17 de maio de 2016

Comentários semanais: Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu #7





Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)

Você não está aqui esperando uma introdução, certo? Não depois deste episódio, haha! Vamos lá, um rápido resumo de tudo que aconteceu e depois mergulhamos nas impressões que tive durante estes últimos vinte e quatro minutos (visto que não tivemos nem abertura e nem encerramento). Segurem o fôlego que estamos aqui para mais uma sessão dos comentários semanais de Re: Zero Kara Hajimeru Isekai Seikatsu, cobrindo o episódio 07.


Como descobrimos no episódio passado, o assassino anterior de Subaru era Rem, a gêmea de cabelos azuis que trabalhava na mansão. Depois de conseguir esquivar-se dela por mais alguns curtos minutos, nosso protagonista acaba rendido depois de perder uma perna na fuga. Neste instante, finalmente descobrimos que Rem faz aquilo justamente porque ainda não confiava em Subaru não importa o quão bem ele pudesse se dar com as gêmeas. E neste clima de insegurança (e até um pouco de inveja e medo, talvez?), ela decide por conta própria acabar com o hóspede, ao tempo que tenta extrair do rapaz alguma informação para caso ele estivesse trabalhando como espião para algum outro candidato ao trono ou para uma ainda não explicada seita de bruxas. Esta parte termina com Subaru morrendo.

Visivelmente abalado, Subaru acorda mal e sem saber o que fazer. Desta vez vemos que ele não toma o mesmo caminho que os anteriores, e que até a sua confiança exagerada pode ser quebrada em alguns casos. Emilia vem vê-lo e Subaru tenta finalmente confessar para ela sobre seu poder que o permite voltar no tempo quando morre; entretanto, quando começa a tentar falar sobre isso, ele sente-se mal e vê figuras negras tentando abraça-lo como uma morte, e termina por se conter em dizer qualquer coisa. Depois que Emilia deixa o quarto, Beatrice aparece e dá novas informações sobre Subaru que antes não tínhamos: diz que ele fede cheiro de bruxa, precisamente aquela da qual Emilia brincou ter sido o seu nome. Neste momento, através de uma troca de “favores”, Subaru pede para que Beatrice o protegesse até a manhã após a noite em que supostamente seria assassinado.

Mais conservador e temendo a morte, já que Subaru nunca tinha morrido pela quarta vez seguida, o tempo passa depressa e logo temos a tal noite. Beatrice o leva até os aposentos da biblioteca de magia e lá Subaru vira a madrugada inteira. Na manhã seguinte, a pequena loira é chamada e sai do quarto, para logo depois o protagonista sair e notar que havia conseguido passar a noite direto sem morrer - contudo, é chamado por Emilia no instante seguinte.

Acompanhando a garota, Subaru encontra-se no quarto da gêmea de cabelos azuis Rem, que está morta e deitada em sua cama, tendo ainda os demais personagens no aposento. A morte de Rem foi através de algum tipo de maldição ou magia, em que a pessoa simplesmente dorme e não acorda nunca mais porque morreu (exatamente como fora a primeira morte de Subaru). Todos enfim começam a questionar Subaru, uma vez que ele é ainda suspeito e diz temer não poder dizer nada sobre o que aconteceu, devido ao medo daquela sensação que teve quando pensou em falar sobre ter morrido já várias vezes. A desconfiança cresce e tanto Ram, quanto o Lorde, se tornam dispostos a arrancar a verdade do garoto e vingar-se pela morte de Rem. Beatrice cumpre sua parte no contrato, e protege Subaru até que ele escapasse da mansão.


Já distantes, Beatrice garante que protegeria o garoto até que ele se encontrasse fora do alcance do domínio do Lorde, como forma de cumprir o contrato firmado. Poucos minutos depois, Ram aparece por entre as árvores pronta para dar cabo de Subaru, e neste momento o garoto lembra-se das memórias que só ele guarda do passado que não teve naquela vida. Determinado a tentar voltar uma quarta vez para salvar as gêmeas e fazer com que elas não o temam mais, Subaru acaba se suicidando.


Nossa, enfim, meus comentários!


- Subaru cresceu como personagem pra mim nesse episódio, cresceu bastante. Pela primeira vez eu vejo ele visivelmente afetado pela sua própria morte, muito disso por causa das condições e devido a quem o matou, isso é certo, mas é legal ver que o garoto não simplesmente se levanta feliz e tenta viver uma vida que não deveria. Foi legal, tirando a primeira morte deste arco, ele aos poucos foi notando a situação em que se metia. Na primeira morte, Subaru age como se nada ocorresse, tentando apenas manter-se acordado para escapar de seu destino certo; na segunda, ele já finalmente mostra-se preocupado a ponto de sair da mansão antes da fatídica noite; e já na terceira morte, Subaru está visivelmente afetado e sofrido por tudo que viu até então. Temos aqui também o fato da incerteza, uma vez que até então ele nunca morreu quatro vezes dentro de um mesmo “checkpoint” - o fato disso também ser um dos fatores de insegurança para ele agora é muito legal e deixa o personagem mais orgânico.

As duas maiores revelações desse episódio estão claramente nas conversas que o protagonista teve com Emilia e logo depois com Beatrice. Na primeira conversa com a best girl desse anime, Subaru finalmente se encoraja a contar para Emilia sobre esta sua estranha habilidade de morrer e poder voltar para poder trocar os caminhos que tomou, porém quando chega perto disso ele sente uma aura negra envolve-los, e mãos de trevas surgem do nada para agarrá-lo, como se suas mortes viessem finalmente tomar a alma que já escapou tantas vezes. Isso nos garante que Subaru não pode contar para os outros sobre seu poder, e isso é bem legal, já que era uma das únicas críticas que eu tinha quanto a ele contar aos outros sobre isso e pedir ajuda. Logo em seguida o rapaz conversa com Beatrice que revela que ele está fedendo mais do que antes a cheiro da Bruxa Satella, mencionada em episódios anteriores, o que pode nos dar uma dica sobre quem colocou esta habilidade nele de voltar da morte, bem como sobre quem o trouxe até aquele mundo. Além disso, é interessante lembrar que Beatrice só disse isso desta vez e logo depois de uma cena onde ele é envolvido numa aura que o impediu de contar a verdade sobre o poder, o que aumenta a correlação.

Sobre as motivações de Rem para querer a morte de Subaru, eu consegui comprar a ideia, mas ela não me soou tão boa quanto deveria. Talvez por parecer um tanto frívolo agir com tanta impulsividade ao invés de ponderar nas ações, mas como ela estava visivelmente instável emocionalmente, tudo bem. De qualquer forma, eu fiquei bem feliz por estar errado em supor que sua irmã também sabia do assassinato e que este era visivelmente a mando do Lorde.


A causa mortis de Rem, quase no fim do episódio foi um novo plot twist para que nós não parássemos de gerar novas hipóteses. Isso entrega que não foi a gêmea de cabelo azul que o matou em todas as vezes anteriores, mas sim apenas nas duas últimas, considerando que na primeira provavelmente teria sido outro o seu assassino, dado que ela morreu das mesmas causas que ele bem como na mesma noite (provavelmente assim também teria sido na segunda noite, caso não tivesse lutado para manter-se acordado?). E assim ficamos com a pergunta: Quem? Este fato foi importante para que pudéssemos enxergar a linha que a plot provavelmente deve seguir pelo menos nos próximos um ou dois capítulos, com uma nova motivação para Subaru e uma nova dúvida a ser explicada.

Esse foi um dos meus episódios favoritos deste arco e até então do anime inteiro, dado o crescimento do personagem, o crescimento do plot e também as pistas sobre a explicação do background da história inteira que envolve o poder de Subaru e o motivo dele estar naquele mundo. O fato do anime durar 25 episódios é sensacional, porque teremos tempo para que o protagonista respire, para que os secundários sejam apresentados e mesmo assim ainda tenhamos esta linha principal de desenvolvimento correndo por trás de cada arco.

Assim, minha gente, encerro essas impressões semanais com felicidade. E enfim podemos agora seguir adiante aguardando ansiosamente o próximo episódio. Para todos os que leram minhas palavras hoje...

Um grande abraço, e até a próxima!












**********

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Ótimo episodio!
    Porem tem algo que me deixou bem pensativo neste episodio, que é o fato do subaru ter se suicidado neste episodio. Eu realmente pensei que ele não iria fazer isso, mas aparentemente todos já esperavam por essa resolução. Sinceramente eu não gostei disso, na minha opinião não foi legal eles terem usado isso como uma saída facil, eu acredito que o autor deva dar mais valor para a vida do subaru, porque isso acaba passando uma mensagem de que é mais fácil desistir e se matar do que tentar reparar os erros feitos (principalmente em um pais com alto índice de suicídio como o japão).
    Eu realmente achei isso bem serio e eu gostaria que as pessoas tivessem mais consciência sobre esse fato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa! Antes de mais nada, super obrigado pelo comentário! E, realmente, esse foi um dos melhores episódio da série até agora. Sobre o comentário do suicídio, eu não sei bem se concordo com o ponto que você levantou. É claro que na vida real, e no que as pessoas pensam, o suicídio é sim uma maneira "covarde" de tentar se livrar dos próprios problemas.

      Mas no caso, Subaru só não tinha se matado até então porque ele não sabia se voltaria mais uma vez. Pra mim, ele se matar pra tentar refazer o caminho, dessa vez, é a solução longa da qual ele tenta fugir. E o caminho mais fácil de desistir seria simbolizado por ele fugir com a ajuda de Beatrice. Mas isso é só a minha opinião, de qualquer forma. Hahahaha

      Excluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS