31 de maio de 2016

Comentários semanais: Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu #9





Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)

E chegamos ao episódio nove de Re: Zero kara Hajimeru isekai Seikatsu, que contêm boa parte da resolução desse arco. Adentremos, portanto, ao breve resumo dos fatos ocorridos antes de finalmente comentarmos sobre este episódio propriamente dito. Hoje não devemos demorar tanto, porque por mais que tenha acontecido muita coisa, são fatos simples de serem sintetizados.


Subaru vai até o vilarejo juntamente de Rem e Ram, e como seus planos funcionam, ele cuida para chamar a atenção de todos, bem como para que cada um dos habitantes da vila o toque em um ponto diferente de seu corpo, numa tentativa de identificar o xamã por trás dos ataques. Ao voltar para a mansão junto das gêmeas, Subaru rapidamente vai até Beatrice e pede para que ela o analise, suspeitando de que tivesse uma maldição incrustada nele.

Chegamos então à conclusão deste enigma: A mordida do cachorro era de onde vinha a magia que se transformaria em maldição (irônico, não?). Preocupado com o resto dos moradores da vila, mais especificadamente com as crianças que estavam todas próximas ao canino quando se encontrou com elas, Subaru decide voltar ao vilarejo para encontrar o cachorro e garantir a segurança dos pequenos. Neste momento, Ram pede para que Rem (cabelos azuis) também acompanhasse Subaru para a proteção dele, enquanto Ram ficaria na mansão para fazer a vigia e proteção de Emilia. Chegando de volta ao vilarejo, descobrimos então que algumas crianças estão desaparecidas naquela noite, e que a barreira mágica que cerca o local estava quebrada em um dos pontos.

Subaru resolve adentrar a floresta, mesmo correndo os riscos de encontrar criaturas da bruxa e outros perigos, e Rem decide acompanha-lo para fazer a sua segurança. Dentre as árvores, a gêmea de cabelos azuis consegue finalmente sentir o cheiro de algo vivo, e guia Subaru até que encontrassem as crianças da vila, todas caídas num descampado e sendo alvos praticamente da mesma maldição que caiu sobre o protagonista em um ciclo anterior - porém rapidamente percebem que ainda falta uma criança do grupo, e Subaru pede para que Rem ficasse ali cuidando da magia enquanto ele saísse em sua busca. Temos aqui um interessante diálogo de Subaru com Rem, no qual o rapaz fala sobre as desconfianças da outra garota a seu respeito, e logo em seguida a deixa para trás. Mais alguns passos adentro e Subaru finalmente encontra a última criança, ao tempo que é cercado por criaturas demoníacas bem parecidas com cachorros. No ponto crucial, Rem aparece para salvá-lo e assim eles iniciam uma fuga de volta para o vilarejo, uma vez que a barreira poderia salvá-los.

Na fuga de volta, encontramos mais destes cachorros demônios e nos deparamos com outras duas curtas reviravoltas. O cachorro do vilarejo aparece ao longe liderando os outros cães e solta uma magia que faz um deslizamento acertar Rem, que empurra Subaru e a criança para fora da linha da investida. Rem se levanta e aparentemente libera seus poderes de demônio, começando a atacar desenfreadamente as criaturas; distraída, ela não nota uma emboscada vindo pelo lado, ao qual Subaru dessa vez se joga na frente e recebe o ataque em seu lugar. O episódio termina com o protagonista caído desacordado nos braços da garota.


Por fim, aos comentários:

- Por mais que o arco não tenha praticamente se “encerrado”, ele teve todas as reviravoltas necessárias para o fim do mesmo, sendo que provavelmente o próximo episódio só irá concluir num breve prólogo e enganchar já o próximo arco que deva vir em sequência (ou mesmo só terminar o enredo deste e mostrar um pouco de slice of life). Eu digo que o episódio entregou todas as reviravoltas: pois agora nós sabemos quem é o xamã que fez as maldições, bem como agora Rem deu um voto de confiança válido a Subaru, o suficiente para não tentar assassiná-lo no meio da noite. O que restaria agora é o rapaz acordar na mansão ou no vilarejo para ter uma conversa de conciliação com Rem e assim tudo acabar bem. Mas é claro que isso é apenas uma hipótese: O fim do episódio pode simplesmente levar a outro igualmente massivo de acontecimentos importantes, caso Subaru ainda tenha de passar por algum desafio quando acordar. Só duvido bastante que ele vá morrer novamente.

A maneira com a qual Subaru “conquistou” a confiança de Rem nesta tentativa é aceitável até certo ponto, e até certo ponto ela é bem jogada. Digo, no episódio 5 podemos presenciar uma das melhores cenas de interação do protagonista com a garota de cabelos azuis, e mesmo assim ela o mata durante a noite. Nesse ciclo, este último episódio é praticamente uma das únicas vezes em que eles tem uma conversa que significa um pouco mais para o desenvolvimento de personagens; dou o braço a torcer apenas porque foi Rem quem viu Subaru no colo de Emilia e ouviu suas palavras no episódio anterior. Então, pra mim é assim: Mesmo que tenha resolvido a situação, eu não acho que essa resolução foi boa o suficiente, dado o tamanho da perturbação de Rem no episódio em que ela se revela. Mas ainda assim é melhor do que deixar estar.


Enfim, era o cachorro quem gerava a maldição, OLHA QUE IRÔNICO. Eu estava numa boa dúvida sobre quem ficava realizando aquela magia por trás dos panos, porque das duas uma: Ou seria alguém de dentro da mansão, e aí as opções ficariam bem escassas e o desenvolvimento não seria tão interessante assim, dependendo da apresentação; ou seria alguém novo que daria as caras somente agora, o que não daria pra ser comprado tão bem pela falta de empatia do personagem e por quebrar o clima de suspense do arco até então. Acabou que foi um pouco dos dois, já que o cachorro apareceu anteriormente, mas numa menção quase insignificante. Curti o jeito como isso foi tratado como sendo apenas um evento da vida de Subaru, pra ganhar um pouco mais de entonação mais tarde. Entretanto, agora temos mais algumas poucas dúvidas: Esses cães queriam apenas as crianças? A mordida em Subaru foi mera coincidência, ou ele era alvo? O canino realmente pertence à Bruxa? Não são dúvidas tão complexas, mas valem a pena serem cogitadas.


Neste episódio nós não vimos muito desenvolvimento de personagem. A direção teve todo o cuidado de construir passo a passo os personagens importantes para estas cenas, de modo que tudo que está apresentado nestes 20 e tantos minutos tenha um embasamento, uma explicação clara e organicidade. Neste ponto não há muito o que reclamar, visto que encontramos certo destaque para praticamente todas as personagens que foram apresentadas, com exceção do próprio lorde da mansão (que inclusive ganhou uma janela pra aumentar sua participação futura neste episódio), do qual acredito ainda ser figura icônica de algum arco específico a ser apresentado. Considerando o número de episódios, provavelmente ainda encontraremos cerca de dois a três arcos mais a frente.

Vamos falar um pouco da animação? Re:Zero não tem lá uma tão incrível em boa parte dos episódios, porém ela nunca deixa de ser algo decente para o que quer mostrar. Não deixa-se a desejar. Entretanto, quando em cenas de combate, Re:Zero ganha um pouquinho mais de brilho neste quesito, pelo fato de não apenas manter o nível, mas sim de aumenta-lo quando necessário. A sequência contra os cachorros possui algumas boas animações de combate, principalmente quando vemos Rem girando sua bola de espinho contra eles - e muito embora ainda não seja melhor que a cena da luta na taverna do primeiro arco, esse é também um bom trecho a ser lembrado quando mencionarmos os highlights das animações de Re:Zero.


Um grande abraço, e até a próxima!











**********

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS