18 de janeiro de 2016

Resenha: Eikoku Koi Monogatari Emma




A história da humanidade é cheia de altos e baixos, umas que queremos lembrar e outras que seria melhor esquecer; a vida também tem este aspecto e temos de estar lembrando que há males para o bem e que mesmo em momentos ruins, podemos obter mais experiência de vida.

E este ponto foi como encontrei com esta série, que mesmo sendo passada em um momento histórico muito rico para os britânicos, mostra que existem os que buscam a felicidade ao seu modo. Sacrifícios e enfrentar contendas sociais também fazem parte do universo de Emma; quando menos se espera, mais impactante fica e torci que tudo desse certo. Uma fórmula que tem seu lugar e charme, que nos faz por uns momentos esquecer o estressante dia a dia e acompanhar uma singela história de amor e de superação.

Juntando o fato de gostar muito de História, assisti-lo foi uma boa experiência e espero que a resenha possa dar um pouco deste toque histórico.

*****

Alternativo: Emma: A Victorian Romance
Ano: 2005 (1ª temp) / 2007 (2ª temp)
Diretor: Tsuneo Kobayashi
Estúdio: Studio Pierrot
Episódios: 12 (1ª temp) / 13 (2ª temp)
Gênero / Temas: Drama / Histórico / Romance / Slice-of-Life
De onde saiu: Mangá, 10 volumes, finalizado


Por Escritora Otaku

Era Vitoriana, uma época conhecida para os britânicos, onde o progresso e as mudanças sociais, culturais e econômicas alcançam um ápice jamais visto; uma era que a Inglaterra era liderada pela Rainha Vitória, famosa e muito amada pelo seu povo, mulher que reinou por quarenta anos e sua marca foi apenas superada pela atual rainha britânica, Elizabeth II. Dos períodos históricos de seu país, esse é um dos mais lembrados e retratados nas mais diversas mídias como filmes e séries - livros e animações também trazem esta época a cores ao público. Se quiser conhecer mais desse período histórico, basta pesquisar ou senão, a série abaixo pode dar certa visão e quem sabe, compreender um pouco mais da sociedade vitoriana e de seus costumes.

“Eikoku Emma Koi Monogatari” tem origem em uma obra seinen cuja mangaká, Kaoru Mori, retrata em suas histórias um pouco da Era Vitoriana, e que foi lançado em dez volumes durante os anos de 2002 a 2006. O mangá possui um traço bem tradicional, sem precisar do apelo expressivo da maioria dos títulos que conhecemos, respeitando o figurino histórico, costumes e tradições daquela época em específico.

A protagonista é Emma, uma jovem que trabalha como criada para uma senhora que lhe deu moradia e a ensinou a ler e escrever, bem como lhe instruiu quanto aos seus deveres - estas vantagens eram raridades para a época, pois somente pessoas com maior poder aquisitivo, como os ricos tinham acesso à educação. De personalidade calma, tímida e de bom coração, sua vida seguia uma rotina até que conhece William Jones, jovem nobre que simplesmente apaixonou-se por ela. E aí vem o empecilho: por ser apenas uma criada, de uma classe social diferente da dele, ambos terão de enfrentar algumas dificuldades com pessoas que são contra esta união, o típico romance entre classes sociais opostas e suas sequelas.

Claro que o romance entre Emma e William se desenvolve aos poucos, com gestos, palavras e sentimentos que cada um precisa para entender o outro. Quando acha que finalmente estarão juntos, eis que acontece a separação vinda dos dois lados, e por um tempo vivem suas vidas sem perder a esperança do reencontro e definições de cada um deles. Sem dúvidas, o maior problema seria talvez o estilo de vida levado naquela época, onde era muito comum manter as aparências, não importando qual fosse o preço a pagar.

Para os desavisados de plantão, por se tratar de um anime histórico e com um ritmo lento, é preciso ser paciente com o desenvolvimento proposto. Mais entendidos, prosseguiremos: em termos de reconstituição, a trama traz em cores e sons o que foi a Era Vitoriana; condições para as classes mais e menos favorecidas; pessoas que querem manter ou não suas posições, mesmo que signifique magoar a quem os impedir de enriquecer; uma época de descobertas e evolução da Inglaterra e seus arredores, sendo que na cidade as ruas estão cheias de movimento e de pessoas e no campo, um padrão de vida e de olhar que remete a tranquilidade e mais noção do seu redor.

Por tratar de uma história mais cotidiana, somos levados a ter uma noção de como as pessoas viviam na época, compreender melhor como eram aqueles tempos. Não apenas nesta série; se procurar bem, animes com contexto histórico podem transformar tais eventos em algo mais fácil de assimilar e quem curte História, vai se sentir mais em casa. Sobre o elenco, a animação apresenta pessoas que têm suas vidas influenciadas das mais diversas formas: os menos favorecidos procurando um lugar perante as adversidades, enquanto os mais ricos tentam enriquecer e ter em suas famílias todo o conforto e condições de manter a reputação. Olhar estes dois lados aprofunda mais a respeito do que houve naquela época, pois aí, não fica somente mostrando apenas um lado da história. Quando se foca no casal da série, Emma e William, estes lados se tornam mais complexos e os obstáculos maiores. Duas pessoas que viviam suas vidas até se conhecerem e experimentam o amor, sofrem dificuldades e resta a típica esperança que o resultado disto seja bom para ambos.

A estética da animação soube captar o traço da versão mangá, a constituição histórica e figurinos foram mantidos, dando o clima britânico; a abertura e o encerramento foram instrumentais, ou seja, não há letra nas músicas. O primeiro episódio da segunda temporada é uma recapitulação dos eventos da primeira; um elenco bem específico de personagens e dublagem padrão, sem grandes atrativos e eficiente em sua execução.


Em vista disso, “Eikoku Emma Koi Monogatari” segue uma singela história de amor num momento histórico de grande importância aos britânicos, do qual, os que curtem séries de época vão querer dar uma olhadinha. Quem não curte, ao menos, dê uma chance para algo que veio da Era Vitoriana para o público em geral.


*****


Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Excelente obra histórica, ambientação linda.
    Recomendo as outras obras da autora do mangá. Kaoru Mori tem um traço lindo demais.

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS