15 de junho de 2016

Comentários semanais: Re:Zero kara Hajimeru Isekai Seikatsu #11



Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)

Hoje falaremos do décimo primeiro episódio de Re:Zero kara Hajimeru isekai Seikatsu, quando finalmente concluímos o arco das irmãs demônio. Sem muita enrolação, vamos rapidamente revisar o que esta semana trouxe pra gente dentro da trama de Re:Zero através de um rápido resumo do episódio:


O episódio começa num flashback do passado das gêmeas, onde descobrimos que as duas, quando iriam ser sacrificadas, foram salvas pelo poder inesperadamente alto de Ram, a gêmea de cabelos rosas - embora ambas tenham nascido com apenas um chifre cada, o que as deixa com o poder reduzido (igual explicado no último episódio), Ram ainda assim tem capacidades muito além da conta de um demônio da sua idade. Por outro lado, a menina de cabelos azuis Rem, cresceu desamparada e insegura de si, sempre vendo todos elogiarem sua irmã enquanto ela não possuía quase habilidade alguma, e constantemente falhando em seus afazeres por conta disso e tendo de depender de Ram.

A história inexplicavelmente muda em uma noite; Rem sai para o lado de fora de sua casa e encontra o vilarejo em chamas, ao tempo que Ram está saltando de um lado para o outro matando tudo e todos, até parar em frente a irmã para protege-la. A cena final é a que mostra a menina de cabelos rosas perdendo seu chifre enquanto protegia sua irmã, que é onde voltamos ao correr do enredo convencional. Subaru escapa, carregando Rem embaixo dos braços tentando despistar os caninos que correm atrás dele, até que, quando encurralados, nosso protagonista resolve ficar como isca para ganhar tempo a fim das gêmeas se afastarem e conseguirem escapar.

Durante a cena, Subaru usa de sua habilidade que descobriu possuir em uma das conversas anteriores com Puck, usando do seu atributo de magia sombra/trevas para criar uma nuvem de fumaça e avançar contra os demônios - o pequeno cachorrinho cresce e se torna um monstro gigantesco, e nele Subaru mira, atacando diretamente sua garganta ao tempo em que a criatura estava perdida na magia do protagonista. O golpe, no entanto, não é suficiente e Subaru cai, rendido, porém nesse momento Roswaal finalmente aparece para lidar com a situação por si só, dando conta de executar todo o resto das criaturas e salvar seus empregados. Subaru acorda na cama de seu quarto, com Rem ao lado. Depois de uma conversa tranquilizante, nós caminhamos para o final do episódio, com uma pequena parte da conversa entre Ram e Roswaal sobre as criaturas que atacaram o vilarejo e a disputa pelo trono do local. E assim, encerramos o arco vendo Emilia aceitando ir num encontro com Subaru.




Sobre este episódio:

- Muitas coisas me agradaram e muitas outras coisas me desagradaram nessa conclusão. Como eu já disse antes, para mim esse arco levou um tempo muito maior do que o necessário para se encerrar, talvez uns dois ou três episódios a mais, considerando a relevância das gêmeas na trama principal. Isso veio com prós e contras; se por um lado eu achei ela esticada demais, por outro isso me deu tempo para apreciar melhor ambas as personagens e entender um pouco mais sobre seus defeitos e qualidades. Então, caso tivesse de pensar num meio termo, talvez teria sido melhor se o arco se encerrasse no episódio anterior.


A direção me incomodou bastante no quanto eles revelam e deixam de revelar neste episódio. E isso provavelmente foi o que mais irritou nesta finalização: Vimos que o vilarejo está queimando e Ram se encontra no meio dele matando muita gente (que não aparenta ser de lá), certo? Mas houve uma falha gigantesca para especificar por que diabos tudo aquilo estava acontecendo. Eu entendi ao fim do episódio que talvez Roswaal tenha ligação direta com tudo o que ocorreu ali, e talvez isso seja claramente explicado mais para frente, contudo isso não é desculpa para simplesmente jogar uma cena impactante sem nexo. “A aldeia foi atacada, e Ram lutou para me salvar”, apenas uma curta frase assim deixaria o enredo mais bem alinhado. Entenda, não quero que eles digam exatamente o que aconteceu, mas é preciso que uma cena tenha contexto sequencial para ser bem compreendida, quando se quer causar o impacto que esta quis. Outro trecho que me incomodou por semelhante contexto é a ligação do final do último episódio com o início deste, no quesito de sequência de movimentação de Subaru e das gêmeas... Então? Ele cortou o chifre? Como eles escaparam daquela clareira cheia de caninos? Como conseguiram tempo para se esconder com eles tão próximos e o Subaru exalando o cheiro da Bruxa? Eu sei que são coisas que podem ser entendidas por tabela, mas deixar esse trabalho para o espectador da forma como fizeram é desleixada e mal feita.


O fato de continuarem mostrando mais e mais de como Subaru anda colocando o que ele aprende em ação é interessante, apresenta o protagonista como alguém que sabe usar o que tem para tentar fazer o que não conseguiria. A exemplo da maldição do cheiro da bruxa no episódio anterior, o uso da magia do atributo trevas neste episódio é super bem vindo. Embora Subaru já esteja praticamente sendo tarjado até agora como um combatente mediano/baixo, este consegue sobreviver bem mais tempo do que sempre penso que ele consegue. A aparição de Roswaal para salvar o dia me lembra um tanto a Reinhard no primeiro arco, o que me deixa com um pé atrás para apreciar a cena. Mesmo assim, neste ponto o desfecho foi até que aceitável.


As sequências pós combate nos trazem dois momentos válidos de serem analisados e citados aqui: A primeira delas é a conversa de Rem e Subaru em que ela finalmente se abre ao protagonista e se acertam apropriadamente. Boa parte da carga emocional desta cena só tem efeito por causa do flashback, pelo menos é nisso que a maioria das inseguranças de Rem foram embasadas. E embora tenha sido efetivo, a construção do enredo me incomodou um pouco sobre a apresentação desta cena apenas agora. Isso poderia ter sido espalhado um pouco melhor, nos bons trechos de conversas que Subaru teve com ambas as personagens anteriormente; eu entendo que elas foram essenciais para este flashback, mas penso que teriam sido ainda mais eficientes caso fossem mais espalhadas para “construir o momentum”.


A segunda cena pós combate mostra uma conversa entre Ram e Roswaal: Nós temos pistas sobre os ideiais do lorde, sobre a trama por trás do ataque das bestas e quanto ao vínculo que ele possui com o passado das gêmeas. Vamos por partes: Temos agora Roswaal proclamando fazer de tudo para ganhar esta disputa pelo trono, em que ele diz que visa realizar qualquer ação para poder destruir um certo Dragão. Sobre as criaturas, é mencionada a garota que vivia carregando o cachorro, e que se encontrava mais distante das outras na floresta: é dito que esta menina desapareceu. Quando analisamos os episódios anteriores, vemos que ela realmente parece deslocada do resto das crianças, nos instantes em que Subaru diz não conhece-la ou quando ele relembra dos sonhos das crianças antes de entrar na floresta, deixando de citar apenas ela. É bem provável que talvez ainda a encontremos, talvez como antagonista, quem sabe? Roswaal então cita que estão lidando com personagens peculiares, mencionando “The Bowel Hunter” e mestres de bestas. Por fim, temos o ato de lealdade de Ram que ela diz ter desde aquela fatídica noite, provavelmente a noite em que perde seu chifre.


Esse anime começa a provar que nada do que ele entrega para o público vem sem que seja intencionado a realizar algo no futuro. Pequenas menções, algumas bem desapercebidas, como a mordida do cachorro e a menina que Subaru ainda não conhecia, se provam gigantescas pistas para frente, assim como toda nova coisa que o protagonista começa a aprender acaba tendo algum uso mais adiante. Isso é bem interessante para um enredo, mas acaba dando pistas involuntariamente. Vou dar um exemplo para finalizar meus comentários e também para estimular hipóteses: Durante as visões de Rem enquanto desacordada, uma personagem surge conversando com Ram em roupas de empregada. Quem é ela? Gostaria de ouvir as respostas de vocês também sobre isso.

Fico por aqui hoje, domingo que vem aguardamos o novo episódio. Até lá...


Um grande abraço, e até a próxima!











**********



Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS