26 de dezembro de 2016

Comentários semanais: All Out!! #12



Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)


O décimo segundo episódio de "All Out!!" vem aí alguns dias antes do natal para, quem sabe, trazer um bom presente para este redator de impressões semanais. Eu sou Gabriel Katsu, desejo a todos um feliz natal (que talvez saia atrasado, porque eu me atrasei bastante nas datas para e entrega destas impressões), e vamos então ver o que esta semana trouxe para nós! 


O décimo segundo episódio é um treino em conjunto entre Jinko e Keijo - reencontramos eles com os mesmos jogadores que apareceram no primeiro jogo do anime, além de novos rostos que não receberam tanta atenção antes. Sinceramente, este resumo será bem curto, porque o episódio em si pode ser encurtado no quesito de enredo, mas o significado dele pesou bastante pra mim, como direi na segunda parte da postagem.

Iniciamos o episódio com os técnicos conversando com os jogadores, ao mesmo tempo que logo em seguida acompanhamos uma interação de técnico para técnico, bem como de jogador para jogador. Revemos personagens bons já apresentados, como Taira e Miyuki, e também novos personagens recebem nomes e pequenos destaques, como é o caso de Yoichi, que compete com Ebumi em posição, jogando pelo time de Keijo.

Encontramos agora Gion começando os treinos para tentar completar a sua nova tarefa dentro de jogo, movendo-se para a posição de Flanker/Flanqueador durante os treinos diversos que se iniciam. Depois de algumas horas nestes esquemas de treinos separados, é feito então um jogo amistoso, com jogadores misturados de ambos os times divididos em A e B - em um lado temos jogadores fortes do fronte, como Sekizan e Taira, enquanto do outro vemos a dupla do colegial reunida mais uma vez, Miyuki e Iwashimizu (Gion fica no banco). O jogo corre acirrado, com boas jogadas para ambos os lados, até que o primeiro ponto surge de uma jogada muito bem combinada de Iwashimizu e Miyuki, com direito a troca de informações e passes acertados.

Em contra resposta, o time adversário responde ao jogo com Matsu e Ebumi, outra dupla que parece trabalhar muito bem num misto de confiança nas habilidades de ambos os jogadores. Quando encurralado, e necessitado de uma jogada arriscada para que a bola siga em jogo, Matsu joga a bola para o fim da quadra e torce para que Ebumi alcance-a antes do jogador do time adversário, Yoichi. O monstro loiro alcança a bola primeiro e empata o jogo. 


No ponto seguinte, vemos então uma substituição em que Gion entra no time no qual estão Sekizan e Taira - os olhos do rapaz se mostram diferentes, e ele parece se lembrar de muitas coisas das dicas que foram repassadas a ele até então. Com eficiência, Gion começa a acertar boas investidas em jogadores que tentam avançar; seus movimentos são consistentes e ele raramente cai em fintas, porque decide ficar olhando para a parte do torso dos adversários, onde é muito mais difícil simular uma finta do que com o corpo inteiro. Embora continue perdido em certos momentos do jogo, Gion ainda consegue estar em quase toda jogada do time, tentando ao máximo acertar os jogadores com a bola, e conseguindo com certa constância. O jogo termina após uma jogada que paralisa o tempo e encerra a partida, com Gion quase acertando Miyuki em corrida. 


Desta forma o jogo se encerra e eles vão lanchar após o treino.


Vamos às impressões!


Este foi um dos primeiros treinos que me agradou em quase todos os aspectos! Digo, eu finalmente consegui sentir mais do que simplesmente uma breve explicação de início seguida de uma sequencia de imagens paradas com sons de fundo. O fato de Gion estar se acostumando à nova posição e ser colocada já num scrum, ao tempo em que sente a pressão da jogada e tenta ser de alguma utilidade já é interessante. Ao mesmo tempo, as cenas de treino que se seguiram continuaram sendo imagens paradas, mas logo foram trocadas pelo jogo-treino. 


Somente completando o raciocínio da primeira impressão, em que volto a bater a tecla com relação aos treinos, eu ainda acho que é necessário um arco de treinamento propriamente dito, em que vemos todas as etapas dos jogadores dentro do mesmo (ao que se entende: início do treino com a técnica a ser aprendida, seguida do desenvolvimento do treino em que o jogador encontra obstáculos, até o fim desse onde o jogador finalmente entende o que está tentando ser repassado). Se você parar para notar, a única vez em que isso aconteceu no jogo inteiro com certa maestria, foram com os treinos em tartaruga de Gion somados às investidas contra Sekizan que correram até o dia que conseguiu o feito. É através de cenas deste estilo que encontramos crescimento dos personagens dentro do enredo, e não apenas com imagens que mostram como todos estão se dedicando em treinos genéricos. Ainda assim, este foi um episódio mais interessante!


Eu vi muito desenvolvimento de personagem em todo o episódio, o que me fez gostar bastante dele. É um dos primeiros da animação inteira em que eu realmente comecei a ligar para a harmonia do time e para as conversas entre si, sejam por meio dos membros da própria Jinko, seja com os rivais da Keijo. Todas as conversas foram boas, tanto dentro quanto fora de treinamento, e finalmente consegui sentir uma fluidez na parte de slice-of-life que eu raramente sentia até então. Claro que isso resulta de alguns pequenos sacrifícios, por exemplo o aparecimento até meio súbito demais de Yoichi e o surgimento da personalidade de Miyuki como um real personagem da série, visto que da última vez ele parecia estar presente apenas para causar as memórias em Iwashimizu e vermos algum desenvolvimento nos passos do alto jogador. Eu mesmo não imaginava que Miyuki fosse ser tão feliz e infantil como aparentou neste episódio, muito embora já soubesse que ele era empolgado com o esporte mais que tudo.  Enfim, ainda tem meu ponto positivo!


- O jogo deste episódio foi o mais fluido e agradável de todos os que ocorreram até então. Ao menos foi o que eu mais gostei. Talvez pelo fato de conhecermos boa parte dos personagens agora e sabermos quase que um padrão de jogabilidade de cada um deles, nós agora só nos deleitamos em ver como se correlacionam durante o jogo, a exemplo da dupla de Miyuki e Iwashimizu, bem como a de Matsu e Ebumi. Acho que as cenas in game do episódio também foram mais bem animadas e menos cortadas, o que me deixa bem contente, uma vez que diversas vezes nos jogos anteriores eu me sentia levemente perdido pelos constantes cortes de frame sections.

De maneira geral, este foi um dos meus episódios favoritos até agora. Seja no quesito enredo, no quesito desenvolvimento de personagem ou no quesito animação. Vou considerar isso um presente de natal antecipado! hahaha

Senhoras e senhores, obrigado, e nos vemos no episódio 13!


Um grande abraço, e até a próxima!





   


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS