7 de junho de 2016

Comentários semanais: Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu #10



Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)

E novamente esta série me provou que as minhas previsões muitas vezes se mostram erradas! Vamos, portanto, conversar sobre este episódio 10 que ainda não é o último do arco, do anime Re:Zero kara Hajimeru Isekatsu Seikatsu! Sou Tadashi Katsuren, e revisarei rapidamente os fatos do episódio para logo depois entrarmos numa pequena discussão sobre o que nos é apresentado.


O episódio começa com o que provavelmente deveria ter sido o fim do arco para a tranquilidade voltar a reinar, o que não ocorre já que as memórias turvas de Subaru logo de início entregam que há mais alguma coisa para ser resolvida. Nosso protagonista acorda na cama de uma das casas do vilarejo, apenas para descobrir que Emilia passou todo o tempo usando sua magia para curá-lo, estando agora a garota dormindo tranquilamente. Subaru portanto levanta-se, e sai da pequena casa para ver como as coisas ficaram: Ram estava no vilarejo cozinhando comida para todos, os pais das crianças que ele salvou o agradecem e ele consegue rever todas elas descansando após o incidente. Até que, por fim, ele encontra-se com Beatrice.

A pequena loira chama-o para conversar em um local um pouco mais privado, que é onde explica o problema restante: Subaru foi mordido por muitas das criaturas. Tantas, que fica impossível conseguir desfazer todas as maldições que recaíram sobre seu corpo, de modo que ele morreria dali a meio dia quando as criaturas começassem a ativar suas magias e drenassem a energia do alvo mordido. Desta forma, a única salvação para Subaru seria destruir as criaturas que o amaldiçoaram, até haver um ponto em que o efeito seria anulado. As lembranças voltam à mente, e ele finalmente compreende que ainda não encontrou Rem no vilarejo porque a garota de cabelos azuis foi para a floresta matar os algozes de Subaru, numa tentativa de salvá-lo.

Ram, a gêmea de cabelos rosas ouve a conversa e parte para a floresta para ajudar sua irmã, momento no qual Subaru também se disponibiliza para acompanha-la, já que ela havia se metido neste problema por sua causa. Dado o devido tempo, agora temos ambos dentro da floresta indo procurar Rem, e nosso protagonista finalmente percebe que pode usar os efeitos de quando tenta falar a verdade sobre sua habilidade: Toda vez que isso ocorre, o odor da bruxa cresce nele e isso chama a atenção das criaturas ao redor. Depois de algum tempo em combate, Ram perde as forças e Subaru foge com ela nos braços, sendo perseguido por dezenas de caninos raivosos - a estratégia era chamar todos para si a fim de que desse modo pudessem localizar a Rem. 

Neste meio termo aprendemos mais um pouco sobre a história das gêmeas, em particular a capacidade de combate de cada uma, bem como também o passado delas e os efeitos quanto a Rem exagerar no uso do seu chifre de demônio, visto que a mesma entra em frenesi e não controla a própria vontade de lutar. Ao fim do episódio, quando encurralados pelas criaturas, Rem finalmente aparece para matar mais delas; neste ponto, a garota de cabelos azuis está descontrolada, a ponto de atacar até mesmo Subaru, que exala com força o cheiro da magia da Bruxa. Ram explica que ele precisaria cortar o chifre dela, para que ela voltasse a si.

Enfim, o episódio termina no meio deste embate: Enquanto atacados pelas criaturas malditas, Subaru tenta uma estratégia para finalmente cortar o chifre restante de Rem e conseguir fazê-la voltar aos seus próprios sentidos.



Sobre este episódio, vamos comentar:


- Realmente não sei o quanto foi bom e o quanto foi ruim o arco ainda não ter finalizado. Eu já o estou achando um pouco esticado demais, entretanto, foram apresentados argumentos justos o suficiente para que ele pudesse correr bem. Não senti o episódio ser forçado ou cansativo, só já estou ficando um tanto enjoado dessa narrativa - e vou dizer que boa parte é talvez pelo fato do inimigo final ter apenas um fator bestial em si, e não algo mais mirabolante e conspiratório. Não que isso não possa mudar depois, porém não altera o fato de que a expectativa para o fim do arco decai um pouco em razão deste pensar.

- A desculpa de enredo para Emilia não participar dos eventos desse arco são bem colocados e interessantes. O fato dela ter se desgastado por ter curado Subaru pela noite toda é bem válido e dentro do caráter da personagem; e de maneira oposta, temos a desculpa não tão convincente para o Lorde Roswaal não estar presente (e eu torço que esta não seja a licença para coloca-lo como antagonista em algum momento). Fiquei apenas um pouco pensativo pelo motivo da ausência de Beatrice dentre os que entraram na floresta, mas posso imaginar várias desculpas válidas para tal personagem, tantas, que isso nem sequer me incomodou. Enfim, foi uma maneira até bem orgânica para enfocar a história apenas nos principais deste arco, ou seja, Subaru e as gêmeas.

- A questão de Subaru mostrar-se cada vez mais acostumado com o uso de sua habilidade e com o conhecimento adquiridos morte após morte é bem interessante: não esperava que ele fosse usar o cheiro da bruxa daquela forma naquele momento. Temos aí um belo ponto positivo para o crescimento de seu personagem em questão de efetividade no enredo, da mesma forma que vemos um pouco mais de crescimento nele como personagem por si só, com os agradecimentos das crianças. É uma cena rápida, mas vale a pena ver o tesouro que aguardava o aventureiro no fim de um dos capítulos de sua aventura.

- Esse episódio teve um pouco de construção das gêmeas, mais do que nos últimos episódios. Desta vez, ao invés de recebermos apenas traços de suas personalidades quando reagindo às diversas ações de Subaru, também temos um pouco da apresentação do passado de ambas, que até soou um tanto atraente, visto que ainda não conhecemos quase nada do mundo onde o protagonista foi parar. Não sei o quanto vão explorar disso, e o quanto isso desviaria a história de seu rumo principal, mas talvez eu gostaria de ter visto um pouco mais dessa parte do que da trama do enredo nos últimos... dois, três episódios.

- As animações de combate enfocadas principalmente na Rem são bem divertidas. Eu nunca achei a arma dela essas coisas, até porque você meio que tem a impressão que ela aumenta e diminui o cumprimento da corrente ao seu bel prazer, mas tirando isso de lado, são habilidades curiosas. Também vale um enfoque para as cenas de ambas as gêmeas usando suas habilidades demoníacas no correr do episódio, ótimos efeitos.

- Não achei que esse episódio gerou tantos comentários, talvez isso reflita um pouco no quanto esse alongamento de arco não está tão interessante, nem pra mim, nem pro desenvolvimento do enredo central. Tudo está agora em torno apenas da condição de Subaru conquistar a confiança de Rem, praticamente.

Semana que vem nos vemos mais uma vez para falar sobre isso. Até lá...


Um grande abraço, e até a próxima!











**********



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS