (treinadora pokémon, a treinadora feminina principal dos games “Pokémon FireRed/LeafGreen”) que quer mostrar que nem todas as treinadoras viram coordenadoras e tem como principal admiração o próprio Ash. Com este trio, os personagens vão explorar a região de Kanto encarando uma aventura da qual “Pokémon” teve seu início.

Na história veremos os três disputando batalhas, capturando e treinando seus pokémon e vivendo aventuras durante a jornada...

Trecho da fanfic: Depois de ter passado pelos continentes de Kanto e Johto, além do Arquipélago Laranja, Ash e seus amigos retornam após dois anos de aventuras, batalhas e amigos. Misty e Brock retornam para seus ginásios, deixando o amigo ao lado de Pikachu pra Pallet, local onde tudo começou.

Após a derrota para Harrison nas semifinais da competição da Liga Johto, o jovem treinador passa seus dias analisando tudo que lhe aconteceu. Percebe que apesar dos progressos, não evoluiu como treinador pokémon: eterno iniciante, conhecendo pouco sobre tipos e ataques pokémon e não obtendo novos amigos pokémon. Teve de considerar que seus rivais Gary e Ritchie eram melhores que ele, já que conheciam melhor os pokémon e o nível dos demais treinadores. Por outro lado, conheceu muitos treinadores e treinadoras; seus sonhos; profissões e lugares dos mais variados. Refletiu muito e tomou a nova decisão: partir novamente para a competição de Kanto, somente ao lado de Pikachu e capturar pokémon que nunca teve ou conviveu por pouco tempo... (introdução da história, em seu primeiro volume)





Nome da história: Digimon Frontier OVA

Divisórias: 2 fases e status já finalizado

Motivo de escrever: Acompanho a franquia “Digimon” e quando conheci o Frontier, quarta série da franquia, reparei que apesar de possuir uma boa concepção ela teve um péssimo desenvolvimento, e fiquei com pena de certos personagens e situações. Levei tempo e enfim, após 52 capítulos bem pensados, em maioria, finalizei a fanfic e fiquei satisfeita com o resultado. É uma das poucas fanfics que finalizei com êxito, só não foi fácil...

Sinopse: Um ano depois dos acontecimentos em “Digimon Frontier” o Digimundo sofreu grandes mudanças e, no lugar da tríade de Digimons arcanjos, dezesseis Digimons guardiões são responsáveis em manter o mundo em ordem. Quando a ameaça de SkullApocarimon e seus guardiões se torna eminente, os digiescolhidos são chamados a lutar contra este novo inimigo. Com novos digivices e seus digiespíritos evoluídos, partem em um Digimundo bem diferente e mais pitoresco daquele que vivenciaram na época que estiveram por lá.

Vamos por partes: Frontier OVA é um misto de releitura da história original e continuação, pois os digiescolhidos estão um ano mais velhos e terão novas aventuras e oponentes a encarar até o destino final, no caso, o Castelo Sombrio de SkullApocarimon; como também esclarece certos fatores que ficaram a ver navios da fase anterior.

Trecho da fanfic: Nos primórdios do Digimundo, todas as decisões eram tomadas pelos digiespíritos guardiões. Por muitos anos, tudo era paz e harmonia, os digimons viviam em harmonia e não existia ódio ou rancor entre eles. Estes digiespíritos guardiões não eram dez, conformam contam, eram onze, de grande porte e de grande poder...

Até que um dia, o poder deles começou a desmoronar este mundo e ao mundo dos humanos: foi um colapso geral. Para evitar o transtorno, eles decidiram dar boa parte dos seus poderes pra manter aqueles mundos separados. Ao fazerem tal coisa, perderam seus digicódigos guardiões e desapareceram por muitos anos.

(...) Terminada a batalha, ambos os tipos determinaram a paz com o nascer dos três arcanjos digimons: Alpharimon, Cherubimon e Sepharimon.

Só os três conheciam que haviam 11 digiespíritos guardiões e estes eram os seus nomes: AncientGreymon do Fogo; AncientGarurumon da Luz; AncientIrísmon do Vento; AncientBeetmon do Trovão; AncientMegaTheriumon do Gelo; AncientSphinxmon das Trevas; AncientVolcamon da Terra; AncientMermaimon da Água; AncientWisemon do Metal; AncientTroiamon da Madeira e AncientDracmamon das Chamas. (trecho do capítulo “Lendas relembram de outras lendas: os digiespíritos guardiões” da segunda etapa da fanfic)



*****


Releituras



Nome da história: Yu-Gi-Oh! Started

Divisórias: Três fases

Motivo de escrever: Quem não gostou de “Yu-Gi-Oh! Duel Monsters”, a mais famosa fase da franquia? Muita gente, o que me inclui e achei que após jogar alguns dos games da série no GBA e Nintendo DS (via emulador), tava na hora de reescrever esta fase, com elementos das regras oficiais e usando uma parte do roteiro da série, acrescentando novos e antigos personagens. Juntando tudo, a história pode começar...

Sinopse: Na história, nosso protagonista Yugi Mutou acaba de mudar de escola, saindo da Escola Municipal de Battle City para o renomado e tradicional Colégio Domino, iniciando o Colegial – nosso Ensino Médio no Brasil – onde terá que se acostumar com o novo ambiente. É de lá que conhecerá Joey, Théa e Tristan entre outros amigos e duelistas: seja em histórias rotineiras, seja nas partidas de Monstros de Duelo, a história explora os três anos desta fase do personagem principal.

Trecho da fanfic:  – “Meu primeiro ano no Colégio Domino foi cheio de novidades e de revelações por trás do Enigma do Milênio. Pelo menos, me acostumei com quase tudo e espero que este segundo ano seja também muito bom.” pensa Yugi Mutou no espelho do banheiro.

Era abril, um novo ano aguardava o jovem rapaz, atual usuário do Enigma do Milênio: seguindo a sugestão de seus amigos, remontou a relíquia e agora podia conversar com Yami Yugi cara-a-cara. O método era demasiadamente simples: aparecia como um espírito e usava as mesmas roupas do seu ego, tirando o fato delas serem do seu tamanho e de detalhes juvenis. (trecho da história “Novidades por dentro e por fora” da fase dois da fanfic)



*****


Fanfics de certo personagem



Nome da história: Zero

Divisórias: 2 fases, já finalizado

Motivo de escrever: Este é um caso deveras curioso, mas, tem um motivo... Quando era comum as lojinhas que o pessoal podia jogar os games, me amarrei em um jogo de PSOne, “Megaman X4”, e gostava de jogar com o Zero. Estava quase zerando o game com esse personagem quando o cara da lojinha fechou as portas... ah, como fiquei chateada e olha que era um game tão bom... Se pudesse ia dar um jeito de zerar este game. Como o universo de Megaman é bastante extenso e tem certa complexidade, tive a ideia de usar a Saga X e botar novos elementos, com o Zero como protagonista. Nasce assim outra fanfic finalizada com muito gosto e com direito a duas histórias paralelas interligadas a trama e uma continuação, “Maverick Hunters”.

Sinopse: Como diz o título, são as aventuras de Zero, última criação do Dr. Wily em um futuro onde robôs tem consciência e pensamentos próprios. Os robôs do bem são chamados reploids e os que causam destruição mavericks, e cabe ao nosso reploid renegado viajando pelos Estados Unidos encarar os mavericks e procurar um sentido para sua existência. Entre batalhas duras e amizades – com humanos ou com reploids – vai mostrando suas habilidades de luta e conhecendo melhor os dois lados da Robótica atual...

Trecho da fanfic: As batalhas continuam atrás do reploid renegado, que dá uma surra e tanto nos mavericks; seus pensamentos estavam em outro lugar, precisamente em uma certa figura histórica para a Robótica Moderna: o reploid conhecido como X, última criação do Dr. Thomas Light. Desde que soube de sua existência, muitos anos antes, teve vontade de conhecer de perto o reploid azul e procurou saber de seus passos. X era como ele, um andarilho, mas, este confrontava os mavericks em locais que as pessoas e robôs estavam à mercê deles e não em qualquer lugar.

Quando encontrava uma pista, eis que o reploid azul tinha ido embora e cansado da procura, dá uma pausa em pleno Texas, famosa pelo petróleo no passado; hoje, um dos maiores produtores de biocombustíveis do país. Numa destas lanchonetes à beira da estrada, para e no balcão pede uma lata de energia. E começa a pensar em tudo que passou desde seu despertar... (trecho do capítulo “Um reploid azul à solta...” da primeira fase da fanfic)






Considerações finais

Escrever é uma arte e as fanfics estão aí, sejam de animes ou não, cada uma com o estilo que seus autores expressam os acontecimentos de suas séries favoritas ou não. Dando uma olhada pela internet dá pra encontrar as mais variadas e se tiver a coragem de ler, quem sabe pode se interessar neste tipo de texto?

As fanfics de animes trazem uma visão diferente daquela que muitos têm sobre animes em geral, podendo te dar uma compreensão mais coerente da série proposta. Quem acompanha ou lê este tipo de história, esperemos que tenha esclarecido sobre como é escrever uma fanfic.

Sobre as escolhas das fanfics citadas, levei em consideração o fator de quantidade de histórias feitas e que estivessem mais adiantadas; fora que tinha de dar exemplos para melhor entendimento da postagem, falar apenas de aspectos das fanfics sem dar uma amostra de como é uma seria péssimo, pois nada melhor que exemplos pra ter certa noção do que esperar de uma fanfic...

*****


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS