31 de outubro de 2016

Uma rápida passagem pela temporada de outono 2016: Edição #04








Comentários da semana com doces e travessuras no final do post.




*****

O quarto episódio de "Sengoku Choujuu Giga" abordou um trecho da vida de Oda Nobunaga que normalmente animes e mangás ignoram ou amenizam, precisamente as suas relações homossexuais com homens mais jovens. Até o final do século XIX existia uma tradição de nome "shudo", prevalente na sociedade samurai e depois em outras classes sociais, que estimulava tal prática, sendo considerada algo benéfico para a juventude na construção de seu caráter - pois o mais velho da relação se portava como um mentor para o seu parceiro ao instrui-lo, principalmente, nas questões relacionadas ao estilo de vida de um guerreiro. Dependendo da região, época e status social há algumas variantes, porém de modo geral é isso.

Se muito, já vi insinuações a respeito naquelas obras que mudam o sexo de Nobunaga e outras figuras históricas - mas aí como eram todas garotas ao invés de homens ninguém reclamou, né. Por outro lado, aqui testemunhamos dois pássaros se bicando, então também não foi uma cena tão chocante assim...



Oda Nobunaga teve vários parceiros desse tipo, e no anime o lorde é flagrado aos beijos com Ranmaru Mori, rapaz que viria a cometer suicídio (seppuku) com ele em 1582, aos 17 anos - a união dos dois era bastante admirada devido à força que demonstravam quando juntos. O curioso é a reação de seus subalternos, que com exceção do tanuki Tokugawa Ieyasu não ficam lá surpreendidos com a descoberta - talvez porque a essa hora já possuíam pleno conhecimento dos relacionamentos anteriores de seu chefe.

***

Em "Nobunaga no Shinobi" o destaque dessa semana ficou para a nova personagem Nene, uma tsundere forjada nos moldes clássicos que foi dublada, pra variar, pela rainha das tsunderes Kugimiya Rie. Ela gosta do amigo Toyotomi Hideyoshi, contudo seu tsunderismo extremo e a falta de tato do amado torna difícil qualquer evolução nesse sentido na relação deles, pelo menos a curto prazo.


Meu Deus, haja paciência...


O anime permanece com ótimo timing nas piadas, e logicamente Chidori segue uma graça devido aos seus dotes de ninja, charmosa ignorância total em alguns assuntos e compreensão literal do que os outros dizem:


Apesar do que aconteceu no último episódio, Nobunaga ainda não aprendeu a dar ordens pra Chidori...


E alguém ficou de coração partido graças à cabeça dura de seu alvo romântico...

***

O terceiro episódio de "Getsuyoubi no Tawawa" trouxe outra garota de busto avantajado, dessa vez a funcionária de uma academia - aqui pareceu que eu estava vendo "Issho ni Training" ou até mesmo "Anitore!", pois usaram uma narração em primeira pessoa para montar certo "plot twist". Detalhando, o jovem assalariado sem rosto do primeiro episódio decide praticar exercícios físicos para diminuir o estresse causado pelo trabalho e seu chefe exigente; em seguida, surge a tal personagem nos recebendo numa academia (Tawawa Sports...) e conversando com alguém que não vemos enquanto apresenta várias sessões de exercícios que, por culpa de closes indiscretos, destacam seus seios (talvez porque o sujeito em sua companhia, cuja visão se encontra em primeira pessoa, não consiga prestar atenção noutra coisa).



Parecia que a sorte estava do seu lado, mas...





No fim descobrimos que se tratava do chefe rabugento, pois enquanto isso seu subordinado sofria numa academia nada acolhedora. Pelo menos, ele saiu ganhando um afago da maliciosa colegial do trem e seu chefe tornou-se uma pessoa bem mais amigável...

Ah, que babaq...

***

Certo, foi bonitinho, mas este primeiro drama de "Hibike! Euphonium 2", que construiu tamanha tensão e expectativa, se fechou com um motivo tão, tão... Anti-climático, tolo. É dito que a novel (da qual o anime estaria adaptando muito mal) desenvolve por mais tempo essa parte, porém isso não altera o fato de que um mal entendido dos mais ingênuos tenha se arrastado e causado tanta confusão durante quase um ano. Não sou contra o argumento em particular - que é muito rotineiro em dramas juvenis -, mas sim com a importância e tempo absurdos que deram a ele.

Eu adorei a primeira temporada de "Hibike", mas por ora essa continuação tem sido bem apática - igual à protagonista Kumiko neste arco, onde ela nada fez e mais ficou fofocando e andando pra lá e pra cá.




***

Dificilmente "Ao Oni The Animation" sairá da ponta de baixo do meu ranking: sua comédia força piadas a um nível estratosférico, especialmente ao abusar de cenas gore para, supostamente, causar risos - contudo o seu quarto episódio, que mostrou um "documentário" detalhando a rotina do demônio azul na mansão mal assombrada, me foi algo mais criativo e bem humorado:



De todo modo, se o anime é dispensável, vale dar uma chance ao jogo que ele parodia e que foi feito no RPG Maker - é curtinho, e possui uma boa atmosfera e efeitos sonoros. No site de seus criadores é possível baixa-lo de graça.

***


No quarto episódio de "Bernard-jou Iwaku." a poser literária Sawako (ou como gosta de ser chamada, "Miss Bernard") finalmente revelou um de seus métodos de leitura (?) - ou para ser preciso, como fingir decentemente que leu aquele livro do qual você mal virou duas páginas:



Vi muitos realizarem tarefa semelhante no ensino médio para finalizarem trabalhos sobre obras do Romantismo que deveriam ter lido...

(ah, não coloquei a imagem disso, mas caso leia comentários de profissionais na área será ainda melhor!)


***


Cena mais nojenta da semana? A "Genkidama" feita de ranho de "To Be Hero":



E o pior é que depois disso a bolota de meleca caiu em cima do alienígena que a criou...


***

Em "Chi's Sweet Home (2016)" a protagonista Chi experimentou novos sabores, desde uma doce panqueca, um delicioso fondue de queijo e um quentíssimo copo de café - obviamente com este último a experiência não foi muito agradável...





Alguém ainda bebeu isso depois...

Chi astuciosamente preparando um bote pra cima da panqueca de seu dono...

***

E começam os episódio da praia! - grupo onde podemos inserir também aqueles que se passam em parques aquáticos, visto que dá na mesma. "Hibike! Euphonium 2" já tinha dedicado metade de um episódio pra isso, mas o agora melhorzinho "Teekyuu 8" gastou um episódio inteiro (ou seja, 2 minutos!) para mostrar as garotas indo a praia...



... em pleno inverno. Logicamente "Teekyuu" não viria com um episódio rotineiro, e neste tivemos os eternos diálogos rápidos junto a pesca de lulas gigantes, naufrágios e protagonista tsukkomi ilhada.

Tirando o primeiro episódio que havia sido fraquinho, os que vieram depois foram bem melhores; está longe do ápice alcançado pela franquia temporadas atrás, mas ao menos continua entretendo um pouco.

***

Já em "Show By Rock!! #" houve uma certa competição num parque aquático cujo prêmio... Nem lembro mais o que era, porém serviu para duas personagens fazerem as pazes com um imprevisto qualquer e flagrarmos Cyan e companhia trajando biquínis bonitinhos enquanto participavam de várias gincanas, dentre elas uma que parece ter saído de certo anime ecchi bastante popular dessa temporada:











Eis seu anime moe fazendo uma referência muito moe ao clássico mangá de basquete nada moe "Slam Dunk"...


***

E por falar em "Keijo!!!!!!!!", o episódio quatro atingiu novos níveis de nonsense com suas mil e uma piadas, diálogos e técnicas de combate envolvendo bundas. É tudo muito babaca, mas confesso admirar sua criatividade e sem-vergonhice.


Descobrimos aqui que é possível aumentar a velocidade dos ataques de suas nádegas caso faça a si mesmo o que no Brasil é conhecido pelo nome de "cuecão" (nos fóruns de imagens em inglês, caaaaso se interesse, pesquise por "wedgie", viu). Miyata batizou gloriosamente essa técnica de "W-Acceleration".


Contusão na bunda, abusou demais de seu novo golpe...

Apresento-lhes a "Bunda de Vajra", uma técnica dessa competidora musculosa onde seus glúteos se tornam tão duros quanto aço, a protegendo de qualquer ataque...

Isto é, exceto da bunda extremamente macia, tipo marshmallow só que muito mais macio ainda, de uma das protagonistas, a Toyoguchi. Pesquisas rápidas no Pixiv demonstram que essa bunda tornou-se uma das favoritas do público...


Ah, sim, às vezes até esquecemos que Keijo é um esporte (...) no qual pode-se usar somente bundas e... Peitos, que no fim quase sempre são relegados a segundo plano - entretanto, neste episódio vislumbramos a "Hipnose do Peito", misterioso golpe que acabou se mostrando o mais destrutivo da semana.



E no próximo episódio, a bunda perseguidora!


***

Aproveitando o nível de perversão a que chegou o post, o quinto episódio de "Okusama ga Seitokaichou!+!" erotizou o quanto pôde uma cena de Wakana se lambuzando com mingau de arroz e, em seguida, outra na qual ela precisou tomar um remédio para diminuir sua febre - ato esse normal, isso se não estivéssemos em um anime altamente ecchi onde decidem usar um supositório (pois o efeito seria muito mais rápido, entendam).








***


No início um tanto rude, a irmã Rinko Oishi do protagonista Souta em "Udon no Kuni no Kiniro Kemari" terminou sendo uma bela adição ao anime. Achei uma graça a interação dela com Poko no final do episódio - e este, como sempre, rendeu inúmeros momentos fofíssimos.


Mais uma que foi fisgada

Aliás, clique aqui, aqui e aqui para ver no Google Maps o templo xintoísta que eles visitaram neste episódio.


***

E agora, 4 animes novos!

Nunca vi "Glass no Kamen", seja o mangá (em publicação desde 1976, mas já faz quatros anos que não há novos volumes lançados), a série de TV de 1984 ou o remake de 2005, mas mesmo assim decidi pegar pra assistir "3-Nen D-Gumi Glass no Kamen", paródia de episódios curtos cujo elenco da obra original é jogado num cenário escolar - o mangá em si, resumidamente, traz como destaque os diversos imprevistos, mal entendidos, sucessos e insucessos da vida profissional e amorosa de Maya Kitajima, jovem atriz que no começo da trama tem somente 13 anos.

Essa animação do estúdio DLE mostra ela e os outros personagens "filosofando" e discutindo sobre a sociedade atual, tendo como principal argumento para a comédia o choque cultural dessa época com o período da história original. Sinceramente, ainda que certas piadas me fujam do entendimento por serem muito internas, eu achei o humor bastante fraco, idiota mesmo. O único episódio, dos quatro primeiros, que vi alguma graça foi um onde as garotas principais tentam parar de fazer seus olhos ficarem totalmente brancos quando se surpreendem com alguma coisa - um artifício tão característico do mangá que incontáveis títulos já satirizaram isso.



***


"Girlfriend (Note)" é spin-off de "Girfriend (Kari)", anime de 2014 baseado num jogo que possui mais de cem garotas à disposição para os jogadores conquistarem. A série apresentou mais de 60 delas numa escola, e nos meros 3 episódios de 10 minutos cada deste ONA veremos algumas dessas garotas atuando numa peça de teatro. E só.

Eu achei péssimo o anime de 2014, e este aqui também não está lá essas coisas porque, bem, são as mesmas personagens sem graça; contudo me atraí pela ideia de ver uma animação toda focada na encenação de uma peça, que neste caso é uma inusitada mistura de "Cinderela" com "Urashima Taro", famosa lenda do folclore japonês.




***


Vou abrir mão de explicar em detalhes o enredo de "Idol Memories", que basicamente se passa no ano de 2035 onde idols realizam shows para o mundo todo por meio de realidade virtual e brigam pelo pódio mais alto numa liga mundial de idols. Sendo mais uma daquela produções idealizadas por empresas chinesas (entretanto o Seven Arcs é quem está no comando da produção), o primeiro episódio de poucos 13 minutos veio com uma enxurrada de lugares comuns mal aproveitados de animes focados em idols - não foge muito das falhas já presenciadas nas outras séries com envolvimento dos chineses. É sem inspiração alguma, mal animado, mal dublado, estúpido, simples assim.



A propósito, no final do episódio de estreia houve um especial de 13 minutos no qual as dubladoras conversaram e tentaram explicar o cenário do anime que o próprio não soube falar a respeito, além de participarem de joguinhos bobos e até darem pseudo aulas... De mandarim? Ôpa, isso está suspeito, hein, China!




***

E fechando os comentários com um anime que só não continuarei vendo por falta de legendas (os 3 primeiros episódios eu assisti sem nada), "Hagane Orchestra" é outra série curta vinda de um jogo, esse um RPG de estratégia em tempo real cujo cenário é um mundo em ruínas onde você realiza batalhas usando veículos customizáveis. Como não haviam traduções disponíveis, mal posso dizer qual seria o argumento exato da animação e o papel dos personagens, mas deu pra perceber que os 3 episódios já lançados se basearam numa quebra ininterrupta da quarta parede onde o elenco tenta a todo custo divulgar o jogo do qual saíram - tarefa essa que por ora não conseguiram concluir...

Acho uma pena não poder assistir normalmente este anime, visto que ele traz Masahiko Ohta na direção, Takashi Aoshima na supervisão de roteiros e Yasuhiro Misawa na trilha sonora, profissionais que já atuaram juntos em bons animes slice-of-life de garotinhas como "Love Lab", "Yuruyuri", "Mitsudomoe" e "Minami-ke", fora o último trabalho deles antes desse que foi "Himouto Umaru-chan", animação que já foge um pouco do subgênero dos demais. Está certo que em "Hagane Orchestra" a fonte é escassa e o tempo mais ainda, entretanto ainda gostaria de ver o resultado dessa nova parceria - que, olhando por cima, não chega perto da qualidade do títulos citados, mas nem por isso é dispensável.




Achei bacana os encerramentos dos episódios, que a cada semana mostram um personagem diferente sendo desenhado por alguém numa bebida:





*****

Segue o ranking, atualizado com mais 3 animes que comecei a ver, e estando quase todos eles em dia (os números em parênteses mostram o quanto cada um subiu ou desceu de posição):

1º Natsume Yuunjichou Go - 8 (-)
2º Udon no Kuni no Kiniro Kemari - (/\ 1)
3º Yuri!!! on Ice - (\/ 1)
4º WWW.Working!! - 7 (-)
5º Gi(a)rlish Number - 7 (-)
6º Fune wo Amu - 7 (/\ 2)
7º 3-gatsu no Lion - 7 (\/ 1)
8º Stella no Mahou - 7 (\/ 1)
9º Ajin 2nd Season - 7 (-)
10º Hibike! Euphonium 2 - 7 (-)
11º Nobunaga no Shinobi - 7 (/\ 1)
12º Flip Flappers - (\/ 1)
13º Nanbaka - 7 (-)
14º Shuumatsu no Izetta - 7 (-)
15º All Out!! - (\/ 1)
16º Long Rider! - 6 (/\ 1)
17º To Be Hero - 6 (/\ 1)
18º Show By Rock!! # - 6 (/\ 1)
19º Teekyuu 8 - 6 (/\ 1)
20º Chi's Sweet Home (2016) - 6 (/\ 1)
21º Sengoku Choujuu Giga - 6 (/\ 4)
22º Bernard-jou Iwaku. - 6 (-)
23º Keijo!!!!!!!! - 5 (/\ 1)
24º Tiger Mask W - 5 (\/ 1)
25º Okusama ga Seitokaichou!+! - (\/ 9)
26º Nyanbo! - 5 (-)
27º Girlfriend (Note) - 5 (Novo)
28º Kiitarou Shounen no Youkai Enikki - 5 (\/ 1)
29º Kaijuu Girls - (\/ 1)
30º Mahou Shoujo Nante Mou li Desukara. 2nd Season - (\/ 1)
31º Getsuyoubi no Tawawa - 4 (\/ 1)
32º Gakuen Handsome - 3 (\/ 1)
33º 3-Nen D-Gumi Glass no Kamen - 2 (Novo)
34º Soul Buster - (\/ 1)
35º Idol Memories - 2 (Novo)
36º Cheating Craft - 2 (\/ 4)
37º Nazotokine - (\/ 3)
38º Anitore! XX - 1 (\/ 3)
39º Bishoujo Yuugi Unit Crane Game Girls Galaxy - (\/ 3)
40º Ao Oni The Animation - 1 (\/ 3)


*****

Como devem saber, dia 31 de outubro é Dias das Bruxas, ou "Halloween" no termo original, e nesse período são publicadas várias fanarts se aproveitando desse tema - e por conta disso é que decidi montar esta pequena galeria com animes da temporada atual. Com exceção da imagem usada na abertura no post, que é uma ilustração oficial divulgada no site de "Stella no Mahou", as demais artes foram todas retiradas do Pixiv. (passando o mouse em cima de cada uma é possível ver de qual anime ela se originou)



*****

Meus perfis:

Comente com o Facebook:

4 comentários:

  1. Escritora pra comentar mais um episódio de "Koneko no Chi": houve muitas referências à primeira série 2D, todas referentes a comida; começa com a panqueca, mostrando que temos de estar vigiando pra nosso bichinho não querer comer tudinho, senão, vai acontecer o que aconteceu com o Youhei; depois com outros alimentos e o ápice foi mesmo com o café, pior pro pai do Youhei, que nem soube que seu cafezinho havia sido vomitado pela Chi; fora o final que dá título ao episódio.

    No caso do fundae de queijo, a cena deles comendo lembra demais o episódio 72 de "Chi's Sweet House", da família saboreando, chamando a atenção da nossa gatinha que quer comer o que estão comendo e no fim, a mãe do Youhei tendo de botar a Chi na cadeira pra acalmar os ânimos da gatinha. Mais referência que isto, impossível. Aliás, este é um dos meus episódios favoritos da primeira série. Realmente, o anime tá mostrando situações que lembrem demais das versões 2D: se continuar assim, dando novas circunstâncias, até que vai sair bem.

    Como diria a nossa Chi, até mais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me surpreendo por lembrar tão bem dos episódios do anime da Madhouse - agora recordo vagamente a cena da gatinha sendo posta numa cadeira por ela, porém mal me vem à mente o restante do episódio, tampouco em qual parte da série teria ocorrido.

      Até mais, Escritora.

      Excluir
  2. sério que tem gente que acha a cena de okusama ga seitou kaicho sexy?Na boa,não entendo os homens,eu só achei nojento a cena(isso porque eu nem vi o anime!).Além de super forçada!Enfim,tem gosto pra tudo né...
    Eu não achei o drama de hibike bobo,achei muito realista.Já passei muito por esse tipo de situação e entendo totalmente a mizore!(até chorei).Na verdade,eu acho que seria estranho se o drama fosse algo super sério,afinal são apenas adolescentes.E adolescente se magoa com coisas que podem parecer''bobas''.ás vezes algo que parece bobo pra nós,significa muito pra outra pessoa.
    Adorei a irmã do souta em udon no kuni no kiniro kemari!Achei fofo ela não ter jeito com crianças!E devo parabeniza-la por conseguir andar naquela ponte de salto perfeitamente sem cair!
    Essa sawako poser de Bernard-jou Iwaku me irrita á cada episódio que passa!Nada contra ela,tirando esse fato ela é até divertida,mas eu gosto muito de ler e não suporto esses posers!Se você não gosta de ler admita isso!#nãosejaposer
    Keijo é o meu guilty pleasure da temporada,detesto admitir,mas estou morrendo de rir com esse anime!Nunca pensei que veria uma hipnose com peitos em toda a minha vida...e o fim do episódio com a bunda perseguidora foi demais,morri de rir!XD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Homens são bobos, mas esse episódio de Okusama foi antes de tudo uma completa vergonha alheia do que erótico, ha - e pra mim a parte do mingau de arroz foi bem mais vergonhosa do que a do supositório; que isso, a garota parecia um bebê comendo e se sujando toda...

      ...

      Ah, Angel Chan, o drama em si até vai, a minha birra mesmo com "Hibike!" foi devido ao suspense que fizeram em volta e o tempo gasto pra resolvê-lo - sem contar a postura da Asuka nisso tudo, que mais embaraçou o problema todo do que ajudou de fato.

      De todo modo, confesso que eu mesmo passei por algo semelhante com um amigo na oitava série: Por qualquer motivo que nem lembro mais nós brigamos e ele arrastou minha jaqueta na lousa cheia de giz, o que fez com que não nos falássemos mais pelo resto do ano (3 meses), e depois até março do ano seguinte - precisou um amigo nosso em comum interferir na situação, e no fim fui até a casa dele, nos olhamos meio ressabiados e depois voltamos a conversar como se nada tivesse acontecido. Viu que dois idiotas? Hoje aos 27 anos é a amizade mais antiga que tenho. Alguns colegas até tentaram nos aproximar de novo antes disso, mas por pura frescura não fazíamos nada.

      Enfim, compreendo o draminha da Mizore, mas tamanha construção e demora dava mesmo a entender que a coisa seria mais séria.

      ...

      Quando vi a Rinko de salto alto naquela ponte eu surtei, "caramba tá doida tira isso!"

      ...

      A guria de Bernanrd também me incomoda pelo mesmo motivo - porém adoraria vê-la a qualquer momento "lendo" Jose Saramago, meu escritor favorito, ha.

      ...

      Keijo deve ser guilty pleasure de quase todo mundo que aguentou assisti-lo até aqui, haha.

      Excluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS