23 de novembro de 2016

A resposta é 42: Obras para mulheres adultas ou para pessoas de bom gosto?


Olá! Essa é mais uma edição da coluna mais curiosa do Animecote. O texto de hoje é mais uma republicação revisada e atualizada de um texto feito para o blog Anime Portfolio e dessa vez o tema é Mangás e Animes Josei

Ainda tenho muito a aprender sobre estas obras e conheço um número diminuto de animes e mangás que se enquadram neste perfil, mas posso afirmar que alguns dos meus animes e mangás favoritos são Josei e hoje tentarei expor o porquê dessas obras, que são destinadas a um público alvo ao qual não pertenço, encantarem tanto a mim. Enfim, é hora de falar de Josei!


Josei é um termo que ao pé da letra pode ser traduzido como mulher(es) madura(s) ou senhora(s). No sentido aqui tratado, o termo é usado para ilustrar o público alvo ao qual certas obras em mangá e, por consequência, em anime são destinadas (Demografia). Segundo o texto "The World of Japanese Ladies' Comics: from Romantic Fantasy to Lustful Perversion" de Ito Kinko, obras Josei são direcionadas a mulheres que possuem entre 15 e 44 anos de idade.

As primeiras revistas Josei surgiram em meados dos anos 80 a partir dos Shoujos como um amadurecimento dessas obras destinadas a jovens garotas, pois muitas destas leitoras de Shoujo ao crescerem perdiam interesse pelos romances um tanto infantis e muitas vezes fantasiosos que eram apresentados nessas obras, além de outros aspectos imaturos que os personagens destes mangás possuem. 

Com o amadurecimento das jovens, agora jovens adultas, outros assuntos passavam a ter tanta importância quanto o romance, além de que, as próprias relações amorosas são vistas por elas de forma mais madura. Para que esse público feminino mais maduro não deixasse de ler mangás, as editoras passaram a investir em artistas que possuíam um estilo mais realista e escreviam roteiros menos ingênuos. Essas novas obras se tornaram mais próximas ao Seinen (mangás destinados a adultos), porém diretamente destinadas ao público feminino, e principalmente por isto a maioria dos atuais criadores de Josei são mulheres que produziam Shoujo ou Seinen. 

Tais mangás começaram a se tornar mais famosos no século 21, em parte pelo interesse das editoras que mulheres adultas lessem mais mangás, já que o público de leitoras diminuíra bastante no fim do século 20. Uma boa parte do sucesso recente dessas obras está ligado também ao crescimento de adaptações para Doramas (séries similares a novelas, porém mais curtas) Japoneses e Coreanos, pois como os mangás Josei são quadrinhos mais realistas e ao mesmo tempo apresentam romances elaborados que prendem facilmente a atenção das mulheres (público alvo principal destas séries) é mais fácil de adaptá-las que livros e menos trabalhoso que criar roteiros originais. Além disso, como acontece com frequência com séries Seinen, mais e mais mangás Josei passaram a ser adaptados para o cinema. 

Com o sucesso que os mangás Josei começaram a alcançar unido ao aumento de blocos televisivos destinados a animes mais maduros, como é o caso do bloco noitaminA da Fuji TV, estas obras passaram a ter mais adaptações para anime (quase não há animes jousei antes do século 21). E então começou minha história com séries Josei...

No fim de 2005 conheci uma série chamada Honey & Clover, exibida no noitaminA, que falava sobre um grupo de amigos universitários vivendo os dilemas da vida. A história apresentava romances mais maduros, o problema de conseguir emprego, dilemas familiares, triângulos e até quadrados amorosos. Tudo de forma divertida, emocionante e com personagens interessantes e críveis. 

Após conhecer essa série eu passei a ver animes e mangás destinados ao público feminino de outra maneira. Até hoje Honey & Clover é meu anime e meu mangá Josei favorito. Se por um lado eu considero Genshiken a obra animada que mais marcou minha vida, por outro Honey & Clover me fez perceber de vez que existiam obras boas em anime e mangá que independente do público alvo, devem ser conhecidas. Não só passei a conhecer aquele novo grupo de histórias que eram os Josei, mas passei a ver todas as demais obras japonesas que conheci posteriormente com outros olhos, independente de serem Shoujo, Shounen, Kodomo, Seinen, Josei ou Gekigá. Hoje faço o possível para não formular pré-conceitos sobre qualquer animação ou quadrinho. 


Tal como o Seinen, são poucas as obras Josei que foram licenciadas e lançadas no ocidente, sendo essas ainda pouco conhecidas pelo grande público de anime e mangá "por essas bandas". Além disso, mesmo que a quantidade de obras Josei tenha aumentado consideravelmente desde o início deste século, ainda existem muito menos Josei do que Shounen, Shoujo e até mesmo Seinen. Somado a isso, o próprio Josei ainda não conseguiu ganhar a visibilidade necessária para se dissociar do Shoujo, por este motivo, ainda é comum que estas obras concorram junto a Shoujos nos principais concursos de anime e mangá. 

Mas afinal, qual o interesse disto para nós? Bem, tal como os concursos japoneses, muitos, principalmente homens, ainda pensam que Josei são destinados a garotas adolescentes e por este motivo nem se quer se dão ao trabalho de conhecê-los, o que particularmente acho lamentável porque tanto os homens quanto as mulheres que assim pensam estão perdendo a oportunidade de conhecer obras de arte magníficas.

Nesse ponto do texto vale a pena citar mais alguns animes/mangás Josei que adoro para tentar exemplificam as muitas possibilidades que as obras dessa demografia trazem. 

Primeiramente eu decidi falar de Nodame Cantabile (outro anime exibido no noitaminA), uma série de romance e música clássica regada a muita comédia e algumas reviravoltas. Curiosamente fiz alguns amigos gostarem de anime por causa desta série e acredito que vale a pena conferir não só o anime, ou mangá, ou o dorama, mas sim todos os três, pois cada um tem seu charme particular. Outras curiosidades (inúteis)  são que hoje eu sei o que é um mangusto, o que significa Forte Piano e que "Brilha brilha estrelinha" (Kira kira Boshi) é uma música de Mozart devido a Nodame Cantabile.

Outra série que escolhi para exemplificar um pouco do que pode ser conhecido em obras Josei é Kuragehime. As protagonistas de Kuragehime são otakus que tentam viver em sociedade e a história tenta abordar o cotidiano e a forma como cada personagem se adapta a sociedade japonesa, com um destaque maior para a protagonista que é viciada em águas vivas e para o único protagonista masculino que é um garoto (um jovem adulto para ser mais preciso) que pratica o cross-dressing. A história pode parecer absurda, mas tenta, e com êxito, se manter com o pé no chão o tempo todo. Além disso, um adendo interessante que o anime introduz é a abertura que faz referência a diversos filmes famosos. Kuragehime é uma série que junta fantasia e realidade, drama e comédia, romance e cultura pop, além de não ser nada previsível.

Por último, decidi terminar meus exemplos com Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu. Essa série fala sobre personagens que praticam e vivem de apresentações de Rakugo, um tipo de arte japonesa pouco divulgada tanto dentro quanto fora do Japão nos dias atuais. O Rakugo é  algo como uma contação de histórias cujos personagens são todos interpretados pela pessoa que a está contando, o que torna as apresentações um tanto semelhantes a peças de teatro. Um dos grandes destaques do anime está em apresentar uma história madura que utiliza essa arte clássica como pano de fundo, ao mesmo tempo que a maior parte da história do anime poderia muito bem ser uma peça de Rakugo. Não apenas a retratação de uma arte tão pouco conhecida como Rakugo é interessante, mas impressiona também a forma verossímil como a trama trata das relações de amizade, rivalidade, romance e tragédia em que os personagens se encontram. Além disso. a trama chama atenção para todo um período da sociedade japonesa que é muito pouco abordado na mídia animada e nos quadrinhos.


Embora pareça (um pouco), a intenção deste texto não é indicar quais obras Josei que você tem de ver, mas ilustrar como animes e mangás Josei podem ser interessantes, independente de você ser uma mulher ou um homem, aliás muitas vezes, independente também de qual sua idade. Aqui cabe meus parabéns as autoras de obras Josei, que não só me fizeram rever meu jeito de pensar sobre anime ou mangá, mas principalmente por criaram essas obras incríveis que vem quebrando paradigmas. 

Uma coisa muito interessante que percebo nos mangás Josei e Seinen é que diferente das obras Kodomo, Shoujo e Shounen, elas não tem um mangá base que define o que deve ser apresentado em cada estilo, não existe um Dragon Ball, que é a base para a maioria dos Shounen de batalha do fim do século 20 e começo do século 21 para os Seinen de ação, nem uma série de Sakuras Card Captor, Peach Girls e Kimi ni Todoke's para os Josei. Cada obra parece única e diferente de praticamente todas as outras e isso meus amigos é a prova mais visível da diversidade que se pode conseguir em animes e mangás. Não me endentam mal, não acho que todo Shounen, Shoujo e Kodomo sejam iguais (muito longe disso), mas ainda é muito mais fácil ver uma variedade de conceitos em obras Seinen e Josei.

Por fim cabe a mim então apenas formular as perguntas devidas, ou melhor, a pergunta, que é:

Tal como Honey & Clover e Genshiken me fizeram perceber a imensidão de obras interessantes e diferentes que encontro e que encontrarei em animes e mangás, existe alguma obra em especial que lhe fez perceber como a animação e os quadrinhos japoneses sempre poderão lhe surpreender, independente de quantos anos passe?

Fico por aqui, ainda na busca da pergunta fundamental, e aguardo vocês no próximo post!

Comente com o Facebook:

2 comentários:

  1. Ótimo texto, eu assistia muitos animes até o meus 19 anos quase sempre ecchi e shounen mas com o tempo comecei a perceber que todos eram sempre parecidos demais, a grande maioria seguia a formula do gênero e ficava sempre nisso, aquela empolgação em ver algo minimamente novo e motivante foi esvaindo, se juntou a isso a minha entrada na universidade e pronto deixei de vez os animes de lado. No período de férias entre 2015/2016 já no último período da universidade me bateu aquela saudade dos animes (em parte por todo mundo estar falando de one punch man) e decidi dar uma chance pra alguns da temporada de inverno mas dessa vez com outra perspectiva em mente, agora tentando dar chance para animes diferentes daqueles da minha "zona de conforto" (que já não era tão confortável por isso parei de ver assistir animes) e encontrei Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu, foi lindo, pra mim foi como redescobrir os animes, realmente fiquei satisfeito. Eu pensei com meus botões "será que em 2009/2010 quando parei de ver animes não tinham coisas como essa?", depois de algumas análise eu percebi que não era bem assim, existiam sim josei e seinen interessantes eu que estava preso na minha bolha e ainda não conseguia encontrar satisfação em um enredo mais complexo e pacing mais lento, ou talvez a coisa seja mais simples, eu não conseguia me ver nem como o moleque de 14 anos do shounen mas também não como um jovem adulto, cada qual com seus problemas típicos.
    No fim das contas Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu abriu uma nova camada do mundo dos animes e foi o que me fez voltar de vez, assisti mais de 60 animes de janeiro pra cá, das mais diversas demografias, mesmo com toda a correria do fim da universidade e a decisão do que fazer com o diploma na mão. Na minha lista "plan to watch" já estão vários dos que você mencionou, o que falta é tempo pra assistir tanta coisa, estou preferindo acompanhar as temporadas e acrescentar 2 ou 3 animes mais antigos a cada uma.
    *é interessante como o tempo passa e as coisas mudam, eu tenho quase certeza que se eu assistisse Shouwa em 2009 eu pararia no segundo episódio e diria "Não gosto de anime de PN", animes de porra nenhuma era como eu costumar chamar qualquer coisa que não tinha ao menos uma luta, bunda ou peito a cada 2 episódios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário! Fico feliz que tenha conseguido expandir seu leque de interesse. Tem muita coisa boa em todas as demografias, basta procurar com calma. E sempre que possível estaremos aqui para ajudar com algumas sugestões!

      Excluir

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS