5 de fevereiro de 2017

Comentários semanais: All Out!! #16 e #17



Por Tadashi Katsuren (Gabriel Katsu)


Novamente corrido, novamente atrasado! Já pode virar meu bordão caso eu continuar nesse ritmo, hahaha. Olá, pessoas! Estou aqui para os comentários sobre "All Out!!", desta vez cobrindo os episódios 16 e 17 da série, correspondentes aos desta semana e da semana passada. Como sempre, faremos um resumo do que aconteceu em cada um dos episódios para depois podermos comentar um pouco sobre o que eles trouxeram de bom e mau para o anime de forma geral.


O episódio 16 pode ser rapidamente resumido: Ele conta o que aconteceu um dia antes da tão esperada viagem de treino das férias do time Jinko - a narrativa se alterna mostrando por onde cada um dos personagens se encontra naquele dia, até se fixarem nos centrais que vão dar prosseguimento ao enredo. Hachiouji e Sekizan estão comprando doces para levarem de presente ao técnico e sua esposa, uma vez que foram convidados para conversarem um pouco sobre como serão os dias de treino em Sugadaira; no meio do caminho, os rapazes se encontram com Umeno e a manager do time de Keijo, bem como mais tarde com Gion e Iwashimizu, que estavam estudando as regras do jogo na biblioteca como uma forma de treinamento naquele dia. Quando todos ficam sabendo que o capitão e o vice estão indo almoçar na casa do treinador, Gion teima em querer ir também, ao que Sekizan refuta dizendo que seria injusto com o resto do time caso apenas eles também fossem.

Gion entende a desculpa de modo controverso e começa a ligar para os membros do time, para que não houvesse a injustiça, até que todos aparecem na casa do treinador junto de Sekizan e Hachiouji - Komori atende a porta e não sabe bem o que dizer, mas sua esposa, Yumi, já considera todos convidados e corre para ajeitar as coisas. Daí ao fim do episódio testemunhamos todos em clima de confraternização, tempo em que vemos conversas do técnico com o supervisor Yoshida e conhecemos um pouco mais de Yumi. O episódio termina junto com o dia, no close de Gion dormindo.



Desta mesma forma, o episódio 17 se inicia com o protagonista também dormindo, desta vez na viagem de ida, sendo acordado por Iwashimizu assim que chegam em Sugadaira. Rapidamente o local é apresentado ao enredo, mostrando como a cidade comporta inúmeras lojas de rúgbi, bem como demonstra que vários times de vários locais do país inteiro estão hospedados no local - também é explicado que várias programações de jogos estão dispostas para todos os times que participam do intensivo. Os jogadores do time finalmente chegam ao hotel que foi alugado para a hospedagem deles, um local mais simples e ordinário, e logo em seguida deixam suas malas no local, trocam de roupa e vão para o campo treinar.

Depois de cerca de duas horas de treino, é chegado o horário do primeiro jogo de Jinko - e como eles já estavam treinando no campo em que a partida fora marcada, bastou-lhes aguardar a chegada dos adversários, a equipe Tenjiku de Osaka. Depois de rápidas apresentações, conhecemos o capitão Sano, o vice Sunao, bem como um dos jogadores mais famosos e experientes do time, o veterano esnobe Renpei. O jogo se inicia logo após, valendo lembrar que o time de Sagami está observando a partida.

O time de Tenjiku se mostra logo de início bem ameaçador, deixando claro que joga muito através de jogadas aéreas lideradas pelo experiente jogador Renpei. Ao mesmo tempo, o time de Jinko dá pela primeira vez um pouco mais de destaque ao jogador Kifune, um tímido e embaraçado rapaz que permanece na última linha de defesa. Da mesma forma que Renpei se exibe como um jogador de chute forte e jogadas experientes, Kifune se mostra talentoso, tendo uma boa noção quanto ao movimento da bola e sabendo chutá-la em bons lugares. O time de Tenjiku percebe logo depois do primeiro avanço as boas jogadas dele e mudam de plano, para um ataque mais voltado ao avanço por terra, que termina com a investida de Renpei - em uma última jogada, Renpei prefere confiar em si mesmo e não em seu time, o que faz a jogada parar a poucos metros da linha de Try. A jogada seguinte demonstra outra estratégia de Tenjiku com Renpei, que os faz ganhar os pontos.

Logo em seguida se inicia o ataque de Jinko e, com uma boa surpresa, os treinos começam a dar resultado e o primeiro avanço do time protagonista já é bom. É neste clima que o episódio se encerra.


Vamos às análises! Iniciando-se pelo episódio 16:

- Eu acho que as impressões deste episódio podem ser uma das mais curtas já apresentadas até agora - o que não significa exatamente que ele foi ruim, apenas que não teve tanto a acrescentar na história além de entregar um pouco mais de interação entre personagens para conseguirmos dar mais vida a cada um deles. Por exemplo, é bem legal notar que eles fazem um pequeno gancho para o episódio anterior ao citar o drama familiar do jogador Ise Natsuki ao vê-lo em rápida conversa com Ebumi e Hachiouji.


De mesma forma, também é interessante ver finalmente alguns avanços concretos na construção do personagem Yoshida, que teve uma boa conversa com Komori durante o almoço, bem como na parte da manhã, onde acompanhou os treinos de alguns garotos que estavam no colégio. A personagem Umeno aparecer um pouco além de apenas como manager também é legal, embora haja ainda mais curiosidade sobre a mesma, talvez pela falta de personalidade mais forte dela, talvez pela falta de história em si. Ainda é válido elogiar aqui (ao menos para mim) as cenas em que Hirota e o grupo de forwards estavam comendo e lidando com a churrasqueira, uma vez que eles eram personagens bem grandes, literalmente falando, e sem quase destaque algum.  E por fim, mas não menos importante, é divertido ver a personagem Yumi, esposa de Komori, em cena. Ela é um extremo oposto na balança de temperamento do velho treinador, e isso é bem divertido de ser notado tão claramente.


Por fim, sobre o episódio 17!

Eu não sei se era necessário a introdução de mais uma personagem feminina que vai ficar na torcida - talvez caso ela se tornasse importante para o enredo, o que acho difícil, ou até mesmo par romântico de algum jogador, o que também acho complicado acontecer. É desnecessário, sabe? Eles já tem muito tempo pra correr atrás dos atrasos no desenvolvimento dos próprios personagens do time. O mais engraçado ainda, é que ela com menos de meio episódio de tempo em tela já tem praticamente mais personalidade que a manager Umeno.


Sugadaira parece praticamente um oásis de rúgbi, chega a ser tão absurdo que você perde a descrença. Mas, tudo bem, temos de aceitar: Considerando que o plot apresenta o esporte já como tão bem conhecido no Japão, só nos resta abraçar a ideia de que há uma região na qual existam mais de cem campos de rúgbi e inúmeras lojas sobre ele, além de um centro onde todos se reúnam - mesmo assim, eu senti uma certa falta de ambientação. O único campo visto com mais clareza foi o da partida, e todos os jogadores mostrados em background são tão pobres em detalhes que não é possível se sentir dentro da imersão que o local deveria ter.


O time de Tenjiku não é lá grande coisa em questão de personagens, mas isso é até bem aceitável se você considerar que é apenas o primeiro time que eles estão enfrentando no intensivo de treinos - e, tendo em vista que o time de Jinko perdeu todos os jogos apresentados até agora, já está na hora de ganharem de alguém, então que seja um qualquer. Não é preciso gastar tantos personagens interessantes em algo tão secundário. O que torna estas minhas afirmações preocupantes, é o fato deles serem quase um dos únicos a aparecerem na abertura, logo antes do monstruoso time de Ryoujin, dos quais já disse em edições passadas das impressões semanais que eles são muito legais ao meu ver.


A apresentação de Kifune neste episódio como mais um jogador interessante de Jinko foi bem legal, posso dizer que foi uma surpresa. Porém, da mesma forma como ela é uma boa surpresa, eu também a considero algo ruim, dependendo do ponto de vista. Explico: É sempre legal que um personagem mostre seus dons e seus resultados de treino, eu concordo plenamente com isso, fortalece a imagem dele, bem como fortalece também o time de forma geral. Mas por outro lado, é chato ver um cara que eu nem sequer lembrava o nome antes parecer agora um jogador interessante - não mintam para mim, vocês também nem sequer lembravam o nome do cara até que ele começou a ser citado neste episódio. Isso mostra que o desenvolvimento de personagens continua falho; lembra o que comentei sobre Ise Natsuki e todo o episódio envolvendo seu drama familiar? Ele nem ao menos deu as caras nesse jogo, bem como Ooharano, que aparece dentro do “trio protagonista” aos olhos da abertura do anime. Repito, portanto, que esta é uma surpresa tão boa quanto ruim.


Por outro lado, eu já gostei de presenciar a cena final, e por dois motivos bem claros: O primeiro é porque finalmente estamos vendo ligações diretas entre o treinamento infernal de Komori com os resultados dentro de jogo; e segundo, porque aqueles dois personagens em destaque aparecem mais que o desconhecido do Kifune. Seja lá porque eram grandes e ocupavam espaço de tela - literalmente falando -, ou então porque eles realmente ganharam mais atenção, principalmente nas cenas de treinamento. Eu espero que o próximo episódio seja muito mais disso aqui: De mostrar o quanto o treinamento deu resultado. E vou além, a minha aposta é que Gion vai entrar e começar a derrubar o esnobe Renpei constantemente. Ao menos é assim que eu gostaria que acontecesse.

Acho que fico por aqui, caros leitores! Peço perdão pelas demoras nestas impressões, já estou quase desistindo de prometer não mais atrasar. Mas eu garanto que uma vez que os faço, tento nutrir tudo o que tenho da minha experiência pra trazer o melhor pra vocês!


Um grande abraço, e até a próxima!



   




Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Copyright © 2016 Animecote , Todos os direitos reservados.
Design por INS