15 de outubro de 2016

Comentários semanais: All Out!! #02



Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)

Estamos aqui para mais um episódio de de "All Out!!"; sou Gabriel Katsu e estas são as impressões semanais do Animecote! Estava um tanto ansioso para ver como seria a continuação do que foi mostrado inicialmente, e no fim das contas, talvez eu tenha escolhido realmente um bom anime. Vamos lá para o resumo do episódio:


Durante todo o tempo, nos deparamo finalmente com o início dos treinos dos novos integrantes. São apresentados dentre os novatos mais um personagem que também já havia jogado rúgbi além de Iwashimizu - este é Oharano, que jogava como Fly-Half, e também descobrimos que Iwashimizu joga como Lock. Os treinos são separados entre os novatos que já jogaram antes e os que estavam ali pela primeira vez, sendo os experientes indo com Sekizan, ao passo que Gion e os demais novatos seguem junto de Hachioji.

Enquanto está fazendo a introdução do esporte e inicia o básico com os jogadores, Gion se esquenta e diz querer treinar investidas, ao que é imediatamente repreendido em seu comportamento por Sekizan. Entretanto, depois de muita insistência, o alto capitão do time decide dar-lhe uma chance para que ele possa treinar investidas: Caso executasse exatamente o treino que lhe fosse dado, ao fim de cada um deles Gion teria a chance de investir contra Sekizan cinco vezes. O treino escolhido é chamado “tartaruga” e consiste no protagonista andar com pernas e mãos no chão, sem tocar os joelhos, equilibrando uma bola de rúgbi nas costas.

Depois de vários dias de treino (que dão a entender serem ao menos mais de uma semana), Gion já está quase que completamente acostumado com o mesmo, porém nunca nem sequer conseguiu tirar o equilíbrio de Sekizan. E ao final de certo dia, ele pede ajuda de Iwashimizu para treinar suas investidas - neste ponto o rapaz diz que passa o treino inteiro olhando os treinos a ponto de aprender algumas noções básicas dos ataques.

No dia seguinte, Sekizan mais uma vez dá a Gion cinco chances de investir contra ele. Entretanto, estas saíram diferentes: Os quatro primeiros ataques foram inúteis e bem ineficazes contra Sekizan, embora o melhoramento de Gion seja notado - por outro lado, no último ataque, Gion mira mais baixo que antes, atacando as pernas de Sekizan ao invés de empurrá-lo no torso. O resultado da investida é que finalmente ele consegue derrubar o capitão, que se mostra impressionado e muito feliz com o ataque, e aqui descobrimos ainda que os músculos das costas de Gion são muito bem treinados por causa de sua infância em que tentou crescer.  O anime termina com o anúncio de um jogo de treinamento contra outra escola, ao tempo que somos introduzidos a mais outro personagem já veterano, que estava ausente do colégio pelas últimas semanas de início de treino, Ebumi.



Agora, aos comentários!


- Eu fico bem feliz que haja uma pequena passagem de treino na qual o protagonista esteja realmente tendo alguma forma de fortalecer-se para o esporte que está começando, ao mesmo tempo que pôde estudar os movimentos dos outros  jogadores. É bem comum os protagonistas de animes de esporte terem essa índole de extremo esforço nos treinamentos, e isso garante que, quando eles são novatos do esporte, seu súbito crescimento não seja do nada. Uma experiência passada que lhe deu músculos para o esporte também é válido, embora a desculpa de querer crescer tenha sido bem fraca - preferia que tivesse relação com sua família de brutamontes, mas podemos ver uma relação parecida quando vemos os fortes músculos de Ippo de "Hajime no Ippo", dado que passou a vida inteira ajudando a mãe com barcos de pesca, carregando coisas para lá e para cá. Isso ajuda bastante a não crer que o protagonista tenha simplesmente um “talento natural” que chega a ser sem graça.


- A apresentação bem por cima dos personagens do anime já era previsível, bem como da mesma forma era esperado que não explicassem todas as posições do jogo logo de cara; a realidade é que o episódio teria uma incansável quantia de info dump caso se expusesse desta forma. O mais provável é que cada personagem vá aparecendo conforme sua posição dentro do jogo é explicada - é talvez por isso que haverá agora no próximo episódio a primeira partida, por assim dizer, contra outro colégio. Espero de coração que não haja nenhum súbito talento no protagonista para que ele participe deste jogo em técnica alguma, aí já acho exagero.


- Como era previsto, o trauma de Iwashimizu ainda não se desfez por completo. Talvez isso seja um problema que perdure e não vou reclamar nada caso ocorra por mais um ou dois arcos, desde que tenha lógica na aplicação. Animes de esporte (bem como animes de shounen em geral) gostam de usar esse artífice de revelar o início do trauma e dos problemas do passado de um personagem apenas para o espectador ter uma ideia da sua hesitação, para com o tempo mostrar até onde esses problemas se estenderam. Por exemplo: O amigo de Iwashimizu se recuperou? Eles brigaram pelo ocorrido? O time adversário agora é onde seu amigo está treinando? São várias as possibilidades de se avançar nas histórias do passado de um personagem com traumas.


Eu acho que é apenas isso por hoje, gente. O fato de tratar-se de um anime de esportes, e de este episódio específico ter de dedicar uma boa parte do seu correr a dar a impressão de que o tempo está se passando não faz muitos pontos serem levantados; num geral, tivemos mais um episódio ok de esportes logo em seu início.

Nos vemos na próxima semana com mais de "All Out!!".

Um grande abraço, e até a próxima!





  

Comente com o Facebook:

Um comentário:

  1. Abertura muito boa, ja se ve as referencias de eyeshield 21, pelos duas personagens parece com yoishi hiruma, e o gordinho parece ryokan kurita vamos ver se aparece mais algumas referencias de eyeshield 21.

    ResponderExcluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS